Menu

    Equipamento frigorífico doméstico

    Loading...
    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Equipamento frigorífico para uso doméstico


    Os aparelhos de refrigeração são elementos indispensáveis, seja para uso doméstico ou para uso no setor da restauração. No entanto, qual é o aparelho mais apropriado para as suas necessidades? Precisa de um frigorífico com congelador? Ou de aparelhos separados? Neste guia, encontra uma visão geral das várias opções de equipamento frigorífico disponíveis.


    1. Frigoríficos combinados


    Além dos clássicos frigoríficos, estão disponíveis frigoríficos com congelador. Estes constituem uma opção compacta e prática, sendo particularmente apropriados para o uso doméstico. Já não necessita de um espaço adicional para uma arca congeladora o que torna esta variante bastante prática.


    Os combinados são compostos por um frigorífico e um compartimento de refrigeração num único aparelho. O frigorífico permite manter as bebidas e os alimentos frescos e o compartimento de refrigeração permite congelar alimentos como, por exemplo, gelados.


    1.1 Frigoríficos profissionais

    Perfeitos tanto para restaurantes, como para snack-bar, este modelo de frigorífico é idealmente concebido para utilização em estabelecimentos de restauração. O material de fabrico pode ser aço inoxidável, metal ou plástico, sendo também de limpeza fácil. Os regulamentos atuais exigem que sejam utilizados recipientes GN no armazenamento dos alimentos. Assim, pode organizar os alimentos no frigorífico de forma otimizada.


    Também estão disponíveis modelos especiais que foram concebidos apenas para determinados alimentos como, por exemplo, frigoríficos para carne ou para peixe. Estes modelos divergem no tipo de refrigeração, podendo, estes aparelhos dispor de refrigeração por convecção forçada ou de refrigeração por convecção natural. 


    As capacidades líquidas dos frigoríficos para o setor da restauração situam-se entre 180 e 750 litros.


    1.2 Frigoríficos de duas portas

    Os frigoríficos de duas portas para o setor da restauração são particularmente adequados para o seu estabelecimento, se necessitar de preparar vários pratos todos os dias. Estes modelos de porta dupla proporcionam o dobro do espaço para guardar alimentos.


    É, portanto, ideal para cantinas e serviços de catering devido à elevada coinfecção de pratos diariamente. Poupará tempo e terá sempre ao alcance vários alimentos frescos enquanto cozinha para os seus clientes. As capacidades líquidas dos frigoríficos dispostos lado a lado podem compreender um valor máximo de 940 litros.


    1.3 Arcas frigoríficas

    As arcas frigoríficas estão disponíveis como convencionais frigoríficos para o setor da restauração, com refrigeração por convecção forçada ou refrigeração por convecção natural. Se não dispõe de um combinado, mas necessita congelar determinados alimentos como, por exemplo, carne, peixe ou alimentos cozinhados, pode optar por uma arca frigorífica. As arcas frigoríficas estão disponíveis em diferentes tamanhos.


    As capacidades líquidas das arcas frigoríficas podem situar-se entre 125 e 520 litros.


    Para obter mais informações sobre congeladores, consulte o nosso guia.


    2. Equipamento frigorífico: níveis de desempenho


    O Marketplace da makro conta com uma ampla e clara gama de diferentes níveis de desempenho que podem ajudar a selecionar o aparelho certo. Em seguida, apresentamos uma visão geral para que possa escolher o aparelho adequado às suas necessidades:


    • * Até -6 graus Celsius; possível período de conservação dos alimentos: até 3 dias
    • ** Até -12 graus Celsius; possível período de conservação dos alimentos: até 4 semanas
    • *** Até -18 graus Celsius; possível período de conservação dos alimentos: até 3 meses
    • **** Abaixo de -18 graus Celsius; possível período de conservação dos alimentos: até 1 ano


    No entanto, tenha em atenção a forma como organiza o conteúdo, uma vez que os alimentos podem transferir os seus odores para outros alimentos ou mesmo para o aparelho. Neste caso, pode utilizar bloqueadores de odores compostos por leitos de carvão ativado, carvão ativado ou granulado de carvão ativado.


    Os bloqueadores de odores podem ser facilmente colocados no aparelho de refrigeração. Estes são biodegradáveis e asseguram que o sabor original dos alimentos permanece inalterado.


    3. Eficiência energética dos frigoríficos: A a G


    A partir de 1 de março de 2021 passaram a existir novas classes de eficiência energética. As classes vão de A a G, sendo A a classe de eficiência energética mais elevada e G a classe mais baixa. A abolição dos sinais de mais visa promover o aumento da clareza e da transparência.

     

    No entanto, deve considerar que se os anteriores aparelhos tinham uma classe de eficiência energética de A+++, tal não significa diretamente que estes têm agora uma classe de eficiência energética de A. A+++ é agora B, A++ é C, A é D, B é E, e assim por diante.


    Tal significa que a classe A não é inicialmente classificada até os fabricantes começarem a comercializar frigoríficos mais eficientes. Contudo, o legislador admitiu exceções que torna isentos alguns aparelhos da rotulagem obrigatória:


    Aparelhos de refrigeração com refrigeração por convecção natural ou refrigeração estática:

    Frigoríficos com portas de vidro

    Frigoríficos combinados

    Aparelhos de refrigeração abertos como vitrines refrigeradas

    Arcas frigoríficasarcas congeladoras

    Balcões refrigerados

     

    3.1 Quais são as especificações contidas na nova etiqueta energética dos frigoríficos?

    •  Um código QR. Desta forma, tem acesso a uma parte aberta ao público da base de dados de produtos da UE com informações sobre o modelo
    • O volume total de todos os compartimentos de congelação em litros
    • A classe de eficiência do aparelho
    • O consumo energético anual em kWh
    • O nível sonoro em dB(A) e agora também a classe de emissão sonora (A a D)
    • O volume total de todos os compartimentos de conservação e de refrigeração em litros

     

    A Comissão Europeia prevê descer o consumo energético anual deste grupo de produtos em cerca de 10 TWh até 2030.


    4. Equipamento frigorífico: limpeza e manutenção


    Um equipamento frigorífico deve ser submetido a uma limpeza profunda, pelo menos, duas vezes por ano. Assim, é possível evitar odores desagradáveis e a eventual formação de bolor. De resto, basta limpar o aparelho de refrigeração uma vez por mês.


    Para a limpeza, deve utilizar um pouco de água quente e vinagre ou bicarbonato de sódio. Não deve utilizar outros detergentes, uma vez que estes podem emitir substâncias nocivas que podem depois passar para os alimentos guardados.


    O compartimento de congelação deve ser regularmente descongelado. Para tal, o aparelho tem de ser completamente esvaziado. Pode deixar a porta aberta para acelerar a respetiva descongelação. Os blocos de gelo de maiores dimensões podem ser removidos com uma pequena espátula de plástico. Neste caso, também deve limpar o aparelho com água e vinagre, e deve-o deixar secar bem após a respetiva limpeza.


    FAQ

    Com que frequência se deve limpar um congelador?

    O que são os frigoríficos combinados?

    É possível absorver os odores dos equipamentos frigoríficos?