Análise de mercado de restaurantes e concorrência
Abrir um restaurante pode ser uma tarefa árdua. Não só requer que esteja atento à comida e ao serviço, mas também a aspetos como o marketing e a concorrência. Neste artigo, iremos fornecer-lhe dicas sobre como fazer uma análise do mercado e da concorrência para o seu restaurante. Conhecer bem o setor ajudá-lo-á a tomar as decisões comerciais sólidas, o que resultará numa vantagem sobre a concorrência. Por isso, vamos lá começar.
O que será abordado neste artigo
Concorrente comercial: Definição
1. O que é um concorrente comercial
Como fazer um estudo de mercado
2. Pesquisa de mercado na restauração
Conheça os concorrentes
3. Conheça os seus concorrentes
Esteja à frente dos seus concorrentes
4. Obtenha vantagem competitiva para o seu restaurante
Análise Qualitativa e Quantitativa
5. Análise de mercado quantitativa e qualitativa para o seu restaurante
Como conseguir mais clientes
6. Expandir a base de clientes do seu restaurante
Perguntas Frequentes
7. FAQ
Um estudo de mercado detalhado pode facilitar o lançamento do seu restaurante e ajudá-lo a resolver potenciais problemas antes da abertura - por exemplo, se já existir demasiada concorrência na área circundante.
Oferecer novos pratos ou acrescentar serviços adicionais, como entrega ao domicílio ou catering, pode aumentar a sua base de clientes. Alterar o horário de funcionamento do seu restaurante também ajuda a atrair novos clientes.
Existem duas abordagens diferentes: estudos de dados qualitativos e quantitativos. Ambas têm as suas vantagens e desvantagens. Pode ler mais sobre este assunto na secção Estudos de mercado qualitativos e quantitativos.