Menu

    Escorredor de louça

    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Escorredores de louça: um aliado na restauração


    Escorredores e bandejas de recolha pertencem aos equipamentos padrão de cozinha no setor da hotelaria e restauração e são usados principalmente na área da cozinha, do balcão ou do bar. O nosso guia informa-o sobre as vantagens dos escorredores e bandejas de recolha no setor da hotelaria e restauração e dá-lhe uma visão abrangente das diferentes versões.


    1. Diferença entre escorredor e bandeja de recolha


    Dependendo da área de utilização, são usados diferentes tipos de escorredores no setor da hotelaria e restauração. Com o escorredor de louça clássico, pratos, chávenas e utensílios de cozinha podem simplesmente ser colocados junto ao lava-louça para secarem após enxaguados. 


    Isso evita o demorado processo de secagem dos pratos com o pano de cozinha e a louça pode simplesmente ser usada novamente mais tarde ou guardada no armário. Além disso, secar pratos com escorredores é mais higiénico do que secá-los com panos de louça usados repetidamente.


    Em contraste com os escorredores para louça, as bandejas de recolha são utilizadas para recolher líquidos derramados sob dispensadores de bebidas e sistemas distribuidores no setor da hotelaria e restauração e garantir que a área do bar ou balcão permaneça seca e limpa.


    2. Escorredores de louça: que variantes existem?


    Lavar e secar utensílios de cozinha pode ser demorado, especialmente quando há um grande volume de pratos. Os escorredores são úteis para a cozinha e evitam que tenha de secar pratos, chávenas, tachos ou panelas. 


    Os escorredores economizam tempo e estão disponíveis em diferentes estilos, tamanhos e design. Por isso, são indispensáveis no setor da hotelaria e restauração, mas também um acessório extremamente útil em cozinhas privadas.


    2.1 Escorredor para louça de um nível

    Esta variante de escorredor é ideal para cozinhas com uma quantidade razoável de pratos. Este design economiza espaço e pode ser facilmente integrado em qualquer cozinha, armazenado ou arrumado para economizar espaço após a utilização.


    2.2 Escorredor para louça com vários níveis

    Os escorredores de vários níveis são particularmente adequados para cozinhas em que se lava a louça várias vezes ao dia, visto que oferecem espaço suficiente para uma maior quantidade de pratos. Como resultado, são utilizados principalmente em cozinhas maiores.


    2.3 Escorredores para montagem na parede

    O escorredor para montagem na parede é uma variante relativamente rara, mas muito prática. O escorredor de louça é simplesmente fixado na parede com dois suportes, portanto não requer espaço perto do lava-louça ou da bancada. Isso demonstra ser uma grande vantagem, especialmente em cozinhas menores.


    2.4 Escorredor para louça com porta-talheres

    Os escorredores de pratos com cesto adicional para talheres oferecem a grande vantagem de que os pratos e talheres podem ser armazenados separadamente e há mais espaço no escorredor para pratos, chávenas ou tigelas maiores.


    O porta-talheres pode ser posicionado de forma variável ou removido da maioria dos modelos que possuem um dispositivo. Quando não estiver a ser utilizado, o cesto dos talheres também pode ser utilizado para guardar a escova ou a esponja da louça.


    2.5 Escorredores para louça com tabuleiro de recolha

    No caso de escorredores equipados com tabuleiro de recolha, o excesso de água é recolhido e posteriormente despejado no lava-louça. Assim, a superfície de trabalho perto do lava-louça mantém-se limpa e seca.


    2.6 Bandeja de recolha

    As bandejas de recolha são escorredores especiais adequados para utilização sob dispensadores e sistemas distribuidores de bebidas, mas também para esvaziar copos de vidro. Elas garantem que os resíduos de água e bebidas possam ser escorridos imediatamente e não precisem de ser limpos.


    Desta forma, a área do bar ou balcão fica sempre limpa e seca. As bandejas de recolha para o setor da hotelaria e restauração estão disponíveis em diferentes tamanhos e podem ser colocadas sobre a superfície de trabalho ou encastradas diretamente na bancada.


    Esta última opção tem a vantagem de não necessitar de aumento da superfície, o que permite o armazenamento seguro dos copos de vidro que estejam a escorrer. No entanto, como modelo autónomo, a bandeja de recolha pode ser utilizada com mobilidade e ao ar livre, por exemplo.


    Na parte inferior, as bandejas de recolha possuem um bocal de drenagem que é ligado a um ralo de escoamento. A chapa com fendas que está situada no interior pode ser facilmente removida para limpeza. Dependendo do modelo, as bandejas de recolha estão equipadas com um lavador de copos integrado que é utilizado para humedecer os copos de cerveja antes de enchê-los.


    Um lavador de copos facilita o processo de enchimento com o sistema distribuidor, pois a cerveja serve-se melhor em copos humedecidos. As bandejas de recolha são geralmente feitas de aço inoxidável ou açocromoníquel (CNS) e são adequadas para utilização permanente no setor da restauração.


    3. De que material são feitos os escorredores?


    Existem escorredores para louça numa grande variedade de materiais. Embora os modelos de plástico sejam mais utilizados no âmbito doméstico privado, para o setor da hotelaria e restauração são recomendados escorredores feitos de aço inoxidável, metal ou aço cromoníquel (CNS).


    Os escorredores de plástico geralmente não são seguros para alimentos e, portanto, menos adequados para utilização no setor da hotelaria e restauração. Os escorredores de aço inoxidável, metal ou aço cromoníquel, por outro lado, são robustos, estáveis e fáceis de limpar.


    4. Vantagens e desvantagens do escorredor de louça


    Vantagens:


    • Grande economia de tempo, pois os pratos simplesmente secam ao ar
    • Economiza espaço e é fácil de guardar
    • Pode ser utilizado de modo versátil e móvel
    • Os escorredores oferecem uma opção mais higiénica do que a secagem com um pano da louça


    Desvantagens:


    • Os escorredores ocupam espaço na superfície de trabalho ou no lava-louça
    • Requerem limpeza regular necessária, caso contrário, formam-se marcas de água e resíduos de calcário


    5. Dicas para o cuidado e limpeza dos escorredores


    Para que o escorredor possa ser utilizado o máximo de tempo possível na área de utilização desejada, seguem-se algumas dicas úteis sobre limpeza e cuidados:


    • Deve-se limpar regularmente o escorredor para louça ou a bandeja de recolha. Nas cozinhas do setor da hotelaria e restauração é aconselhável uma limpeza diária.
    • O método mais rápido e fácil é a limpeza manual com água morna e um detergente neutro. Os escorredores de aço inoxidável também podem ser lavados na máquina de lavar louça.
    • Nos modelos com tabuleiro de recolha, a água deve ser despejada várias vezes ao dia e o recipiente coletor deve ser limpo.
    • Manchas difíceis, como as de calcário, podem ser facilmente removidas com vinagre. Para isso, basta colocar o escorredor no lava-louça com água e uma essência de vinagre e depois limpar com uma escova adequada.

    FAQ

    O que é um escorredor para louça?

    Que acessórios existem?

    Para que serve uma base de drenagem?