A tradição à mesa com os nossos Vinhos Tintos

Não há dúvida de que o vinho português é reconhecido em todo o mundo, especialmente o tinto. A partir das castas tintas nascem os nossos vinhos tintos: com carácter, do mais robusto e encorpado ao mais subtil e elegante. Na Makro ajudamo-lo a encontrar o vinho tinto certo para cada ocasião.

Mas Afinal, Como é feito o vinho tinto?

Os vinhos tintos são produzidos a partir de uvas tintas e é na pele das uvas, quando em contacto com o sumo durante a fermentação, que ganha a sua cor tão característica. Este tipo de vinho, por possuir uma personalidade forte, pede comidas mais fortes, quando comparado com o vinho branco.  

Método de Produção

  1. O Esmagamento - depois de colhidas, as uvas tintas são esmagadas e junta-se o sumo e as peles para fermentar. 
  2. A Fermentação - são adicionadas leveduras à mistura do sumo com as peles. E é nesta fase que a cor e o tanino são extraídos das peles e misturados exaustivamente. Finalizada a fermentação, o vinho é escoado das peles, dando-se o nome de “descuba”.
  3. A Prensagem – aqui as peles são prensadas para libertarem o sumo que resta.
  4. O Envelhecimento - finalizada a fermentação, os vinhos são armazenados, em tanques de inox ou barris de madeira.
  5. Engarrafamento – é altura de apreciar a personalidade de cada garrafa de vinho.

Tipos de Vinho Tinto

Os vinhos tintos podem ser subdivididos em 3 tipos, de acordo com seu corpo: 

Corpo Leve

São vinhos menos tânicos, mais ácidos e com menor teor alcoólico, apresentam, na maioria das vezes, intensos aromas a frutas vermelhas. São ótimos acompanhantes de aperitivos,como queijos brancos e moles, carnes de ave, peixes brancos, risotos e massas cremosas. 

Corpo Médio

São vinhos com menor carga tânica e acidez moderada, os seus aromas primários também tendem às frutas vermelhas. As uvas são muito versáteis para a harmonização, por não estarem em nenhum dos dois extremos, por isso combinam na perfeição com aperitivos, como queijo, enchidos, carnes de caça, peixes de cor escura, carne assada e massas com molho de tomate. 

Encorpado

São vinhos com grande estrutura no paladar, aromas primários de frutas negras e níveis elevados de taninos e álcool. Este tipo de vinho combina com queijos fortes e gordurosos, enchidos, carnes de churrasco, normalmente os cortes com maior gordura, e pratos com molhos fortes à base de tomate. 
Na makro encontra os melhores vinhos Tintos
Com várias referências e de diferentes regiões nacionais e internacionais, na Makro encontra uma garrafeira completa, com sugestões ideias para acompanhar cada momento.
Comprar Vinho Tinto
Tornar-se Cliente
AINDA NÃO É CLIENTE MAKRO?
Saiba mais sobre o registo feito de forma fácil e rápida através do nosso website para poder usufruir do nosso serviço de consultoria de apoio ao negócio  
Registe-se Agora
Seja cliente makro
Folhetos
CONHEÇA AS NOSSAS PROMOÇÕES
Aqui terá acesso aos nossos folhetos com promoções!  
Consultar Folhetos