Descartáveis

descartaveis_940x200px

Na Makro a seção de descartáveis foi especialmente pensada para complementar a sua mesa. Soluções práticas e de qualidade, numa enorme variedade de produtos que vão desde os mais simples a algo que poderá ser mais elaborado. Dos guardanapos às toalhas de mesa, descubra as opções que lhe garantem um serviço distinto.



Bioplásticos

Fazem parte da família dos materiais plásticos sendo, no entanto, considerados sustentáveis uma vez que são renováveis, biodegradáveis ou ambos!

Plásticos de origem renovável: obtêm-se total ou parcialmente da biomassa, sendo a sua proveniência o milho, a batata, a cana-de-açúcar ou os óleos de açúcar.

Plásticos biodegradáveis: Cumprem as normas que dizem respeito à biodegradabilidade e/ou compostabilidade.

O plástico é produzido, consumido e compostado retornando ao solo, fertilizando-o e dando origem a novas plantações de matéria-prima para bioplásticos, que por sua vez se transformam em mais deste material e o ciclo é reiniciado.

 

Descartáveis de Bagaço de Cana-de-Açúcar

O bagaço é o resultado final do processo de compressão para a retirada do sumo de um fruto, vegetal ou outra substância.

A polpa ou bagaço de cana-de-açúcar era originalmente considerada inútil, sendo destruída.

Atualmente, e porque é 100% compostável e biodegradável, é muito procurada para diversas aplicações.

Utiliza-se para fabricar todo o tipo de pratos, caixas de take away, caixas para saladas e bandejas.

Quando comparado com o plástico é um material muito mais robusto, para além de isolar o calor e permitir a sua utilização em fornos e micro-ondas até aos 190 graus celsius.

Makro_Biodegradaves_II

Descartáveis em Folha de Palma

O bagaço das folhas de palma resulta do desperdício das folhas caídas.

Depois de limpas, entram num processo de compressão e modelagem sendo utilizadas nas mais diversas aplicações.

Trata-se de um material mais robusto que a polpa de cana-de-açúcar, 100% biodegradável e compostável.

Os descartáveis de folha de palma, para além de serem laváveis, permitem a sua utilização em fornos e micro-ondas até aos 125 graus celsius.

Makro_Biodegradaves_III

Sustentáveis

Correspondendo às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras, promove um uso razoável dos recursos da terra e preserva as espécies e os habitats naturais.

 

Biodegradáveis

Garante a decomposição em elementos químicos naturais pela ação de agentes biológicos como o sol, a água e microrganismos, até desaparecer por completo.

Nesse processo, o material original é alterado e, em geral, transformado em moléculas menores - em alguns casos, em água, CO2 e biomassa.

Normalmente considera-se que um material é biodegradável quando este se decompõe em semanas ou meses.

 

Recicláveis

É o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados.

A reciclagem desses materiais proporciona uma utilização mais racional de recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição da água, do ar e do solo.