Menu

    Desidratadores de alimentos

    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image

    Ampla gama para profissionais

    Com mais de 150.000 produtos de marcas líderes

    Usp image

    Leve mais pague menos

    Beneficie de descontos até 20%, numa variedade de artigos, ao comprar em grandes quantidades

    Usp image

    Entrega direta na sua morada

    Encomende online, os produtos adquiridos serão entregues por transportadora na morada indicada, em qualquer ponto do território nacional

    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Desidratador: Secar frutas, legumes, carne e peixe


    Um desidratador de alimentos permite a preparação, em pouco tempo, de lanches saudáveis e saborosos como frutas secas, chips de legumes ou carne seca. Devido à secagem suave, os alimentos desenvolvem uma multiplicidade especial de sabores e aromas completamente novos. No guia seguinte, pode descobrir tudo o que precisa de saber acerca de desidratadores.


    1. Desidratadores de alimentos: vantagens


    As frutas secas, os chips de legumes ou a carne seca constituem um snack rápido e saudável para o lanche. Com a ajuda de um desidratador, é possível secar e conservar os alimentos em poucas horas, através de uma secagem suave. A secagem de alimentos preserva vitaminas, fibras e minerais valiosos.


    Por exemplo, pode conservar para o inverno frutas ou legumes frescos da horta, de forma simples e rápida, ou aproveitar restos de frutas e legumes de uma maneira fácil e deliciosa. Ao mesmo tempo, isso também atua contra o desperdício de alimentos e não há desperdício de embalagem quando é o próprio a secar os alimentos.


    O manuseamento de um desidratador é fácil e adequado para cozinheiros profissionais e amadores. Além disso, a utilização deste método de preservação é extremamente segura e não são necessários produtos químicos, em comparação com os alimentos secos convencionais do mercado.


    2. Desidratador de alimentos: funcionamento


    Um desidratador é constituído por várias prateleiras, onde são colocados os alimentos previamente cortados. Para obter um resultado de secagem ideal, os pedaços individuais devem ter espaço suficiente e não estarem sobrepostos. Semelhante a um forno de convecção, apenas com temperaturas significativamente mais baixas, os alimentos são secos suavemente até um máximo de 70 ºC


    A espiral de aquecimento integrada aquece o ar no dispositivo, que é distribuído continuamente por meio de um ventilador. O calor resultante elimina o líquido contido nos alimentos, conferindo-lhes mais validade. Dependendo do modelo, existem aberturas de ventilação na caixa ou na tampa, através das quais a humidade pode sair.


    2.1 Uso profissional

    Para o uso profissional, certifique-se de que utiliza um dispositivo com sistema deslizante e com um consumo de energia de, pelo menos, 750 W. Assim, obterá sempre resultados uniformes e reduzirá o tempo do processo de secagem. Também deve ter em atenção à regulação contínua da temperatura, uma vez que alimentos diferentes, requerem temperaturas diferentes.


    4. Vantagens e desvantagens dos diferentes modelos


    Na restauração, faz-se uma distinção entre sistemas de empilhamento e sistemas de encaixe. O sistema de empilhamento caracteriza-se, geralmente, por ter um preço de compra mais baixo e, portanto, ser mais adequado para o uso privado. No caso do sistema de empilhamento, os vários níveis são empilhados uns sobre os outros, para secar os alimentos.


    Os ventiladores deste modelo estão na parte superior ou inferior, o que pode provocar uma secagem desigual. Aqui, pode ser necessário, alterar os andares individuais durante o processo de secagem. Para o uso profissional na restauração, recomenda-se a utilização de desidratadores com sistema deslizante.


    Estes dispositivos são comparáveis a um forno de convecção. Ao contrário do que acontece no sistema de empilhamento, o ventilador situa-se na parte traseira do dispositivo, garantindo, assim, uma circulação de ar horizontal e contínua. Os alimentos contidos secam uniformemente, sem necessidade de troca das gavetas. Dependendo da área de aplicação, pode escolher entre modelos com um número diferente de gavetas.


    4. Desidratador: materiais


    A forma mais rápida e fácil de limpar um desidratador de alimentos é manualmente com água morna e um pouco de detergente. Geralmente, os desidratadores são fabricados num material facilmente lavável, portanto, um pano húmido costuma ser suficiente para a limpeza externa.


    Se possível, não utilize produtos de limpeza agressivos para não danificar o material do desidratador de fruta. As gavetas ou os andares podem ser retirados facilmente e limpos no lava-louças. A maioria das gavetas disponíveis no mercado também pode ser colocada na máquina de lavar louça, o que torna a limpeza ainda mais cómoda.


    Certifique-se de que as gavetas estão completamente secas, antes de as voltar a colocar no desidratador. Assim, evitará o desenvolvimento de bactérias e de bolor provocados pela eventual humidade residual.


    Para o setor da restauração, recomenda-se ainda a utilização de um desidratador de alimentos profissional de alta qualidade em aço inoxidável, por ser um material mais duradouro e fácil de limpar. Os dispositivos em aço inoxidável também oferecem um suporte mais estável e são significativamente mais robustos.


    FAQ

    Como funciona um desidratador?

    Como armazenar corretamente os alimentos secos?

    Preciso de uma película de secagem ou de uma base de silicone?

    Como cortar os alimentos secos?