Estratégias de Marketing e Branding para o seu restaurante

Restaurant branding and marketing strategies

Uma boa estratégia de branding e marketing é fundamental para tornar o seu restaurante conhecido e bem sucedido. Pode ter a melhor comida do mundo, mas se ninguém souber disso, o seu negócio ficará vazio e o telefone não tocará para receber encomendas. Continue a ler este artigo se quiser aumentar o seu alcance e fidelizar os seus clientes. Descubra como pode utilizar as estratégias de marketing a seu favor.

O que será abordado neste artigo

Atualmente, a cultura da restauração gira cada vez mais em torno da experiência do cliente. O sabor e a qualidade da comida já não são a única razão pela qual os clientes visitam um restaurante. No saturado mercado da restauração de 2023, construir uma marca que inspire os clientes e crie uma ligação emocional com estes é uma parte crucial do sucesso de um restaurante.

Criar uma experiência memorável e diferente que atraia os clientes e os mantenha envolvidos não acontece por acaso. Terá de adotar uma abordagem muito estratégica à construção da marca e ao planeamento de marketing. Para o ajudar neste processo, criámos uma lista de passos fundamentais em que se deve concentrar, incluindo os seguintes:

  1. Crie uma identidade de marca
  2. Escolha um nome para seu restaurante
  3. Estratégias de marketing eficazes
  4. Publicidade inteligente
  5. FAQ
Identidade e missão do restaurante

1. Criar uma identidade de marca para o seu restaurante 

Restaurant market analysis

1.1 Realizar uma análise de mercado

Antes de tomar qualquer decisão, deve efetuar uma análise de mercado minuciosa. Pense no local onde pretende abrir o seu restaurante e analise a sua demografia para determinar se o conceito que tem em mente funcionará bem nesse local. Que tipo de pessoas vivem na área escolhida: famílias, estudantes, idosos ou uma mistura de ambos? Como é o seu estilo de vida e qual é o seu orçamento para comer fora?

Outras questões importantes a considerar são as opções de restauração existentes na zona escolhida e se o seu restaurante se enquadraria e supriria uma necessidade. Se pretender abrir um restaurante numa rua movimentada e sofisticada no centro da cidade, onde as pessoas chegam apressadas e querem comer algo saudável, o seu estilo de restaurante terá de ser diferente de um local numa zona rural, onde as famílias podem vir apreciar um café tranquilo e comida caseira. Estes exemplos servem apenas para ilustrar o ponto: analise a área e a sua demografia e escolha bem a localização e o tema do seu restaurante.

Find your brand identity

1.2 Encontre a personalidade e a identidade da sua marca

Uma marca bem concebida é a chave para se destacar da multidão e criar uma ligação com os clientes. Mas como o conseguimos? Não se trata apenas do design moderno do logótipo e de frases apelativas. O objetivo é conseguir que a identidade e os valores se reflitam no estilo e na aparência do restaurante.

Quando analisamos o mercado e escolhemos um local, estamos automaticamente a pensar na nossa identidade enquanto restaurante. No entanto, após ter efetuado a sua pesquisa e decidido o local, dedique mais tempo e atenção a estas reflexões: quem é você e o que pretende alcançar com o seu estabelecimento? Quais são os seus valores fundamentais enquanto profissional de restauração? Pergunte também a si próprio qual será o ambiente - rápido ou descontraído? moderno, clássico ou romântico? ambiente citadino ou rural? cozinha tradicional ou pratos exóticos da moda? qual é o estilo de serviço (serviço rápido, médio ou topo de gama?). Todos estes fatores influenciam a identidade e a personalidade da sua marca.

Quando tiver as respostas a estas perguntas e souber exatamente o que faz e porque o faz, o resto das decisões serão muito mais fáceis.

Restaurant mission statement

1.3 Criar uma declaração de missão

Uma declaração de missão pode ser exagerada, mas não tem de ser longa ou complicada. Se a sua identidade de marca for clara, provavelmente será fácil. Basta pensar numa frase que expresse o que faz, porque o faz e o valor que oferece aos seus clientes.

Se essa frase for repetida no seu website, sob o seu logótipo e apresentada em diferentes momentos da sua empresa, reforçará a sua identidade de marca e criará uma ligação significativa com os seus funcionários e clientes.

Restaurant branding

1.4 Inspire-se nos profissionais

Se não sabe por onde começar ou se está a sentir pouca inspiração, pense nos seus restaurantes preferidos ou em alguns de grande sucesso e na forma como desenvolveram a sua imagem de marca. O que é que estes lhe transmitem quando ouve o seu nome, vê o seu website ou quando entra no seu estabelecimento? Como é que eles o fazem sentir e o que contribui para criar esse sentimento?

Não tem de se limitar a olhar apenas para os restaurantes. Pode inspirar-se em todos os tipos de marcas.

Não copie ninguém, mas tenha em atenção estas questões e deixe-as servir de inspiração para os elementos que quer incluir na sua própria marca de restaurante.

Escolher um nome para o seu restaurante

2. Dar um nome ao seu restaurante 

Brainstorming restaurant names

2.1 Brainstorming sobre o nome do seu restaurante

Encontrar um nome adequado pode ser muito difícil. No entanto, o facto de ter pensado previamente na identidade da sua marca torna este processo muito mais fácil.

Uma boa forma de começar a procurar nomes é fazer um brainstorming. Pegue numa folha de papel em branco e coloque um cronómetro a funcionar durante 10 minutos. Escreva todas as palavras que lhe vêm à cabeça quando pensa no seu restaurante e em como ele será.

Que palavras lhe ocorrem quando pensa na atmosfera, no estilo e no ambiente que pretende? Escreva tudo isso e dedique algum tempo a reunir as palavras e veja se consegue criar um nome a partir delas.

Se isto não o ajudar o suficiente, tente novamente o truque profissional: veja o que as outras marcas fazem. Que nomes lhe vêm à cabeça quando pensa em restaurantes de sucesso de que gosta ou noutras marcas bem conhecidas? O que o inspira no nome delas? Que elementos poderia incluir no seu também?

Types of logos and names

2.2 Diferentes tipos de nomes para a sua empresa

Existem muitos estilos diferentes de nomes para a sua marca. Os mais populares podem ser resumidos nas seguintes categorias:

  • nomes descritivos
  • trocadilhos
  • nomes abstratos
  • nomes pessoais
  • acrónimos
  • utilização de outras línguas
  • nomes inspirados na literatura e nos clássicos.

Alguns exemplos que ilustram estas características seriam Frenadol ou GasNatural como nomes descritivos, ou Windows ou Apple como nomes abstratos que não estão necessariamente relacionados com o produto ou serviço da marca. Existem infinitas possibilidades quando se trata de dar um nome à sua marca: seja criativo e divirta-se com o processo.

How to name a restaurant

2.3 Conselhos práticos sobre como encontrar um nome para o seu restaurante

Depois de ter ideias criativas para o nome da sua marca, restrinja-as e faça a si mesmo as seguintes perguntas: gosto do nome, soa bem, faz sentido, é fácil de compreender e soletrar, é suscetível de ser mal interpretado quando pronunciado pela primeira vez, é fácil de lembrar?

Um nome pode soar bem e fazer sentido para si, mas coloque-se no lugar de outra pessoa: será que outra pessoa compreenderia o nome e as suas intenções com ele sem possuir a mesma informação de base ou os mesmos conhecimentos linguísticos que você?

Este último aspeto é especialmente importante quando é utilizada outra língua no nome da marca. Algumas palavras são amplamente conhecidas em todas as culturas, enquanto outras requerem um conhecimento mais profundo da língua escolhida. Um nome estrangeiro mais sofisticado pode produzir resultados diferentes e reduzir potencialmente o seu público; se isso é bom ou mau, depende apenas do resultado pretendido.

Também é interessante efetuar alguma pesquisa de palavras-chave para as suas ideias de nomes, experimentar o nome num possível logótipo e mencioná-lo a familiares e amigos para perceber se o mesmo se enquadra em todos estes critérios.

Register your restaurant name

2.4 Registe legalmente o nome do seu restaurante

Depois da parte criativa e prática, segue-se a verificação legal. Recomendamos que escolha três nomes de que goste e verifique se ainda estão disponíveis, começando pela sua versão preferida. Verifique a disponibilidade legal, mas também o domínio e os perfis nas redes sociais.

Determine também a entidade da sua empresa e confirme se existem determinadas regras para o seu nome devido a regulamentos legais ou fiscais.

Se tiver assinalado todas as caixas e tiver o seu nome ideal disponível, guarde esse domínio e perfil de redes sociais o mais rapidamente possível para não o perder.

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3. Estratégias de marketing eficazes para o seu restaurante   

Depois de estabelecer a sua marca, vai querer comercializá-la para as pessoas certas, pelo que um marketing eficaz criará uma forte base de clientes e aumentará significativamente a sua receita de vendas. Mas não é só isso: pode beneficiar a sua empresa de muitas outras formas. Um bom marketing irá aumentar o conhecimento da sua marca e construir pontes de ligação com a sua comunidade local. Pode também criar parcerias comerciais com prestadores de serviços, artistas ou vendedores, e até atrair novos empregados.
Apesar de todos os seus benefícios, a sua estratégia de marketing é a forma de interagir com os seus clientes para os atrair para a sua marca. Recomendamos que teste diferentes campanhas publicitárias para verificar qual funciona melhor, estabeleça objetivos específicos para um período definido, escolha um orçamento e defina o seu público-alvo. Avalie se as suas estratégias funcionam e compare qual a opção que lhe traz mais benefícios.

3.1 Imagem online do seu restaurante

Zelar pela sua imagem online é uma ferramenta de marketing fundamental para o seu negócio. Os restaurantes atuais devem utilizar um perfil do Google Business, o Google Maps, um website e contas nas redes sociais para interagir com os clientes.
Para mais informações sobre o que contribui para uma boa presença online de um restaurante, consulte o nosso artigo sobre "Digitalização e tecnologia num restaurante”.

3.2 Otimização dos motores de busca (SEO)

Uma boa otimização dos motores de busca é outra chave para o sucesso do marketing do seu restaurante. Pode ter a melhor aparência online, mas de nada servirá se ninguém o conseguir encontrar através do Google ou de outros motores de busca populares. Tenha em mente as palavras-chave e utilize as mesmas informações e detalhes de contacto em todo o seu website para melhorar a sua posição nos resultados de pesquisa.

3.3 Campanhas de marketing local para o seu restaurante

Aproveite o potencial das redes sociais e do marketing online, bem como as oportunidades reais offline para promover a sua marca. Feiras gastronómicas, festivais de comida, festivais de música e outros tipos de eventos podem ter um impacto no seu alcance.

Promova o seu restaurante

4. Publicidade inteligente para o seu restaurante

Personalized advertisement

4.1 Anúncios personalizados para o seu negócio

Se deseja investir em anúncios, defina primeiro várias buyer personas para o seu restaurante. Pense em quem são exatamente os seus clientes ideais. Seja pormenorizado: qual é o seu estilo de vida, profissão, idade, passatempos e interesses, e até o seu nome e personalidade? Quanto mais específico for, melhor funcionará o seu marketing.

Esta estratégia ajudá-lo-á a personalizar os seus anúncios e a distribuí-los nos locais adequados para que o seu público-alvo os visualize.

Budget-friendly advertisement

4.2 Estratégia de colocação de anúncios e orçamento económico

Dependendo das suas buyer personas e dos hábitos de consumo de tempo do seu público-alvo, deve investir em diferentes locais de colocação de anúncios: Instagram, YouTube, revistas em papel, estação de comboios... Cada opção tem as suas próprias vantagens e atrairá diferentes grupos de pessoas.

Se for adequado ao seu público-alvo, recomendamos que invista em anúncios bem posicionados. No entanto, a maioria das estratégias de marketing que sugerimos são de baixo custo. Invista pequenas quantias para pagar anúncios e tenha em mente que, se tiver uma boa presença online, estas campanhas publicitárias aumentarão a notoriedade do seu negócio.

Aqui estão as nossas principais dicas para estratégias de branding e marketing bem-sucedidas para o seu restaurante.

Perguntas frequentes

5. FAQ  

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