Análise de mercado de restaurantes e concorrência

Restaurant market and competitor analysis

Abrir um restaurante pode ser uma tarefa árdua. Não só requer que esteja atento à comida e ao serviço, mas também a aspetos como o marketing e a concorrência. Neste artigo, iremos fornecer-lhe dicas sobre como fazer uma análise do mercado e da concorrência para o seu restaurante. Conhecer bem o setor ajudá-lo-á a tomar as decisões comerciais sólidas, o que resultará numa vantagem sobre a concorrência. Por isso, vamos lá começar.

Concorrente comercial: Definição

1. O que é um concorrente comercial

What is a business competitor

No mundo dos negócios, um concorrente é uma empresa que oferece produtos ou serviços semelhantes aos seus. Os concorrentes estão normalmente a competir pela mesma base de clientes, o que pode dificultar a conquista de quota de mercado.

Para ter sucesso num mercado competitivo, as empresas precisam de oferecer produtos ou serviços diferenciados. Isto pode envolver a oferta de uma característica única, um preço mais competitivo ou um serviço superior ao cliente. Além disso, é vital manter-se a par das tendências e desenvolvimentos do setor, bem como das estratégias de marketing dos seus concorrentes. Ao segui-las de perto, pode adaptar as suas próprias estratégias para se tornar líder.

 

1.1 O que é uma análise da concorrência?

A análise da concorrência ou estudo dos concorrentes é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que pretenda obter uma vantagem no seu setor. Ao observar atentamente o que os seus concorrentes estão a fazer, pode aprender com os seus êxitos e evitar os seus erros. Além disso, esta análise pode ajudá-lo a identificar potenciais áreas de oportunidade. Por exemplo, se os seus concorrentes estiverem concentrados num mercado específico, pode conseguir ganhar uma posição ao visar outro mercado que eles não estão a considerar.

Em qualquer caso, uma análise da concorrência fornece informações valiosas que podem ajudar a sua empresa a crescer e a prosperar.

Como fazer um estudo de mercado

2. Pesquisa de mercado na restauração

Market research for restaurant

O processo de abertura de um novo restaurante pode ser assustador, mas uma pesquisa de mercado completa pode ajudar a garantir um lançamento bem-sucedido.

O primeiro passo é identificar o mercado-alvo do negócio: qual é o público-alvo do restaurante e quais são os seus dados demográficos? Uma vez definido o mercado-alvo, é importante pesquisar a concorrência: que outros restaurantes existem nas proximidades, o que oferecem e a que preços? O próximo ponto da nossa lista é a localização do restaurante - é de fácil acesso, tem estacionamento suficiente e está numa zona movimentada? Se considerar estes aspetos, terá uma ideia mais clara do que precisa oferecer no seu restaurante para garantir que seja bem sucedido.

Deve estar ciente de que as empresas podem utilizar uma variedade de métodos para realizar pesquisas de mercado:

  • Avaliações da concorrência, que envolvem o estudo das estratégias e práticas de empresas do mesmo setor para obter informações sobre como melhorar o desempenho.
  • Grupos de discussão, que reúnem um pequeno grupo de pessoas para discutir um produto ou serviço.
  • Inquéritos online, outra opção popular para recolher dados de clientes atuais e potenciais.

Conhecendo as diferentes opções disponíveis, as empresas podem escolher o(s) método(s) que melhor se adapta(m) às suas necessidades e orçamento.

2.1  A importância da análise de mercado

Uma análise de mercado é um elemento essencial de um plano de negócios, uma vez que fornece uma visão geral do setor em que vai operar, bem como o panorama atual. Esta informação valiosa pode ser utilizada para criar uma estratégia de marketing que ajudará a empresa a atingir os seus objetivos. Para ser claro, a análise de mercado deve incluir uma descrição do mercado-alvo, uma avaliação da concorrência e uma análise SWOT. Todas estas informações fornecerão à empresa um roteiro para se estabelecer no mercado e desenvolver um plano de sucesso.

2.2 Análise do setor da restauração em Portugal: (exemplo)

O setor da restauração é um dos mais competitivos do mundo e, por isso, um bom conhecimento do mercado em que opera é essencial para o seu sucesso. Esta análise de mercado fornecerá uma visão geral do setor da restauração em Portugal, centrando-se no segmento do casual dining.

De acordo com o IBIS world existem atualmente 36,798 restaurantes e operadores de comida takeaway ativos em Portugal. Um aumento de 3,2% comparativamente ao ano anterior 2022. O que verifica a recuperação gradual dos valores habituais do setor, após a pandemia do COVID-19, e a consequente queda no consumo em estabelecimentos de restauração.

2.3 Estudo do mercado local

Antes de abrir um restaurante, é essencial efetuar uma análise aprofundada do mercado, a fim de conhecer a concorrência local e os potenciais clientes. Um bom conhecimento do mercado conduzirá a decisões bem pensadas sobre a oferta de menus, preços e promoções.

Para efetuar uma análise de mercado, os proprietários de restaurantes devem, primeiramente, definir o âmbito do mercado. Por exemplo, o mercado pode ser delimitado geograficamente, como uma cidade ou um bairro. Uma vez definido o âmbito, os proprietários podem iniciar a recolha de dados sobre a concorrência local, quer através da Internet, de telefonemas ou de visitas presenciais. Além disso, a informação sobre o setor pode ser recolhida através de organismos públicos, associações empresariais, associações comerciais, etc. Uma vez recolhidos os dados, é necessário analisá-los para identificar tendências e padrões.

Com base nas informações resultantes desta análise, os gestores de restaurantes podem tomar decisões eficazes e mais orientadas sobre a forma de posicionar a sua atividade no mercado.

Aprenda com Especialistas em restauração
Através da makro, os nossos consultores gastronómicos experientes vão apoiá-lo ao longo de todo o processo de abertura de um restaurante, desde a criação de um restaurante de raiz até à otimização de um negócio já estabelecido.
Obter mais informações
Conheça os concorrentes

3.  Conheça os seus concorrentes

Studying competition

3.1 Analise a sua concorrência

Antes de abrir um restaurante, é importante conhecer os seus concorrentes. Tente responder a estas perguntas: Que outros restaurantes existem na zona? Em que se especializam? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Ao conhecer os seus concorrentes, poderá elaborar um plano estratégico para posicionar o seu restaurante. Por exemplo, se já existe um restaurante italiano no bairro que está a ter bons resultados, pode considerar abrir um restaurante tailandês ou um restaurante especializado noutro tipo de comida. Ou, se todas as pizzarias locais utilizam ingredientes de baixa qualidade, opte por ingredientes frescos e de origem local.

Somente estudando a concorrência poderá desenvolver uma proposta de venda diferente e única que ajudará o seu restaurante a destacar-se da concorrência.

Restaurant outdoors

3.2 Concorrentes diretos e indiretos

Compreender os seus concorrentes diretos e indiretos é essencial para desenvolver uma estratégia de negócio eficaz.

Os concorrentes diretos, são as empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que os seus.

Os concorrentes indiretos, são as empresas com produtos ou serviços que satisfazem a mesma necessidade de que a sua empresa, mesmo que não sejam idênticos.

Por exemplo, se vender alimentos para animais de estimação, os seus concorrentes diretos serão outras marcas de alimentos para animais de estimação. No entanto, os concorrentes indiretos podem incluir empresas que vendem comida para humanos, uma vez que algumas pessoas podem optar por alimentar os seus animais de estimação com restos de comida em vez de comprar comida para animais. Se conhecer os seus concorrentes diretos e indiretos, será fácil desenvolver um plano de marketing e vendas mais abrangente. Como resultado: estará melhor posicionado no mercado para atrair e reter clientes.

Competitor reputation

3.3 Criar um plano de negócios

Como proprietário de uma pequena empresa, é importante manter-se atualizado acerca da reputação da sua concorrência. Não só lhe dará uma ideia de como estes são vistos pelos clientes, mas também pode ajudá-lo a identificar potenciais áreas de oportunidade.

Comece por pesquisar no Google o nome dos seus competidores e procure notícias ou publicações em blogues que os mencionem. Também pode consultar sites de avaliação, como o TripAdvisor, para ver o que os utilizadores dizem, e até mesmo as suas redes sociais.

Depois de conhecer a reputação dos seus concorrentes pode pensar em formas de diferenciar o seu negócio e, com um pouco de esforço, garantir que este seja a primeira opção dos clientes.

Analyzing market strategies

3.4 Analisar as estratégias de mercado dos seus concorrentes

Quando tenta avaliar a estratégia de mercado da concorrência, convém ter em conta alguns aspetos fundamentais.

Em primeiro lugar, considere o tipo de comida que o restaurante serve, bem como os preços atribuídos aos seus pratos.

Em seguida, tenha em atenção à marca e à publicidade do restaurante e pergunte a si mesmo se as cores, o estilo do logótipo e as suas ações de publicidade e marketing são coerentes.

Por último, tente visitar o restaurante durante as horas de ponta para analisar como o restaurante é gerido nos momentos de grande afluência de clientes.

Tendo em conta todos estes fatores, obterá uma ideia da estratégia de marketing de que necessita para a sua empresa.
Esteja à frente dos seus concorrentes

4. Obtenha vantagem competitiva para o seu restaurante

4.1 Identifique o seu mercado-alvo

O primeiro passo para iniciar um novo negócio é identificar o seu mercado-alvo, o grupo de pessoas com maior probabilidade de comprar consigo. Independentemente do que venda, haverá sempre um grupo de consumidores que o deseja e pagará pelo mesmo. Pode descobrir isso pesquisando na Internet, falando com potenciais clientes e concorrentes ou organizando grupos de discussão.

4.2 Defina a sua oferta de produtos ou serviços

Seguidamente a identificar o seu mercado-alvo, deve definir exatamente o que o motiva. O que procuram? Como é que o pode fornecer? Quais são as suas necessidades e desejos? Se não souber estes detalhes, será difícil obter sucesso com o seu negócio.

4.3 Crie uma estratégia de marketing eficaz

Necessitará de uma estratégia de marketing poderosa que se dirija a cada membro do seu mercado-alvo individualmente, através de uma variedade de canais (correio eletrónico, anúncios impressos, etc.). O objetivo será chegar ao maior número possível de pessoas com mensagens suficientemente convincentes para que comprem a si e não a outra pessoa com produtos ou serviços semelhantes a preços mais baixos, mas sem todo o valor acrescentado.

Análise Qualitativa e Quantitativa

5. Análise de mercado quantitativa e qualitativa para o seu restaurante

Qualitative market research

No que respeita à pesquisa de mercado, existem duas abordagens principais: qualitativa e quantitativa.

Análise de dados qualitativos: envolve a recolha de dados de natureza não numérica, como entrevistas a clientes e grupos de discussão, para obter informações mais detalhadas sobre o comportamento dos clientes.

Análise de dados quantitativos: baseia-se em dados numéricos. Pode incluir inquéritos, dados de transações de clientes ou mesmo sondagens de opinião pública e é utilizado para medir a satisfação do cliente ou acompanhar as mudanças na quota de mercado.

Tanto os estudos de mercado qualitativos como os quantitativos apresentam os seus pontos fortes e fracos, pelo que é importante escolher a abordagem correta para as suas necessidades específicas.

Como conseguir mais clientes

6. Expandir a base de clientes do seu restaurante

Os restaurantes estão sempre a idealizar novas formas de aumentar a sua base de clientes e o seu negócio.

Uma das formas passa por abrir novas áreas de oportunidade como alargar o horário de funcionamento do restaurante, oferecer novos itens de menu ou mesmo serviços adicionais, como entrega ao domicílio ou catering. Desta forma, os restaurantes podem atrair novos clientes e garantir que os clientes habituais regressem continuamente.

Portanto, se está à procura de formas de tornar o seu negócio bem sucedido, considere a abertura de novas áreas de negócio que possam impulsionar as vendas bem como os lucros.

Perguntas Frequentes

7. FAQ

As suas oportunidades
Sempre informado
Subscreva a newsletter
Mantenha-se atualizado com a nossa nova newsletter makro. Receba as últimas ofertas, promoções e as melhores dicas para o seu negócio.
Subscreva
Ofertas e Promoções
Veja as últimas ofertas
Descubra os melhores produtos e preços para o seu negócio. Descubra as nossas últimas ofertas.
Veja as nossas ofertas