Política de Privacidade do METRO Marketplace

Obrigado pelo seu interesse no nosso site e serviços. Para nós, os dados são a base de um excelente serviço. No entanto, o nosso ativo mais importante é a confiança dos nossos clientes. Proteger os dados dos clientes e utilizá-los apenas como os nossos clientes esperam de nós e como exigido pela lei aplicável é a nossa maior prioridade. As seguintes informações sobre proteção de dados destinam-se a informá-lo sobre o tratamento dos seus dados pessoais ao utilizar o nosso site makro.pt/marketplace e todos as vias subjacentes, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE ("DO RGPD") e outras leis de proteção de dados aplicáveis.

 

Information on the data processing concerning your digital account on this website (www.makro.pt), can be found here.

 

A política de privacidade da MAKRO Cash & Carry Portugal, S.A., que é aplicável para o resto do site www.makro.pt além do mercado e da sua conta digital, pode ser encontrada aqui.

 

 

1 Responsável pelo Tratamento e contacto

 

1.1 METRO Markets GmbH (a seguir: "METRO Markets")

 

O Responsável pelo Tratamento no sentido do RGPD é:

 

METRO Markets GmbH
Ria-Thiele-Str. 2a
40549 Düsseldorf
Alemanha

 

Se tiver quaisquer perguntas ou sugestões sobre o tema da protecção de dados, não hesite em contactar-nos por e-mail para o seguinte endereço: datenschutz@metro-markets.de

 

Pode contactar o nosso encarregado da protecção de dados no endereço acima indicado ou em datenschutz@metro-markets.de.

 

 

1.2 METRO Markets GmbH e MAKRO Cash & Carry Portugal, S.A como responsáveis conjuntas pelo tratamento

 

Em alguns casos - cada um dos quais é apresentado no local apropriado - existe uma responsabilidade conjunta pelo tratamento dos seus dados pessoais entre a METRO Markets e a

 

MAKRO Cash & Carry Portugal, S.A (doravante: " MAKRO Portugal")
Rua Quinta do Paizinho, n.º 1
Portela de Carnaxide
2794-066 Carnaxide, Portugal

 

Se tiver quaisquer perguntas ou sugestões relativas à proteção de dados no âmbito desta responsabilidade conjunta pelo tratamento, contacte-nos por e-mail para dpo@makro.pt.

 

2 Âmbito da política e objeto da proteção de dados

 

Esta política de privacidade visa fornecer informações sobre a recolha e tratamento dos seus dados pessoais e o objeto da proteção de dados são os dados pessoais. De acordo com o Art. 4 n.º 1 do RGPD, os dados pessoais são qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável; isto inclui, por exemplo, o nome ou números de identificação.

 

3 Recolha automatizada de dados

 

Quando acede ao nosso site, o seu dispositivo terminal transmite automaticamente os dados por razões técnicas. Os seguintes dados são armazenados em ficheiros de registo separadamente de outros dados que nos possa transmitir:

 

  • URL recuperável
  • Data e hora de acesso
  • Referenciador
  • Endereço IP
  • Navegador e dispositivo
  • Pesquisa de caches

 

Os dados serão armazenados por um período de 90 dias. A recolha, tratamento e armazenamento por nós é necessário para fornecer a oferta web, para assegurar a funcionalidade técnica do marketplace e do site e a otimização da apresentação; a licitude do tratamento resulta da utilização do marketplace de acordo com o Art. 6 n.º 1 al. b) do RGPD, mas em qualquer caso do nosso legítimo interesse em alcançar os objetivos acima referidos, Art. 6, n.º 1, al. b), al. f) do RGPD. Sem o fornecimento dos dados, o marketplace pode não ser acessível ou exibido de uma forma funcional.

 

Do mesmo modo, neste contexto, existe um interesse legítimo nos termos do Art. 6 n.º 1 al. f) soRGPD no que diz respeito à prevenção e deteção de fraudes.

 

4 Compras no marketplace

 

4.1 Acordo de compra com a METRO Markets

 

Se quiser comprar um produto no marketplace, geralmente precisa de fornecer as seguintes informações:

 

  • Primeiro e último nome
  • Número de telefone para coordenar e facilitar a entrega
  • Endereço de envio e endereço de faturação (se diferente), endereço de correio eletrónico

 

Se for um profissional, deve ainda especificar

 

  • Nome da empresa
  • Endereço da empresa, endereço de faturação, endereço de entrega (se diferente)
  • Endereço de e-mail, se diferente do endereço de e-mail do registo

 

Além disso, trataremos os dados relevantes relacionados com a sua compra, tais como, em particular, dados de faturação, produto e pagamento, cliente e número de encomenda. Estes dados serão tratados para o cumprimento do contrato de compra de acordo com o Art. 6 n.º 1 al. B) do RGPD. O mesmo se aplica ao tratamento relacionado com a cessação do contrato.

 

Se celebrar um contrato de compra com a METRO Markets, armazenamos todos os dados correspondentes em conformidade com o Art. 6 n.º 1 al. C) do RGPD, Artigo 40 do Código Comercial e artigo 19 n.º 1 do Decreto-Lei 28/2019 de 15 de Fevereiro, durante 10 anos a partir do final do ano em que o contrato de compra foi celebrado. Todas a correspondência comercial é armazenada por 10 anos, de acordo com o Art. 6 n.º 1 al. C) do RGPD, e artigo 40 do Código Comercial. Caso contrário, tratamos os seus dados por um período de pelo menos 3 anos a partir do final do ano em que o contrato de compra foi celebrado. O mesmo se aplica no caso de cessação do contrato, por exemplo, devido a uma denúncia ou revogação. Se as negociações contratuais falharem, os dados correspondentes serão armazenados durante 3 anos, a partir do final do ano em que as negociações contratuais falharam, a menos que seja exigido um período de conservação mais longo por outras leis. Este período de conservação segue o interesse legítimo da METRO Markets em defender ou fazer valer quaisquer pretensões legais, Art. 6, n.º 1 al. f) do RGPD.

 

Além disso, iremos recolher e tratar certos dados técnicos de identificação por ocasião da sua compra ou tentativa de compra falhada, tais como, em particular, hora e data do evento, endereço IP no momento do evento, outros dados técnicos e números de identificação. Estes dados são tratados para a execução do contrato, Art. 6 n.º 1 al. b) do RGPD, bem como para a prevenção e acompanhamento de fraudes ou para a defesa e ação penal/execução de ações judiciais, Art. 6, n.º 1 al. f) do RGPD e são geralmente armazenados durante 3 anos a partir do final do ano em que o contrato foi celebrado ou falhou.

 

Não é legal nem contratualmente obrigado a fornecer os dados; no entanto, se não fornecer esses dados, não poderá celebrar um contrato com a METRO Markets; além disso, a implementação técnica da celebração do contrato pode não ser viável.

 

4.2 Notificação por empresa de expedição/logística

Se a entrega for efetuada por uma empresa de expedição através de 2-man handling, o seu número de telefone será recolhido e transmitido à empresa de expedição para que esta possa marcar consigo uma data de entrega. Neste caso, a recolha e o reencaminhamento do número de telefone é efetuado para o cumprimento do contrato na aceção do Art. 6 n.º 1 al. b) do RGPD.

 

Se a sua encomenda for entregue por uma empresa de logística convencional, o seu endereço eletrónico será transmitido para que a empresa de logística o possa informar do estado da entrega como serviço ou para que possa organizar a data de entrega ou similar com a empresa de logística. Esta transmissão tem lugar devido ao interesse legítimo da METRO Markets em fornecer aos seus clientes o melhor serviço de entrega possível e assim alcançar um alto nível de satisfação do cliente, Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD.

 

Não tem qualquer obrigação legal ou contratual de fornecer o seu número de telefone ou endereço de correio eletrónico em relação à notificação ou acompanhamento do estado de entrega do seu envio. Contudo, o não fornecimento do mesmo resultará na possível não entrega dos seus produtos em caso de notificação, ou na impossibilidade de tal rastreamento da sua remessa em caso de rastreamento dos seus produtos.

 

4.3 Contrato de compra com terceiros (vendedores)

 

Se comprar um produto a um terceiro fornecedor (doravante: Vendedor) no Marketplace, recolhemos os dados pessoais necessários e já descritos (ver 5.1) para o tratamento posterior do contrato e transmitimos os mesmos, em particular, ao Vendedor e ao respetivo fornecedor de serviços de pagamento, a menos que estes sejam recolhidos pelo próprio fornecedor do serviço de pagamento.
A transmissão, tratamento e armazenamento destes dados pessoais é efetuada em conformidade com o Art. 6 n.º 1 al. b) do RGPD para o cumprimento da nossa obrigação contratual de intermediar o seu negócio com o Vendedor e de assegurar a execução do contrato entre si e o Vendedor.

 

Armazenamosos dados correspondentes, de acordo com o Art. 6 n.º 1 al. c) do RGPD, Artigo 40 do Código Comercial e Artigo 19 n.º 1 do Decreto-Lei 28/2019 de 15 de Fevereiro durante 10 anos a partir do final do ano em que o contrato de compra foi celebrado. Toda a correspondência comercial é armazenada de acordo com o Art. 6 n.º 1 al. c) do RGPD, e Artigo 40 do Código Comercial durante dez anos, começando no final do ano em que a correspondência comercial foi enviada ou recebida. Caso contrário, tratamos os seus dados durante um período de pelo menos 3 anos, a partir do final do ano em que o contrato de venda foi celebrado. O mesmo se aplica no caso de cessação do contrato, por exemplo, devido a uma denúncia ou revogação.

 

Não é legal ou contratualmente obrigado a fornecer os dados; no entanto, se não fornecer esses dados, não poderá celebrar um contrato com a METRO Markets ou com o Vendedor.

 

4.4 Apresentação de produtos

 

Além disso, o seu endereço IP é transmitido à loadbee GmbH, Karlsruher Straße 3, 70771 Leinfelden-Echterdingen no contexto da exposição de certos produtos. Neste contexto, a recolha e transmissão do endereço IP tem lugar para a habilitação técnica da exibição extensiva de certos dados do produto e baseia-se no nosso interesse contratual e legítimo em tornar o maketplace disponível para si, Art. 6 n.º 1 al. b), al. f) do RGPD. O seu endereço IP é tratado pela loadbeeGmbH sob a sua própria responsabilidade e o endereço IP é apagado após a reprodução das informações do produto e a recolha da geolocalização. Para mais informações, visite https://www.loadbee.com/datenschutzerklaerung-2/.

 

4.5 Vendas assistidas


Se for (ou estiver associado a) um cliente empresarial da MAKRO PORTUGAL e utilizar o serviço de Vendas Assistidas do Marketplace na loja ou junto da equipa de vendas, os colaboradores designados da MAKRO PORTUGAL ajudá-lo-ão a efetuar a sua compra no Marketplace METRO Markets e obterá acesso às informações da sua conta METRO Markets (nome, informações da empresa, endereço postal, número de telefone, endereço de correio eletrónico e histórico de compras), bem como às informações de pagamento neste curso. Além disso, a seu pedido, os colaboradores MAKRO PORTUGAL podem recolher estas informações e transferi-las para a METRO Markets para o ajudar a criar uma conta METRO Markets ou associar a sua conta ao número do seu cartão MAKRO PORTUGAL. As informações sobre as suas compras de Vendas Assistidas serão ainda partilhadas com o MAKRO PORTUGAL para suportar procedimentos administrativos.



A base legal para o tratamento dos seus dados pessoais para a compra de vendas assistidas é o artigo 6.º, n.º 1, alínea b), do RGPD, se for parte no contrato, e o artigo 6.º, n.º 1, alínea f), do RGPD, para criar a sua conta no Marketplace da makro ou associar a sua conta digital a um cartão MAKRO PORTUGAL, bem como os procedimentos administrativos entre a MAKRO PORTUGAL e o Marketplace. Esta base jurídica também se aplica se o contrato for celebrado com um cliente comercial da MAKRO PORTUGAL ao qual está associado. A METRO Markets tem um interesse legítimo em oferecer vendas assistidas para vender mercadorias ao cliente na loja, ou com o apoio da equipa de vendas, e tornar a experiência de compra tão fácil quanto possível para os clientes através da atribuição eficiente de tarefas entre a MAKRO PORTUGAL e a METRO Markets.


Os períodos de armazenamento descritos na Secção 4.1 deste Aviso de Privacidade também se aplicam ao processamento de dados pessoais associados ao serviço de Vendas Assistidas.

4.6 Serviço de Televendas

Se é um cliente profissional (empresarial) da METRO Markets, pode beneficiar do nosso "Serviço de Televendas". Como parte deste Serviço de Televendas, iremos ajudá-lo por telefone a seu pedido ou contactá-lo proactivamente através do número de telefone que forneceu na sua Conta Digital se, com base numa análise da sua Conta Digital, determinarmos que

ocorreu uma transação de pagamento falhada e, por conseguinte, não foi possível concluir o processo de encomenda através de pagamento; ou

o Utilizador tiver colocado produtos no seu cesto de compras, mas ainda não tiver concluído o processo de checkout ou não tiver conseguido concluir o processo de checkout devido a dificuldades técnicas;

Para selecionar os nossos clientes profissionais a contactar por telefone e para os contactar posteriormente, processamos os dados de contacto que nos forneceu para criar a sua Conta Digital, bem como as informações sobre as suas encomendas e o seu cesto de compras atual no mercado MAKRO (por exemplo, nome, número de telefone, endereço de faturação e de entrega, empresa, ID de cliente ou número de cartão MAKRO, valor dos produtos e hora das encomendas anteriores, estado do cesto de compras e estado das operações de pagamento actuais). Se, a seu pedido, lhe prestarmos apoio telefónico durante uma chamada de televenda, enviar-lhe-emos também uma ligação de pagamento por correio eletrónico no final de uma compra, que poderá utilizar para pagar convenientemente a sua encomenda.

Se não desejar receber esta chamada, pode informar-nos em qualquer altura. É suficiente uma mensagem informal para os dados de contacto mencionados no ponto 1, bem como a respectiva indicação durante a chamada.

O processamento de dados para a finalidade aqui indicada é efectuado no âmbito do interesse legítimo da METRO em fornecer aos nossos clientes empresariais o melhor apoio possível ao efetuar encomendas no nosso mercado (Art. 6. 1 f) do RGPD), bem como para o cumprimento de um contrato consigo, na medida em que, como pessoa singular (por exemplo, como empresário independente), se torne um parceiro contratual (por exemplo, no caso de uma transação de pagamento falhada) devido à sua iniciativa ou se lhe enviarmos a ligação de pagamento (Art. 6.1 letra b) do RGPD). O contacto telefónico é efectuado com base no seu consentimento ou interesse legítimo (Art. 66.1 da Lei Geral das Telecomunicações).

Se der o seu consentimento expresso no início da chamada telefónica, podemos gravar partes da chamada telefónica para fins de documentação e controlo de qualidade (Art. 6.1 letra a) do RGPD). Pode revogar o seu consentimento a qualquer momento, com efeitos para o futuro, por exemplo, enviando uma mensagem informal para os dados de contacto indicados no ponto 1.
O tratamento termina quando a finalidade deixa de se aplicar (conclusão do processo de encomenda) ou logo que se oponha ao tratamento ou retire o seu consentimento. Os períodos de retenção especificados na secção 4 também se aplicam ao processamento de dados pessoais relacionados com o Serviço de Televendas.

O utilizador não é legal nem contratualmente obrigado a fornecer os seus dados para fins de televendas; no entanto, se não quiser fornecer esses dados, não poderá utilizar o Serviço de Televendas.

5 Prevenção de fraudes

 

Levamos a cabo medidas de prevenção da fraude no nosso mercado.

 

Processamos os seus dados pessoais em relação às transacções no nosso mercado para podermos detetar e prevenir tentativas de fraude numa fase inicial. Para tal, processamos, entre outros, os seus dados de base, endereços, informações sobre o dispositivo que está a utilizar, dados de transação, informações sobre a encomenda, códigos de desconto e informações sobre reembolsos e estornos. Se identificarmos anomalias que indiquem um comportamento fraudulento, analisamos manualmente a transação em causa e podemos tomar medidas para impedir a transação. Não tomamos decisões automatizadas.

 

O processamento para fins de prevenção de fraudes é efectuado com base nos nossos interesses legítimos em protegê-lo a si e a nós contra tentativas de fraude, prevenir infracções e garantir a segurança das transacções de pagamento no nosso mercado (artigo 6.º, n.º 1, alínea f), do RGPD). 

 

Para a prevenção de fraudes, utilizamos os serviços da Ravelin Technology Ltd, com quem somos co-responsáveis por este processamento. 

 

6 Dados da transação

 

6.1 Utilização de vários dados individuais

 

Se for cliente MAKRO Portugal, recebemos dados pseudonimizados (ou seja, sem informação de identificação direta, como o seu nome) de faturação (que consistem no número de cliente MAKRO, data de compra, produtos comprados e preços) dos clientes comerciais existentes na MAKRO Portugal para efeitos de adaptar o marketplace da METRO Markets e as ofertas nesse marketplace às necessidades dos seus utilizadores, bem como planear e criar campanhas de marketing gerais por parte da METRO Markets.

 

Inversamente, se for um cliente comercial da METRO Markets, enviamos dados de faturação pseudonimizados (data de compra, produtos comprados, montante da compra, e número de cliente ou nome de utilizador da METRO) para a MAKRO Portugal. A MAKRO Portugal utiliza esta informação para criar inquéritos de satisfação do utilizador que poderão ser exibidos na sua conta e servir para melhorar a oferta digital ali existente.

 

A troca de dados pseudonimizados de clientes é do interesse mútuo da MAKRO Portugal e da METRO Markets GmbH para se apoiarem mutuamente no desenvolvimento futuro da presença digital e das ofertas nela disponíveis.

 

Ambas as operações de tratamento são baseadas no Art.6 n.º 1 al. f) do RGPD.

 

A MAKRO Portugal e a METRO Markets são responsáveis conjuntas pela partilha de dados entre si para melhorar a oferta digital (ver também secção 1.2).

 

Se tiver quaisquer perguntas ou sugestões relativas à protecção de dados em relação a este controlo conjunto, contacte-nos por favor por e-mail para dpo@makro.pt. Mais informações sobre os seus direitos ao abrigo da lei de protecção de dados podem ser encontradas abaixo, na secção "Os seus direitos como sujeito dos dados".Outros dados de transação.

 

Se já é um cliente comercial METRO, a METRO Markets também transfere alguns outros dados de transação (exceto dados de pagamento), tais como produtos expostos no Marketplace, adicionados ao ou eliminados do carrinho de compras, data e hora da compra dos produtos, bem como os próprios produtos, motivos de denúncia e semelhantes à MAKRO Portugal. É do legítimo interesse da METRO Markets transferir estes dados para a MAKRO Portugal para que a MAKRO Portugal possa melhorar o seu serviço aos seus clientes comerciais, Art. 6 n.º1 al. f) do RGPD.

 

A própria METRO Markets recolherá e utilizará estes dados de transação para permitir que a METRO Markets ofereça produtos relevantes aos Utilizadores do Marketplace, para proporcionar uma experiência satisfatória aos Utilizadores do Marketplace e para tomar decisões comerciais informadas. Isto é conseguido através da análise dos dados de transação para obter informações comerciais relevantes, para adaptar os serviços da METRO Markets às necessidades dos utilizadores e para fornecer campanhas de marketing relevantes aos utilizadores, Art. 6 n.º 1 al. f) doRGPD. A METRO Markets armazena estes dados até apagar a sua conta (mais um período de 30 dias, ver secção 12) ou trata os dados de forma anónima.

 

7 Apoio ao cliente; casos de boa-fé; proximidade ao cliente

 

Se nos enviar uma questão ou outro pedido por e-mail, telefone ou outro meio, ou nos contactar por outros motivos ou de qualquer outra forma, os seus dados e informações fornecidos, bem como outros dados relacionados com a sua questão, tais como número e tipo de pedido e hora da questão, serão armazenados para efeitos de tratamento da questão.

 

Em casos relativos a uma encomenda, é normalmente solicitado que forneça o seu nome, endereço eletrónico, a natureza do pedido, em alguns casos também o número da encomenda e, se aplicável, o motivo da devolução, caso contrário não poderemos processar o seu pedido. Todas as outras informações são fornecidas voluntariamente pelo cliente; estas informações podem ser queixas e detalhes correspondentes, perguntas ou mensagens gerais, feedback, etc.

 

Recolhemos e tratamos estes dados a fim de processar o seu pedido, quer para o cumprimento ou no contexto do início de um contrato, Art. 6 n.º 1 al. b) do RGPD, ou devido ao nosso legítimo interesse, de acordo com o Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD para oferecer aos nossos clientes ou outras partes interessadas um serviço abrangente e, em particular, para processar os seus pedidos.

 

Se alguma vez houver erros ou irregularidades nas encomendas, tratamos os seus dados pessoais a fim de o contactar para esclarecimento e, se necessário, para quaisquer pagamentos de boa-fé. Para este efeito, tratamosos seus dados de contacto e, se necessário, os dados necessários para identificar quais os clientes que são afetados pelo respetivo caso. O tratamento é efetuado, no que diz respeito aos nossos serviços contratuais, para efeitos de execução do contrato (Art. 6 n.º 1 al. b) do RGPD) ou em todos os outros casos com base nos nossos legítimos interesses em manter as nossas relações com os clientes, evitar reclamações dos clientes e assegurar a sua satisfação (Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD).

 

Armazenamos os dados relacionados com os seus pedidos durante um período de 10 anos, respetivamente, começando com o final do ano em que recebemos os seus pedidos, desde que tal seja indicado nos termos do artigo. 6 n.º 1 al. c) do RGPD, artigo 40º do Código Comercial e nº 1 do artigo 19º do Decreto-Lei 28/2019 de 15 de Fevereiro. Caso contrário, armazenamos os dados acima mencionados durante um período de pelos menos três anos, começando no final do ano em que o pedido foi feito. Os seus pedidos serão então apagados se já não precisarmos deles por razões legais, em particular para declarar, exercer ou defender um direito num processo judicial.


Se pretender denunciar um conteúdo ilícitos ou uma atividade ilícita no nosso Marketplace, pode enviar-nos um inquérito utilizando o formulário : METRO Markets GmbH (freshdesk.com) . Os seus dados, e outros dados relacionados com o seu pedido, por exemplo, nome, endereço de correio eletrónico, motivo da notificação/denúncia, localização eletrónica da infração (URL), serão recolhidos e processados.


Recolhemos e processamos estes dados para responder ao seu inquérito com base no nosso interesse legítimo nos termos do Art.6 n.º 1 al. f) do RGPD, a fim de oferecer aos clientes ou outras partes interessadas um serviço abrangente e lícito e, em particular, para processar os seus inquéritos.

 

Deve fornecer as informações necessárias mencionadas no início para que possamos efetivamente processar o seu pedido. O não fornecimento destes dados pode resultar na perda de direitos, reclamações, etc... A fim de processar completamente o seu pedido, deverá fornecer os dados que se relacionam com o pedido. Não é legal ou contratualmente obrigado a fornecer tais dados; contudo, se não fornecer as informações adequadas, poderemos não ser capazes de processar o seu pedido adequadamente e os seus direitos ou reclamações poderão não ser atendidos.

 

Além disso, pode acontecer que a sua chamada para o Apoio ao Cliente seja gravada. Tal gravação é feita para fins de garantia de qualidade do nosso apoio ao cliente e é armazenada por um período máximo de 90 dias. Uma gravação correspondente é baseada no seu consentimento prévio voluntário, que pode dar ao agente do call center quando telefona, Art. 6 n.º 1 al. a) do RGPD.

 

Além disso, a METRO Markets oferece aos Vendedores e Compradores a possibilidade de trocar informações sobre um contrato celebrado, através de correio eletrónico por meio de um meio de comunicação. O tratamento de dados pessoais no contexto do fornecimento da funcionalidade de comunicação baseia-se no Art. 6 n.º 1 al. b) do RGPD. Se os seus dados pessoais forem processados para melhorar a funcionalidade de comunicação, este tratamento é efetuado no nosso legítimo interesse para otimizar a funcionalidade fornecida, Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD. O armazenamento dos seus dados pessoais termina no momento em que elimina um e-mail correspondente ou termina a sua relação com a METRO Markets. Não tem qualquer obrigação de utilizar esta funcionalidade ou de fornecer dados pessoais neste contexto; contudo, não terá então a opção de nos contactar, ou apenas de nos contactar de forma limitada.

 

Se nos der o seu consentimento para tal, recolhemos e armazenamos informações sobre si, tais como o seu comportamento de compra e de clique no nosso sítio Web. Para este efeito, combinamos automaticamente os dados que recolhemos sobre si durante um determinado período de tempo. Isto diz respeito, em particular, aos seus dados principais, dados de compra, dados de interação e comunicação, outras informações voluntárias, circunstâncias pessoais, bem como informações estatísticas e características calculadas com base em análises de dados anteriores.

 

Isto permite-nos criar um perfil individual e, assim, compreender e avaliar melhor o comportamento de utilização dos nossos clientes para lhe mostrar publicidade personalizada, mas também para lhe sugerir produtos de que poderá gostar com base nos seus interesses e para adaptar as nossas ofertas aos seus interesses.

   

Se tiver concordado com a utilização da definição de perfis, utilizaremos estes dados para criar um perfil personalizado sobre si. Neste processo, o seu comportamento também é registado e combinado entre dispositivos. Com base neste perfil, podemos, nomeadamente, fazer previsões sobre os anúncios de que poderá gostar ou os produtos em que poderá estar interessado.

 

A base legal para o processamento é o seu consentimento (Art. 6, parágrafo 1 lit. a) DSGVO), que pode ser revogado a qualquer momento.

 

Utilizamos o nosso processador Bloomreach B.V., Fred. Roeskestraat 109, 1076 EE Amesterdão, Países Baixos.

 

8 Publicidade endereçada; inquéritos de satisfação de clientes; avaliações online de clientes

 

8.1 Publicidade endereçada simples e inquéritos de satisfação de cliente

 

Se é nosso cliente, de modo a fornecer uma oferta atrativa, utilizamos os dados que nos fornece relacionados com uma encomenda na nossa mercado online, tais como o seu endereço de e-mail, dados principais e dados sobre os bens ou serviços adquiridos, para lhe enviar comunicações chamando a sua atenção para bens ou serviços semelhantes aos transacionados. Além disso, utilizamos o seu nome e endereço de e-mail para saber, após a sua encomenda, até que ponto está satisfeito com a METRO Markets e a entrega dos seus bens ou o fornecimento do serviço ou o serviço do nosso serviço ao cliente.

 

Se não desejar receber estas comunicações ou participar em tais inquéritos, poderá opor-se em qualquer altura sem incorrer em quaisquer custos de transmissão para além da tarifa básica.


Utilizamos a plataforma do nosso processador zenloop GmbH, Habersaathstraße 58, 10115 Berlim, Alemanha ("zenloop") para monitorizar a satisfação do seu cliente. Partilhamos as informações sobre a satisfação do seu cliente recolhidas via zenloop com os vendedores e/ou fornecedores envolvidos na sua compra, a fim de melhorar a qualidade do nosso serviço, se aplicável. Se desejar receber informações sobre os vendedores e/ou fornecedores específicos do mercado para os quais enviámos o seu feedback ao cliente, contacte-nos em qualquer altura para o endereço postal acima indicado ou para datenschutz@metro-markets.de.

 

Uma mensagem informal para os dados de contacto mencionados na secção 1.1 ou para datenschutz@metro-markets.de é suficiente. No caso de um inquérito de satisfação de cliente ou de comunicações que chamem a sua atenção para bens ou serviços como os transacionados, é também possível recusar a receção através do campo "Cancelar subscrição" no respetivo e-mail.

 

O tratamento com o objetivo aqui declarado incluindo a transmissão para os vendedores e/ou fornecedores participantes no mercado, é efetuado no âmbito do interesse legítimo da METRO Markets em mostrar bens/serviços comparáveis aos nossos clientes e assim proporcionar-lhes uma experiência de compra mais agradável ou assegurar um elevado nível de gestão de qualidade, Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD, Artigo 13-A n.º 3 da Lei 41/2004 de 18 de Agosto. O tratamento termina quando a finalidade cessar ou logo que se oponha ao tratamento.

 

8.2 Newsletter

 

Se desejar, pode subscrever a nossa newsletter durante o processo de registo, através de uma máscara de entrada na página web ou por outros meios identificados separadamente.

 

Se subscrever a newsletter no processo de registo ou preencher o formulário de registo e nos enviar os seus dados pessoais (título, apelido, nome, endereço de e-mail e, se aplicável, número de cliente Makro) após clicar em "Enviar" ou utilizar os outros métodos de registo, receberá um e-mail nosso para o endereço de e-mail que forneceu. Para completar o registo da newsletter, deverá clicar no link "Confirmar registo" neste e-mail. Só quando clicar neste link de confirmação é que o seu endereço de correio eletrónico será adicionado à nossa lista de distribuição para efeitos de envio da newsletter. Em caso de registo e confirmação, o endereço IP e a hora do registo ou confirmação são também armazenados para poder provar o registo em caso de dúvida. Utilizamos os seus dados pessoais para o envio de informações sobre:

 

  • Informação sobre produtos alimentares e não alimentares, ofertas e promoções da METRO Markets GmbH,
  • Informação sobre temas gastro, dicas, tendências e serviços para o sector HoReCa; especialmente para a restauração,
  • Informações sobre as campanhas de marketing da METRO Markets GmbH,
  • Estudos de mercado e inquéritos de satisfação do cliente relacionados com as informações, produtos e serviços acima mencionados.

 

A newsletter é enviada pela METRO Markets GmbH.

 

O tratamento dos seus dados para efeitos de envio de newsletters é baseado no Art. 6 n.º 1 al. a) DO RGPD.

Como avaliamos o seu comportamento de utilizador?

Cada newsletter contém os chamados pixéis de rastreio. Associamo-los ao seu endereço de correio eletrónico, aos dados recolhidos pela ferramenta da newsletter (ver parágrafo seguinte) e a um ID individual. As hiperligações na newsletter também contêm este ID. É assim que registamos quando lê a nossa newsletter e quais as links que abre. Isto permite-nos avaliar o alcance das nossas newsletters e otimizar o conteúdo das mesmas.


A nossa ferramenta de newsletter armazena os seguintes dados: endereço de correio eletrónico do destinatário, sistema operativo do dispositivo, por vezes incluindo o número da versão (por exemplo, "Android 13"), browser (por exemplo, "Edge" / "Firefox"), link aberto, registo de data e hora dos cliques e das aberturas, mensagem aberta, endereço IP, erros de entrega (por exemplo, "endereço de correio desconhecido" ou "caixa de correio cheia").


Os dados acima mencionados só serão recolhidos após o seu consentimento ativo, ou seja, apenas quando confirmar o seu consentimento no procedimento de double opt-in, ou no âmbito de um interesse legítimo (Art. 6, n.º 1 al. f) do RGPD).

Os seus dados pessoais só serão guardados até cancelar a subscrição da newsletter, por exemplo, clicando no link "Cancelar subscrição" numa newsletter. Se anular a subscrição, os seus dados pessoais relacionados com o envio da newsletter serão imediatamente apagados.

 

Se também consentiu neste contexto o tratamento dos seus dados para os fins descritos na lista de cookies, o seu comportamento de utilizador será avaliado e utilizado no contexto da criação ou envio de newsletter. Neste caso, receberá newsletters personalizadas com base nos seus interesses individuais. Para mais informações, consulte a lista de "cookies".

 

8.3 Mais feedback sobre a sua satisfação de cliente

 

Além disso, gostaríamos de obter mais informações sobre o seu feedback, a fim de melhorar os serviços que oferecemos e de manter a relação consigo como nosso cliente. Por esta razão, ao introduzir o seu número de telefone num dos e-mails de satisfação do cliente descritos em 9.1 e ao dar o seu consentimento, permitir-nos-á telefonar-lhe pelas razões acima mencionadas ou enviar-lhe mais e-mails de feedback. A base legal para este processamento de dados será o seu consentimento (Art. 6 n.º 1 al. a) DO RGPD).

 

Se for Cliente, podemos contactá-lo por telefone relativamente a bens ou serviços semelhantes aos transacionados sem o seu consentimento e com base nos nossos legítimos interesses de avaliar o seu feedback relativamente aos produtos e serviços anteriormente transacionados (Art. 6 n.º 1 al. f) DO RGPD). O feedback correspondente será mantido por um período de 6 meses. Depois disso, o seu feedback será posteriormente tratado de forma anónima, se necessário.

 

Se não desejar recebê-los, pode enviar-nos uma mensagem para os dados de contacto mencionados na secção 1.1.

 

8.4 Comunicações publicitárias por correio

 

Podemos utilizar o seu endereço para lhe enviar publicidade por correio relacionada com os nossos produtos e serviços.

 

A base legal para lhe enviar comunicações por correio baseia-se nos nossos legítimos interesses de promover os nossos produtos e serviços ao abrigo do Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD, Article 13-A(3) of Law 41/2004 of 18 August.

 

Se não desejar receber estas comunicações, pode enviar-nos uma mensagem para os dados de contacto mencionados na secção 1.1 ou inscrever-se na lista oficial para tais fins.

 

8.5 Avaliações online de clientes

 

Para lhe dar uma oportunidade de partilhar publicamente o seu feedback sobre a METRO Markets e para nos dar a oportunidade de convencer mais clientes do nosso negócio ou de melhorar o nosso serviço, pode também dar-nos o seu feedback público.

 

8.5.1 E-mail de feedback

 

Após a compra, podemos enviar-lhe uma mensagem de correio eletrónico a pedir a sua opinião. Este contém uma ligação que pode utilizar para fornecer informações sobre a sua experiência com a respectiva compra. Os seus dados são processados com base no nosso interesse legítimo em melhorar continuamente e publicitar o nosso mercado (Art. 6, parágrafo 1, frase 1, alínea f) do RGPD). Se não pretender receber este e-mail de feedback, pode opor-se a ele em qualquer altura e gratuitamente. Pode opor-se à utilização do seu endereço de correio eletrónico ao comprar um produto, utilizando a opção de exclusão ou contactando-nos por correio eletrónico ou postal para o endereço acima indicado. Cada mensagem de correio eletrónico de feedback contém igualmente uma ligação de exclusão que pode utilizar para se opor. Não serão incorridos quaisquer custos de transmissão acima da taxa básica para a objeção ou cancelamento.


Se enviar uma crítica, REVIEWS.io - 29 St Nicholas Place, Leicester, LE1 4LD UK (reviews.io) - é responsável pelo tratamento dos seus dados. A forma como processam os seus dados pessoais pode ser consultada na sua política de privacidade em https://www.reviews.io/front/user-privacy-policy. Podemos partilhar os seus comentários com outros clientes sem divulgar o seu nome completo. Isto é feito com base no nosso interesse legítimo em publicitar o nosso. Se lasciate un feedback sullo strumento/piattaforma REVIEW.IO, raccoglieremo il vostro nome, la vostra e-mail, il punteggio che avete dato, il commento che avete scritto, se applicabile, il prodotto a cui si riferiscono il punteggio e il commento e il numero d'ordine a cui si riferisce la recensione. Sulla base delle informazioni raccolte, potremmo contattarvi per offrirvi un buono sconto per incoraggiarvi a lasciare una recensione o per inviarvi e-mail personalizzate in base alla cronologia delle vostre recensioni. Ciò avviene sulla base del nostro legittimo interesse a migliorare i nostri servizi, i nostri prodotti e l'esperienza d'uso dei nostri clienti (Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD).

 

8.5.2 Classificação a partir da nossa newsletter

 

Integrámos o software de classificação do nosso processador integrado eKomi Ltd., Markgrafenstr. 11, 10969 Berlin ("eKomi"). Através de eKomi, pode submeter uma classificação sobre a sua experiência connosco, que será então publicada de forma anónima no nosso site. Para este efeito, um link estático é integrado na nossa newsletter, o que conduz a um formulário de avaliação. Neste contexto, o endereço IP e os dados opcionais fornecidos por si, que pode fornecer voluntariamente, são recolhidos e tratados.

 

8.5.3 Opt-out e base legal

 

Se não desejar fornecer este feedback, não tem de fazer mais nada. Pode opor-se à receção de tais pedidos de feedback em qualquer altura sem incorrer em quaisquer custos de transmissão para além dos custos da tarifa básica.

 

É suficiente clicar numa função de opt-out correspondente; da mesma forma, é suficiente uma notificação informal aos dados de contacto especificados na secção 1.1 ou para datenschutz@metro-markets.de.

 

O tratamento e transmissão dos seus dados descritos para os fins aqui declarados é efetuado no âmbito do interesse legítimo da METRO Markets para fornecer aos nossos clientes o feedback de outros clientes e assim chamar a atenção para os nossos serviços, Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD, Article 13-A(3) of Law 41/2004 of 18 August. Não há obrigação de fornecer os dados correspondentes; se não fornecer os dados, estes não podem ser tratados para os fins declarados.

 

9 Ferramentas e cookies

 

Para uma descrição detalhada das ferramentas e cookies que utilizamos, remetêmo-lo para a nossa página de Cookies.  https://www.makro.pt/cookies

Cookies Necessários: https://www.makro.pt/cookies/cookies-necessarios

Cookies Funcionais : www.makro.pt/cookies/cookies-funcionais

Cookies de Desempenho: https://www.makro.pt/cookies/cookies-desempenho 

Cookies de Marketing: https://www.makro.pt/cookies/cookies-marketing

 

10 Recolha de dados por terceiros

 

10.1 Recolha de dados no contexto do Google MyBusiness

 

Fazemos corresponder a nossa base de dados de clientes empresariais com dados do Google MyBusiness; o serviço é fornecido por Google Ireland Limited, Gordon House, Barrow Street, Dublin 4, Irlanda. Em particular, o seu endereço, endereço web, número de telefone, endereços eletrónicos, horário de abertura, eventos especiais, etc., podem ser obtidos e tratados desta forma. A recolha de dados é feita no nosso legítimo interesse em manter a nossa base de dados, bem como no interesse comum, nosso e das empresas alcançadas desta forma, para manter contactos comerciais, Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD. Os seus dados serão armazenados neste contexto até que a finalidade do tratamento deixe de ser aplicável.

 

10.2 Recolha de dados no contexto do Google Analytics

 

Utilizamos o Google Analytics, um serviço de análise da web fornecido pela Google Ireland Limited, Gordon House, Barrow Street, Dublin 4, Irlanda ("Google"), para analisar a utilização do nosso website e melhorar a nossa presença na web.

Para tal, utilizamos cookies de desempenho, que são armazenados no seu dispositivo terminal ou que lêem informações no seu dispositivo terminal e recolhem informações anónimas sobre a sua utilização do nosso website, tais como a frequência de visitas ao nosso website, o tempo passado no nosso website e a forma como a página foi interagida (por exemplo, se algo foi comprado ou procurado). Isto também inclui dados sobre a sua localização geográfica (como a cidade) e dados do dispositivo (como o modelo do dispositivo ou a resolução do ecrã). A informação recolhida pelos cookies sobre a utilização deste website é transferida para um servidor Google dentro da União Europeia e é normalmente também aí armazenada. O seu endereço IP não será armazenado pelo Google. 

Em nosso nome, a Google utilizará esta informação para efeitos de avaliação da sua utilização do website, compilando relatórios sobre a actividade do website (tais como tempos de carga, etc.) e fornecendo-nos serviços semelhantes relacionados com a actividade do website e a utilização da Internet. Utilizaremos esta informação e análise para melhorar o nosso sítio web. 

Para mais informações sobre como a Google utiliza os seus dados, consulte a política de privacidade da Google: https://www.google.com/policies/privacy/

Os dados enviados por nós e ligados a cookies ou IDs de utilizador (por exemplo, ID de utilizador) são automaticamente apagados após 14 meses.

Utilizamos o Google Analytics com o seu consentimento, o qual se baseia no Art. 6 § 1 p. 1 lit. a) RGDP. 

Pode revogar ou ajustar o seu consentimento em qualquer altura com efeito para o futuro, alterando as suas definições de cookies.

Pode também impedir tecnicamente a Google de recolher os dados gerados pelos cookies sobre a sua utilização do website e de processar esses dados descarregando e instalando o plugin do navegador disponível no seguinte link: https://tools.google.com/dlpage/gaoptout?hl=de

 

11 Decisões individuais automatizadas ou medidas de definição de perfis

 

Não utilizamos qualquer processamento automatizado ou criamos perfis para tomar decisões que produzam efeitos legais ou efeitos significativos semelhantes na aceção do Art. 22 (1), (4) RGDP No entanto, criamos perfis para calcular pontuações de probabilidade e prever interesses, preferências e outras características e utilizamo-los para otimizar as nossas medidas de marketing e para lhe enviar anúncios personalizados e comunicações de marketing, tal como descrito nesta política de privacidade.

 

12 Canais de redes sociais

 

12.1 Informação geral

Abaixo encontrará informações sobre que dados pessoais recolhemos quando utiliza os nossos canais de redes sociais e os serviços e funções neles contidos, e como tratamos esses dados e para que fins.

 

12.1.1 Responsável

Somos parcialmente responsáveis pelo tratamento dos dados descritos abaixo e os operadores das plataformas dos respetivos canais de redes sociais são parcialmente responsáveis. Para o tratamento individual (por exemplo, Facebook Insights, Instagram Insights ou LinkedIn Page Insights), o respetivo operador da plataforma e nós somos conjuntamente responsáveis pelo tratamento no sentido do Art. 26 do RGPD. Informamo-lo sobre o tratamento dos seus dados sob responsabilidade conjunta numa secção separada (ver abaixo).

 

12.1.2 Canais de redes sociais

Operamos os seguintes canais de redes sociais:

 

 

12.2 Informações relativas ao tratamento de dados pessoais pela METRO

 

12.2.1 Contacto / Pedidos

 

Quando nos contacta, utilizamos o seu nome e outros dados que nos fornece no pedido ou no seu perfil nas redes sociais para tratar e responder ao seu pedido. Em casos individuais, partilhamos o seu conteúdo no nosso canal de redes sociais, se esta for uma função do canal de redes sociais, e comunicamos através dele. Se nos apresentar um pedido através do canal de redes sociais, podemos também encaminhá-lo para outros canais de comunicação seguros que garantam a confidencialidade, dependendo da resposta requerida. Naturalmente, pode enviar os seus pedidos a qualquer altura para as nossas opções de contacto acima mencionadas.

 

Recolhemos e tratamos estes dados a fim de processar o seu pedido, quer para o cumprimento ou no contexto do início de um contrato, Arte. 6 n.º 1 al. b RGPD ou com base no nosso legítimo interesse, nos termos do art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD para oferecer aos visitantes dos nossos canais de redes sociais um serviço abrangente e, em particular, para processar os seus pedidos.

 

Armazenamos os dados relacionados com os seus pedidos durante um período de 10 anoscomeçando com o final do ano em que recebemos os seus pedidos, desde que tal seja indicado nos termos do artigo. 6 n.º 1 al. c) do RGPD, artigo 40 do Código Comercial e artigo 19 n.º 1 do Decreto-Lei 28/2019 de 15 de Fevereiro. Caso contrário, armazenamos os dados acima mencionados durante um período de três anos, começando no final do ano em que o pedido foi feito. Os seus pedidos serão então apagados se não precisarmos mais deles por razões legais, em particular para declarar, exercer ou defender um direito num processo judicial. Todos as publicações (“posts”) públicas por si publicadas permanecem online indefinidamente, a menos que os apaguemos, por exemplo, devido a uma atualização do tópico subjacente ou a uma violação legal, ou o próprio utilizador apague novamente a publicação.

 

12.2.2 Funções da comunidade

 

Nos nossos canais de redes sociais, oferecemos-lhe várias funções da comunidade (por exemplo, publicar mensagens no Mural, deixar comentários, ou gostar ou partilhar mensagens). Note que os nossos canais de redes sociais são acessíveis ao público e qualquer informação pessoal que publicar pode ser vista por outros. Não podemos controlar a forma como outros utilizadores dos nossos canais de redes sociais utilizam estas informações. Os dados introduzidos como parte das funções da comunidade são por nós recolhidos para o fornecimento pretendido das funções da comunidade. O tratamento de dados relevantes é efetuado regularmente com base no nosso legítimo interesse em disponibilizar as funções correspondentes nas nossas páginas de de redes sociais (Art. 6 n.º 1 al. f) RGPD) e, se aplicável, com base no seu consentimento perante o operador do respectivo canal de de redes sociais (Art. 6 n.º 1 al. a) RGPD) ou na sua relação contratual com o operador (Art. 6 n.º 1 al. b) RGPD) . O conteúdo colocado em áreas comunitárias pode ser armazenado por um período de tempo ilimitado. Se em qualquer altura desejar que o conteúdo publicado seja removido, envie-nos uma mensagem para o efeito - por exemplo, por e-mail - para o endereço de e-mail acima indicado.

 

12.2.3 Convites para eventos

 

Ocasionalmente, são anunciados eventos nos nossos canais de redes sociais para os quais poderá ser solicitado o registo. Ao inscrever-se online para eventos, podem ser recolhidos os seguintes dados: Nome, endereço, endereço eletrónico, número(s) de telefone, e número de cliente METRO. Estes dados são necessários para processar os registos de eventos, gerir eventos e recolher informações de clientes. A base legal para este tratamento é baseada no Art. 6 n.º 1 al. b) RGPD. No caso de ser necessária uma declaração de consentimento como parte do processo de registo, o tratamento é baseado no Artigo 6 n.º 1 al. a) RGPD. Os dados recolhidos serão apagados após a conclusão do evento, desde que não existam obrigações legais de retenção em contrário.

 

12.2.4 Destinatários e transferência de dados para países terceiros

 

Se utilizar o nosso respetivo canal de redes sociais, o destinatário dos dados é inicialmente o respetivo operador da rede social, que pode transmitir os dados a terceiros para os seus próprios fins e sob a sua própria responsabilidade. Em particular, o respetivo operador pode também transferir dados pessoais para outras empresas dos operadores de redes sociais (por exemplo, empresas Facebook ou LinkedIn). Gostaríamos de salientar que durante este tratamento de dados pelos operadores da plataforma, os dados dos utilizadores podem ser tratados fora da União Europeia (UE) ou do Espaço Económico Europeu (EEE). Se não houver uma decisão de adequação da Comissão Europeia para os respetivos países, os operadores de redes sociais utilizam as cláusulas contratuais-tipo da UE aprovadas pela Comissão Europeia. Para mais detalhes, consulte a política de privacidade do respetivo operador da plataforma. A METRO Markets não está relacionada com qualquer eventual transferência de dados pessoais por parte dos operadores da plataforma.

 

12.3 Informações relativas ao tratamento de dados pessoais pelo operador da plataforma

 

Para além do tratamento de dados acima descrito, os respetivos operadores das redes sociais recolhem e tratam dados pessoais do utilizador, sob a sua própria responsabilidade, ao abrigo da lei de proteção de dados, quando este visita os nossos canais de redes sociais e/ou interage com eles ou com as nossas publicações. Isto aplica-se em particular se estiver registado ou ligado à rede correspondente. Mesmo que não esteja ligado a uma rede, os operadores recolhem determinados dados pessoais quando o utilizador acede à página, tais como identificadores únicos que estão ligados ao seu navegador ou ao seu dispositivo. Note que estes dados podem ser agregados em diferentes plataformas e serviços, se forem operados pelo mesmo operador. A METRO não tem influência no tipo e âmbito dos dados tratadps pelo respetivo operador da plataforma, na forma como estes dados são tratados e utilizados, ou na divulgação destes dados a terceiros. Também não dispomos de meios de controlo eficazes a este respeito. Para questões relativas ao tratamento dos seus dados no contexto da utilização do seu perfil de utilizador, queira contactar o operador da plataforma. Pode encontrar informações mais detalhadas sobre o tratamento de dados pelos operadores da plataforma na política de privacidade do respetivo operador da plataforma (ver acima).

 

12.4 Responsabilidade partilhada, Art. 26 do RGPD

 

Para os métodos de rastreio web utilizados pelo respetivo operador da plataforma nos nossos canais de redes sociais, os operadores da plataforma e nós atuamos como responsáveis conjuntos pelo tratamento. Isto aplica-se às páginas do Facebook Insights, Instagram Insights e LinkedIn Insights. O rastreio da web também pode ter lugar independentemente de estar ligado ou registado na plataforma de redes sociais. Dificilmente podemos influenciar os métodos de rastreio da web da plataforma de redes sociais e, em particular, não podemos desligá-los. Nós próprios apenas recebemos estatísticas anónimas. Não temos acesso aos dados pessoais tratados pelo operador da plataforma. A base legal para os métodos de rastreio da web é o Art. 6 n.º 1 al. f) RGPD. O nosso legítimo interesse aqui resulta do objetivo de otimizar o nosso canal de redes sociais. As opções para o exercício dos seus direitos de impedir estes métodos de rastreio da web podem ser encontradas nas declarações de privacidade dos operadores da plataforma listadas acima. Para este efeito, concluímos um acordo com o Facebook (também para o Instagram: https://m.facebook.com/legal/terms/page_controller_addendum) e LinkedIn (https://legal.linkedin.com/pages-joint-controller-addendum) sobre responsabilidade conjunta ao abrigo da lei de proteção de dados. Neste acordo, o Facebook e o LinkedIn comprometem-se, entre outras coisas, a assumir a responsabilidade primária nos termos do RGPD pelo tratamento de insights e a cumprir todas as obrigações do RGPD no que diz respeito ao tratamento de insights.

 

13 Divulgação dos seus dados pessoais

 

Em princípio, os seus dados pessoais só serão transmitidos sem o seu consentimento prévio expresso nos seguintes casos:

 

  • Se for necessário para a execução da relação contratual consigo (Art. 6 n.º 1 al. b) RGPD) ou com o seu empregador (Art. 6 n.º 1 al. f) RGPD), por exemplo, transmitindo os dados a empresas de expedição/logística, a fornecedores, a prestadores de serviços de pagamento ou a empresas de cobrança.
  • Se for necessário para a execução da sua relação contratual com um vendedor, Art. 6 n.º 1 al. b) RGPD.
  • Na medida em que seja necessário para o esclarecimento da utilização ilegal dos nossos serviços ou para a ação penal, os dados pessoais serão divulgados às autoridades responsáveis pela aplicação da lei e, se necessário, a terceiros lesados. No entanto, isto só acontece se houver indícios concretos de comportamento ilegal ou abusivo. Uma transferência poderá também ter lugar se tal servir para a aplicação dos termos e condições gerais ou outros acordos. Além disso, somos obrigados por lei a fornecer informações a certas autoridades públicas, mediante pedido. Estas são órgãos de aplicação da lei, entidades administrativas e judciais, e autoridades fiscais.
    Estes dados são transmitidos devido ao nosso interesse legítimo em combater o abuso, agir no âmbito penal e a garantir e executar direitos, Art. 6 n.º 1 al. f) RGPD ou devido a uma obrigação legal nos termos do art. 6 n.º 1 al. c) RGPD, por exemplo, transmitindo dados relevantes à METRO AG para fins fiscais, às autoridades fiscais, a auditores/advogados e afins.
  • Contamos com terceiros que contratamos e prestadores de serviços externos ("subcontratantes") para a prestação dos serviços. Em tais casos, partilhamos dados pessoais com estes subcontratantes para que possam continuar a tratá-los. Estes Subcontratantes são cuidadosamente selecionados e regularmente revistos por nós para assegurar que os seus direitos e liberdades são protegidos. Os subcontratantes só podem utilizar os dados para os fins especificados por nós e são também contratualmente obrigados por nós a tratar os seus dados exclusivamente de acordo com a presente política de privacidade e as leis de proteção de dados aplicáveis.

 

Para além dos prestadores de serviços acima referidas e nas outras secções desta política, utilizamos os seguintes subcontratantes:

  • Prestadores de alojamento de servidores e fornecedores de soluções cloud;
  • Fornecedor de EDI;
  • Prestador de Serviços ao Cliente;
  • Fornecedor de correio eletrónico;
  • Fornecedor de serviços de software;
  • Fornecedor de Cumprimento.

 

Fornecemos dados aos subcontratantes com base no Art. 28 n.º 1 RGPD.

 

No caso de dados pessoais serem transferidos para um subcontratante fora da UE e não existir uma decisão de adequação, a METRO Markets assegurará o tratamento adequado dos dados através de medidas como as descritas no Art. 46 e seguintes do RGPD; para mais informações sobre as salvaguardas apropriadas ou adequadas adotadas pela METRO Markets e os meios para obter uma cópia das mesmas, por favor contacte o encarregado da proteção de dados.

 

  • Como parte do desenvolvimento futuro do nosso negócio, a estrutura da METRO Markets GmbH pode mudar como resultado de uma mudança na forma jurídica, do estabelecimento, aquisição ou venda de filiais, partes de empresas ou componentes. Em tais transações, a informação do cliente é partilhada com a parte da empresa que está a ser transferida. Para qualquer transferência de dados pessoais a terceiros na medida acima descrita, garantiremos que tal seja feito de acordo com esta declaração de privacidade e com as leis de proteção de dados relevantes.

 

A divulgação de dados pessoais é justificada pelo facto de termos um interesse legítimo em adaptar a nossa forma empresarial às circunstâncias económicas e legais, Art. 6 n.º 1 al. f) do RGPD.

 

14 Eliminação dos seus dados

 

Como regra geral, e se não for explicitamente declarado em contrário nesta política, apagaremos ou tornaremos anónimos os seus dados pessoais assim que deixem de ser necessários para os fins para os quais os recolhemos ou utilizámos de acordo com os parágrafos anteriores. Se necessário, armazenamos uma cópia de segurança durante 30 dias.

 

Também armazenamos os seus dados ou utilizamos os seus dados como uma questão de princípio se formos legalmente obrigados a fazê-lo ou se os dados forem necessários a longo prazo para a ação penal ou para declarar, exercer ou defender um direito num processo judicial. Os períodos de conservação dependem então da respetiva norma legal ou situação legal.

Se os dados tiverem de ser armazenados por razões legais, o tratamento é limitado. Os dados deixam então de estar disponíveis para utilização posterior.

 

15 Os seus direitos como titular dos dados

 

15.1 Os seus direitos de pessoa interessada

 

Enquanto pessoa afetada pelo tratamento de dados pessoais, tem o direito de acesso aos dados tratados, o direito de retificação dos seus dados pessoais, o direito de apagar os seus dados pessoais, o direito de limitação do tratamento dos seus dados pessoais e o direito à portabilidade dos seus dados pessoais.

 

Além disso, tem o direito de se opor em qualquer altura ao tratamento dos seus dados pessoais, incluindo a definição de perfis, por motivos relacionados com a sua situação particular, se o tratamento de dados for efetuado com base no Art. 6 n.º 1 al. e) ou al. f) do RGPD. O direito de oposição aplica-se igualmente ao tratamento de dados pessoais para fins de marketing direto ou para a criação de perfis relacionados.

 

Em caso de consentimento, tem o direito de revogar o seu consentimento em qualquer altura, Art. 7 n.º 3 do RGPD. Pode fazer isto, entre outras coisas, enviando uma mensagem para datenschutz@metro-markets.de.

 

15.2 Queixa a uma autoridade de supervisão

 

Tem também o direito de apresentar queixas a uma autoridade de supervisão. A autoridade de supervisão responsável pela Renânia do Norte-Vestefália é, por exemplo:

 

Landesbeauftragte für Datenschutz und Informationsfreiheit Nordrhein-Westfalen
Kavalleriestraße 2-4
40213 Düsseldorf
poststelle@ldi.nrw.de

 

A autoridade de supervisão portuguesa é:

 

Comissão Nacional de Proteção de Dados
Av. D. Carlos I, 134, 1º
1200-651 Lisboa
geral@cnpd.pt/ geral@cnpd.pt

 

Uma lista de todas as autoridades europeias de proteção de dados pode ser encontrada aqui (inglês): http://ec.europa.eu/justice/article-29/structure/data-protection-authorities/index_en.htmhttp://ec.europa.eu/justice/article-29/structure/data-protection-authorities/index_en.htm

 

15.3 Tratamento de dados no exercício dos seus direitos

 

Além disso, gostaríamos de salientar que tratamos e armazenamos os seus dados pessoais que fornece - como no caso presente - quando exerce os seus direitos nos termos dos artigos 15 a 22 do RGPD para efeitos de cumprimento dos seus direitos e de apresentação de provas desses direitos. O tratamento é efetuado no contexto do cumprimento da nossa obrigação legal de fornecer informações relevantes, para efeitos de documentação e, se necessário, para a defesa de posições legais. Este tratamento é baseado no Art. 6 n.º 1 al. c) do RGPD em conjunto com os Art. 15 a 22 do RGPD. Neste contexto, tratamos os seus dados durante 3 anos a partir do cumprimento integral dos seus direitos de titular dos dados.

 

16 Atualizações a esta política de privacidade

 

A versão atual desta política de privacidade está disponível em qualquer altura em https://www.makro.pt/marketplace.


Estado: 02.05.2024