Menu

    Calçado

    Loading...
    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Calçado de trabalho para a sua segurança


    A variedade de calçado de trabalho é incrível: desde botas de segurança florestal, calçados baixos de segurança, sandálias com sola antiderrapante ou anti-perfuração a sapatos de trabalho com biqueira reforçada com aço.


    1. Calçado de trabalho: critérios de compra


    ​1.1 Calçado de trabalho: obrigatório

    O calçado de segurança deve ser usado na indústria, na jardinagem e no paisagismo, mas também pelos bombeiros e serviço de resgate. Existe também calçado de segurança para talhantes e cozinheiros.


    Qual a legislação laboral e qual a taxa padrão aplicável varia de profissão para profissão. Uma vez que o calçado de segurança não faz parte do vestuário de trabalho, mas sim do equipamento de segurança ao abrigo da legislação laboral, seus custos devem ser assumidos pelo empregador. Apenas aqueles que decidem usar calçado de segurança sem circunstâncias imperiosas devem pagar pelos mesmos.


    1.2 Diferentes categorias

    Existem diferentes categorias para o calçado de segurança. Muitas vezes este calçado possui na parte frontal uma capa protetora, geralmente metálica, para os dedos dos pés (biqueira).


    Está também disponível calçado de segurança impermeável e antiderrapante. Se pretender adquirir este tipo de modelos, deve informar-se previamente sobre as diferentes categorias e a norma ISO requerida, pois cada área de trabalho tem as suas próprias exigências em termos de calçado. Os calçados de matadouro, por exemplo, devem ser antiderrapantes e impermeáveis, enquanto os calçados para eletricistas devem ser isolantes.


     1.3 Calçado de trabalho: modelos e cores

    Quando se trata da escolha de cores do calçado de trabalho, não há muitas opções disponíveis: preto, castanho e azul são predominantes.


    Quanto a modelos, o mais comum é a do calçado de segurança, que vai abaixo ou acima do tornozelo, mantendo-o, assim, protegido. Outros modelos conhecidos são a bota de segurança (bota de borracha), na altura ou acima do joelho, e a sandália de segurança. Esta também está disponível com biqueira, combinando conforto arejado com segurança.


    2. Calçado de trabalho: normas e valores


    Em muitas profissões, o calçado de segurança é prescrito pelas associações profissionais. Em geral, o calçado de segurança é classificado em SB (requisitos básicos), S1 (requisitos adicionais) e S5 (requisitos adicionais suplementares). Maioritariamente, é necessário calçado de segurança nas categorias S1P, S2 e S3. Sendo o "P" em S1P referente a uma sola resistente a perfurações.


    Para uma melhor visão geral, o calçado de segurança é subdividido de acordo com uma norma ISO. Os silvicultores, carpinteiros, lenhadores e outros artesãos que trabalham com serras elétricas e motosserras, por exemplo, devem usar calçados especiais de proteção contra cortes.


    Estes calçados têm um comprimento de eixo de pelo menos 19,5 centímetros, biqueira de proteção, proteção do tornozelo e proteção contra cortes. Além disso, estão de acordo com a norma ISO EN 20345 e protegem os pés de acidentes graves com a serra.


    3. O calçado de segurança como acessório


    Atualmente, os calçados de segurança não são adquiridos apenas por trabalhadores, bombeiros e artesãos: este tornou-se num fenómeno de moda em certos círculos, pois os mais clássicos fazem lembrar as botas militares. Portanto, é possível encontrá-los em muitas cores e com estampas diferentes.


    No entanto, muitos destes calçados de segurança "da moda" não cumprem os requisitos oficiais de segurança e não possuem um certificado, o que levou à tomada de algumas medidas especiais. Por exemplo, este tipo de calçado é agora proibido nos estádios de futebol ingleses por ser considerado uma arma, pelas autoridades locais.


    4. Calçado de trabalho: elegância e proteção


    O calçado de trabalho de alta qualidade está agora também disponível numa grande variedade de modelos. Os mais modernos podem ter a forma de calçado de corrida ou ténis desportivos ou até mesmo assemelhar-se a elegantes botas de Inverno. Há também botas de borracha que satisfazem todos os requisitos de segurança. Estas são usadas principalmente em matadouros, por silvicultores ou por agricultores.


    Para as mulheres, existe também calçado de trabalho elegante com salto alto que não mostra imediatamente que inclui uma biqueira protetora e que são ao mesmo tempo antiderrapantes e impermeáveis. Tais modelos de segurança femininos "elegantes" são usados, por exemplo, por pessoal de segurança feminino ou, na indústria, por gestoras de produção, combinando com o look empresarial habitual.


    Está disponível também calçado de segurança para mulheres que, com um salto de oito centímetros, poderiam ser facilmente encontrados na categoria “saltos altos” no setor de lazer.