Checklist para abrir um restaurante

Checklist for opening a restaurant

Na nossa secção "Como abrir um restaurante", abordámos em profundidade os elementos mais importantes para o sucesso do seu negócio. Agora, chegou a altura de resumir as tarefas que tem de realizar antes de abrir o seu restaurante e de se certificar de que tem tudo o que precisa - consulte o nosso guia passo-a-passo completo!

Estudo do mercado

1. ANÁLISE DO MERCADO PARA  ABERTURA DE UM RESTAURANTe 

Restaurant market research

Tendo a sua ideia concreta de restaurante em mente, efetue uma análise de mercado exaustiva, pesquise o local pretendido e tenha em conta a demografia da zona e o conceito.

Deverá fazer corresponder o seu público-alvo e o estilo do seu restaurante ao ambiente do local onde o pretende abrir.

Também é importante conhecer os seus concorrentes na área e saber se o seu negócio vai preencher uma necessidade e ser bem recebido.

Aprenda a elaborar uma análise
Defina a sua ideia

2. Conceito de restaurante

Defina a sua ideia e o conceito do seu restaurante: quer se trate de um bar, um café, de petiscos, de comida de alta qualidade, de comida vegana saudável ou de uma roulotte de comida.

​​O conceito do seu restaurante determina o seu estilo de serviço, o tipo de comida e a sua clientela.

​​Uma vez definidos estes aspetos, preveja a dimensão do seu restaurante, o número de mesas e o horário de funcionamento. 

Estabeleça a sua identidade

3. Identidade da marca 

Woman eating at restaurant

Como complemento ao seu conceito de restaurante, é necessário estabelecer uma identidade de marca que comunique os seus valores, a sua filosofia e missão, bem como o valor acrescentado que oferece aos seus clientes. A marca deve adaptar-se ao público-alvo e transmitir o ambiente do seu restaurante.

Com base na identidade e no objetivo a atingir, escolha um nome que seja fácil de soletrar e pronunciar e verifique a sua disponibilidade. Depois de escolher o nome, crie um logótipo profissional reconhecível que possa utilizar recorrentemente nos seus produtos, website e anúncios.

Como criar uma identidade de marca
Crie um roteiro para a sua atividade 

4. Plano de Negócios  

Coloque todas as suas ideias e pensamentos no papel e elabore um plano de negócios sólido que o prepare para o sucesso. Inclua um sumário executivo com o nome e a marca do seu negócio, o seu modelo e visão geral do negócio, a análise de mercado, o plano de operações, os funcionários, o sistema de ponto de venda e uma análise financeira.

Pode utilizar um modelo de plano de negócios para o seu nicho específico de restaurante para o ajudar a delinear os elementos mais importantes.

Aprenda a elaborar um plano de negócios para um restaurante
Financiamento

5. Finanças

Restaurant funding and financing

Tal como acontece com muitos outros negócios, abrir um restaurante requer um capital inicial sólido.

Dependendo do seu modelo de negócio, dos seus parceiros de negócio e do facto de estar a fazer um franchising ou a abrir um único local, as fontes e o nível de capital necessário serão diferentes.

Existem várias opções para obter um empréstimo comercial para o ajudar a financiar o seu restaurante e a colocá-lo em funcionamento, tais como cooperativas de crédito, parceiros de processamento de pagamentos e bancos comerciais. Também pode considerar a possibilidade de contrair um empréstimo para pequenas empresas ou financiamento coletivo (crowdfunding), se tal se adequar ao seu modelo de negócio.

Ao planear o seu orçamento, lembre-se de que existem muitas formas de economizar nos custos e manter as contas a um nível mínimo num negócio alimentar. Consulte a nossa lista de boas práticas para economizar como empresário de restauração e ajudá-lo a tirar o máximo partido do seu orçamento.

Como reduzir os custos
Localização do restaurante

6. Localização

Após efetuar a análise do mercado, escolha um local que se adapte ao estilo, à identidade e ao público-alvo do seu restaurante.

Independentemente de estar a ocupar um local de um restaurante anterior ou de estar a alugar um local que precisa de ser remodelado para funcionar como restaurante, certifique-se de que este é coerente com o seu estilo e marca. Lembre-se que pode renovar e decorar com um orçamento limitado, comprando em segunda mão e optando por um visual simples e sóbrio.

Encontre a localização perfeita para o seu restaurante

7.  Licenças E Autorizações Legais 

Restaurant legal licenses and permits

Realize uma pesquisa detalhada acerca das licenças e autorizações necessárias para abrir um restaurante no seu país e região específicos. Para operar legalmente o seu negócio de restauração, precisará de uma licença comercial, um número de identificação de empregador (NIE), um certificado de ocupação e uma licença de serviço alimentar.

A abertura de um estabelecimento deste tipo envolverá muita burocracia, pelo que recomendamos que comece a adquirir as autorizações e licenças necessárias com antecedência e encare esta fase do seu negócio com seriedade. Se o fizer, estará no caminho certo desde o início e poupar-lhe-á muitos problemas no futuro.

Requisitos legais para o seu restaurante
Encontre os seus fornecedores

8. Fornecedor Local De Alimentos

Para gerir um restaurante, é necessário obter os seus ingredientes de fornecedores fiáveis, pelo que o aconselhamos a fazer alguma pesquisa a fim de garantir que os seus alimentos são da melhor qualidade ao preço mais baixo possível. Se encontrar um fornecedor que lhe forneça todos ou praticamente todos os ingredientes de que necessita, tanto melhor. Isso simplificará as encomendas, poupará custos de transporte e conceder-lhe-á descontos por comprar a granel.

Para isso, recomendamos-lhe o nosso serviço de entregas makro Delivery. Informe-se acercas das vantagens deste serviço.
Considere também quais os itens do seu menu que pode comprar já prontos e quais deseja cozinhar de raiz.

Equipamento eletrónico

9. Equipamento e sistema de ponto de venda

Restaurant Equipment and POS System

A abertura de um restaurante implica dispor do equipamento adequado e que tudo esteja preparado e operacional.
Para que tudo funcione como planeado, deve gerir muito de forma eficiente os processos internos e dispor de sistemas que lhe permitam:

  • Definir o horário dos seus funcionários;
  • Controlar o inventário;
  • Monitorizar as vendas.

Invista no sistema POS que melhor se adapta às suas necessidades específicas e melhore a experiência dos seus funcionários e clientes, fornecendo todo o hardware e software de que necessita.

Escolher o melhor Ponto de venda
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Recrutamento de funcionários

10. Equipa

Encontrar e manter a equipa certa é um dos passos mais cruciais para o bom funcionamento de um restaurante.
Calcule as suas necessidades em termos de funcionários e decida quais os cargos que devem ser preenchidos na equipa do seu restaurante para que este funcione eficazmente. Certifique-se de que tem pessoal suficiente disponível nas horas de ponta, mas tenha cuidado para não sobrecarregar os turnos.

Realize entrevistas e procure pessoas que se identifiquem com a missão da sua marca e que contribuam para o ambiente e atmosfera desejados. Decida os ordenados para cada cargo e crie um sistema para gerir a folha de pagamentos, o seguro de saúde e outros documentos que terá de administrar para a sua equipa. Assim que tiver tudo isto pronto, certifique-se de que oferece formação adequada a cada funcionário para o cargo que lhe foi atribuído.

Presença online

11. A importância do marketing digital 

Restaurant online appearance

Uma presença online impecável antes de abrir o seu restaurante ajudá-lo-á a melhorar significativamente as suas vendas. Certifique-se de que dispõe de todas estas características:

  • Perfil empresarial no Google;
  • Visibilidade no Google Maps;
  • Um website moderno e totalmente funcional;
  • Programa de reservas online;
  • Perfis nas redes sociais para interagir com os seus clientes.

Tudo isto o ajudará a obter um alcance mais alargado e a satisfazer uma variedade de grupos de clientes.

Como digitalizar o seu restaurante
Promova o seu negócio de restauração

12. Estratégia de marketing

É recomendável que lance a sua campanha de marketing alguns meses antes da inauguração do restaurante, sabendo quem são os seus clientes ideais e personalizando os anúncios de acordo com as suas características. Divulgue o seu novo negócio e desperte o interesse do público-alvo em torno da sua localização para a grande inauguração.

A publicidade continuará sempre a ser um fator importante para o sucesso do seu restaurante

Saiba mais sobre o que distingue uma boa estratégia de marketing

13. Ementa

Restaurant menu
Crie uma ementa ou menu que se adapte ao estilo e à identidade de marca do seu restaurante. Teste a comida que vai oferecer e consulte os seus chefes de cozinha relativamente a formas de melhorar a ementa. Concentre-se em alguns pratos básicos que podem ser ajustados e modificados para criar um menu diversificado, mas definido, que satisfaça os gostos do seu público-alvo.
Como criar uma ementa
Pense num serviço de entregas ao domicílio

14. Serviço de Entregas 

Dependendo do estilo do seu restaurante e do seu público-alvo, é por vezes conveniente oferecer uma opção de serviço de entrega ao domicílio para os clientes que desejam comprar comida, mas não têm tempo para visitar o seu restaurante. É aconselhável ter a sua própria estratégia de serviço de entregas ou estar registado num fornecedor externo de serviços de entregas que efetue as entregas das encomendas por si. Desta forma, não perderá as encomendas extra que chegam. 

Prepare-se para a inauguração

15. Pequena inauguração e Inauguração geral

Uma vez preenchidos todos os requisitos acima referidos, chegou o momento de inaugurar o seu restaurante! Depois de todo o trabalho árduo e de toda a preparação, chegámos à parte mais emocionante desta viagem.

Para tirar o máximo partido da inauguração geral, considere a possibilidade de organizar primeiro uma pequena inauguração. Esta prática é bem conhecida entre os profissionais de restauração. Convide os seus amigos, familiares e funcionários, ou qualquer outro público que considere, para uma festa mais íntima, onde pode oferecer um menu especial limitado. Isto permitir-lhe-á praticar para a inauguração real num espaço seguro e lidar com quaisquer contratempos que possam surgir. Também ajudará os funcionários a estarem mais relaxados e a sentirem-se mais bem preparados para a inauguração geral. Além disso, poderá obter feedback útil dos clientes que assistem à pequena inauguração e colocá-lo em prática antes de abrir o restaurante ao público.

Finalmente, a grande inauguração é o momento de atrair a clientela local, de a impressionar e de a convencer a querer voltar. Este dia deve ser planeado com bastante antecedência para que seja o mais bem sucedido possível. A estratégia de marketing correta, a preparação dos funcionários, a organização da pequena inauguração, bem como o planeamento da hora, data e das ofertas especiais para esse dia são fatores importantes a considerar com antecedência. Sinalização exterior, montras e música podem ser úteis para atrair pessoas no dia da inauguração.

Tornar os seus sonhos realidade

Esta é a nossa checklist completa para abrir o seu restaurante: se já reúne todos estes pontos, está pronto para inaugurar o seu restaurante e gerir o seu negócio com sucesso. Se seguir todas as nossas dicas e truques sobre como abrir um restaurante e estiver confiante no processo, estará bem preparado para tornar o seu sonho de restaurante realidade!

Perguntas Frequentes

16. FAQ - checklist Para abrir um restaurante

As suas oportunidades
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