Menu

    Conjuntos de talheres para restauração

    Loading...
    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    O talher certo para cada refeição


    Num restaurante ou em casa, além dos pratos, taças e chávenas, os talheres são uma parte fundamental dos artigos básicos. No entanto, qual é o talher que não deve faltar à mesa? E quais são as diferenças entre eles? O nosso guia apoia-o na escolha certa.


    1. Talheres: garfo, faca e outros


    Tem o seu faqueiro em casa e pergunta-se que talheres estão em falta para que sua mesa fique perfeita? Fundamental: consoante o prato, assim varia o talher. Mas, afinal, que talheres existem? A seguir, apresentamos-lhe uma lista dos mais importantes tipos de talheres:


    • Faca
    • Garfo
    • Colher
    • Talher de peixe
    • Talher de carne
    • Talher de sobremesa
    • Talher de bolo
    • Talher de criança
    • Pauzinhos


    Na secção seguinte, vamos descrever detalhadamente os componentes individuais do faqueiro.

     

    Faca: para cada tipo de comida há uma faca adequada, que lhe permite cortar a comida em pedaços pequenos, com a maior facilidade possível. Que tipos de facas existem?


    • Faca de mesa
    • Faca de sobremesa
    • Faca de fruta
    • Faca de manteiga
    • Faca de tarte


    Garfo: são vários os tipos de garfos que existem. Para o almoço/jantar ou para o bolo da sobremesa: a cada prato o seu garfo. Graças à enorme variedade de garfos, pode espetar e saborear ao máximo a sua comida favorita.


    • Garfo de bolo
    • Garfo de sobremesa
    • Garfo de fondue


    Colher: a colher de sopa é particularmente indicada quando serve refeições líquidas, como sopas. Existem ainda as seguintes variantes:


    • Colher de café/chá
    • Colher de café expresso
    • Colher de sobremesa

    Com o talher certo consegue cortar, triturar, dar colheradas ou espetar perfeitamente a comida. Enquanto a faca, o garfo e a colher podem ser usados universalmente, sendo, por isso, mais frequentes, as variantes mais específicas, como é o caso do talher de bolo é, geralmente, colocado na mesa apenas quando servem os seus bolos favoritos.


    2. Comprar talheres em conjuntos ou individuais?


    Quando se trata de talheres específicos, como o talher de peixe, o talher de sobremesa ou o talher de criança, recomenda-se comprar em conjunto. Assim terá todos os talheres à mão, de forma rápida e adequada. Abaixo, encontra mais informações sobre as características e diferenças dos conjuntos individuais:


    Talher de peixe: destina-se, sobretudo, a cortar o peixe assado ou grelhado. A faca destaca-se pelo formato invulgar que permite retirar a pele do peixe com a máxima precisão. O talher de peixe é ainda constituído por um garfo apropriado que é particularmente plano e com dentes bem espaçados, permitindo a remoção da pele do peixe, rápida e eficientemente.


    Talher de carne: para cortar a carne assada ou grelhada. A faca é particularmente afiada, com ondulação facilitando o corte da carne com a máxima precisão e simplicidade.  


    Fundamental: quanto mais afiada é a faca, menor é o esforço necessário ao cortar. O garfo, a condizer, garante estabilidade enquanto corta.


    Talher de criança: facilita a alimentação das crianças, já que garfo, faca e colher são nitidamente menores e costumam ter punhos mais amplos. Estes talheres, comparativamente aos talheres convencionais, são rombos para minimizar o risco de lesões. Acrescente-se que o talher de criança destaca-se, devido à inclusão de padrões ou desenhos específicos, tais como, motivos de histórias infantis.


    3. Diferentes materiais dos talheres


    Além das toalhas de mesa, pratos e chávenas, os talheres certos são essenciais para uma mesa perfeita.  Aquando da escolha do talher perfeito, primeiramente, coloca-se a questão de qual material mais adequado para si.


    3.1 Faqueiro de ouro e prata

    Os talheres de ouro são ideais para ocasiões especiais. No entanto, em comparação com outros materiais, são mais dispendiosos e requerem um cuidado especial. Tal como o faqueiro de ouro, os talheres de prata são também adequados a ocasiões especiais. Sendo, neste caso, menos dispendiosos do que os de ouro. Requerem, igualmente, cuidados especiais.


    3.2 Faqueiro de aço inox

    O aço inox encontra-se entre os materiais prediletos, visto que não exige um cuidado especial e é robusto.  Acrescente-se que o faqueiro de aço inox, normalmente, pode ir à máquina de lavar louça, permitindo a sua rápida e eficiente utilização pelos restaurantes.


    O aço inox além der se robusto, também tem uma apresentação moderna e de alta qualidade, que combina com qualquer estilo de decoração, possibilitando uma utilização flexível pelos restaurantes. Graças ao design intemporal, o faqueiro de aço inox não só é de uso universal como também transmite brilho e elegância devido à sua superfície polida, não obstante o design simples.


    Os talheres de aço inox estão disponíveis com superfície acetinada ou com alto brilho, para que tenha talheres adequados a cada ocasião.


    3.3 Faqueiro de madeira

    Interessa-se por talheres descartáveis e amigos do ambiente? Nesse caso, o faqueiro de madeira é a escolha ideal para si. Os produtos descartáveis, são geralmente usados por um curto período de tempo, acabando rapidamente no lixo. 


    Daí a importância que sejam desenvolvidas alternativas mais amigas do ambiente. O faqueiro de madeira é bastante adequado para levar consigo, pois é leve o que facilita o seu transporte. É por isso, também, muito popular na prática de campismo.


    4. Faqueiro preto


    O faqueiro preto é cada vez mais popular devido ao destaque proporcionado pelo seu extraordinário aspeto elegante. A cor dos talheres, por norma, deve-se a um revestimento PVD. O design é intemporal, combinando o aspeto do faqueiro perfeitamente com os pratos, copos e outros semelhantes já existentes.


    5. Pôr a mesa: colocar os talheres corretamente


    Gostaria de pôr a mesa de forma visualmente apelativa e elegante? Não sabe como colocar os talheres corretamente? Na secção seguinte, encontrará as dicas e truques mais importantes para a colocação dos talheres.


    Fundamental: a faca e a colher devem ser colocadas à direita e o garfo à esquerda. Tenha em atenção que o lado afiado da faca deve ficar virado para o prato. Os talheres são colocados de acordo com a sequência do menu, de fora para dentro, o que significa que, para o primeiro prato, deve-se usar os talheres mais exteriores ou afastados.


    Dica: se pretender acrescentar os talheres de sobremesa, tenha em atenção que estes devem ser colocados na parte superior do prato. Talheres menores, tais como a colher de café expresso, são igualmente colocados na parte superior do prato.


    FAQ

    O que considerar ao comprar talheres?

    Os talheres podem ir à máquina de lavar louça?

    Existem talheres descartáveis sustentáveis?