Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Queijos e Outros Produtos Lácteos

queijos_940x200px

Queijos Nacionais

Sabemos que os queijos são indispensáveis aos negócios de hotelaria e restauração. Por isso, oferecemos-lhe uma enorme variedade de opções de excelente qualidade e sabor.
Inspire-se nas nossas sugestões e marque a diferença.

Selecionámos o que de melhor se faz em Portugal, partilhando consigo deliciosos queijos com origens que vão desde as regiões de Trás-os-montes ao Alentejo, das Beiras aos Açores, passando pela região de Seia e Azeitão.
Uma enorme variedade de queijos nacionais de grande qualidade e com selo de origem.

Como se classificam os Queijos?

O queijo pode ser classificado tendo em conta o tipo de leite, tempo de maturação (cura) ou segundo o tipo de preparação. Assim, podem ser divididos em:

tabela_pag3

Regiões

  • Minho/Trás-os-montes
    De uma das regiões mais genuínas do país, chega-nos o Queijo de cabra transmontano, produzido com leite cru de cabra.
    É comercializado a partir dos 60 dias de cura.
    Dos nobres pastos do Minho, chegam-nos os melhores queijos de vaca curados e amanteigados, elaborados apenas com o melhor leite selecionado e um saber de gerações.
  • Beiras
    Da Beira Baixa chegam-nos os queijos curados DOP dos tipos Amarelo (um queijo curado de pasta semidura, untuosa), Castelo Branco (de consistência maleável e cor amarelo palha) e Picante (sem crosta, de aroma intenso mas agradável).
  • Seia
    Da região de Seia chega o queijo Serra da Estrela, o mais antigo dos queijos portugueses, cuja receita passa de pais para filhos há centenas de anos.
  • Azeitão
    No Parque Natural da Serra da Arrábida é possível descobrir a região de Azeitão, onde se produz o delicioso queijo de Azeitão. De Origem Protegida, tem casca macia amarelada, de espessura fina.
  • Alentejo
    Do Alentejo destacamos três regiões com produção de queijos DOP (Denominação de Origem Protegida): Nisa, Serpa e Évora.
    Queijos que mantêm as formas tradicionais de preparação, garantindo toda a qualidade de fabrico, desde o maneio das cabras e ovelhas, à sua ordenha.
  • Açores
    O Queijo da Ilha é produzido em qualquer ilha dos Açores. Na Ilha de São Jorge, são criados os queijos São Jorge DOP. São ambos queijos curados de pasta dura, de cor amarelada, com olhos pequenos e irregulares disseminados na massa de consistência firme, com o formato cilíndrico de bordos arredondados.
    Comparativamente ao Queijo São Jorge DOP, o queijo da Ilha tem um sabor menos acentuado devido à redução de enzimas e bactérias lácteas.

Como preparar uma Prova de Queijos?

A prova ou degustação consiste na avaliação através dos sentidos das características ou atributos dos vários tipos de queijos. Primeiro pela observação, depois pelo cheiro e finalmente com a degustação.

tabela_pag13



Também poderá estar interessado em: