Menu

    Varinhas mágicas para restauração

    Loading...
    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Varinhas mágicas para profissionais da restauração


    As varinhas mágicas são aparelhos muito importantes e são uma obrigação em qualquer cozinha profissional. Geralmente, estes aparelhos consistem de um bloco motor e uma lâmina substituível, podendo esta última ser trocada por outra diferente para alcançar a função desejada. Uma varinha manual permite-lhe preparar purés, molhos, cremes, batidos e muito mais para os seus clientes. Também oferecem a possibilidade de picar diferentes tipos de ingredientes ou misturar a massa de bolos ou pastelaria, conseguindo uma massa homogénea e poupando muito tempo e esforço.  Estes dispositivos apresentam normalmente vários ajustes de velocidade para que possa elaborar os pratos com um toque pessoal e impressionar os clientes no seu negócio. Neste guia explicamos o que deve considerar ao procurar a varinha mágica ideal para si.


    1. Varinha mágica: critérios de compra


    As varinhas mágicas podem ser usadas numa série de aplicações diferentes. Portanto, ao adquirir uma, deve considerar se pretende fazer puré, picar, ralar, cortar ou amassar.


    A melhor opção é optar por uma varinha mágica que lhe permita comprar diferentes lâminas e trocá-las de acordo com as necessidades do seu negócio. Para o ajudar na escolha da varinha mágica adequada às suas necessidades, na secção seguinte, consideramos alguns aspetos particularmente importantes:


    • Comprimento da varinha: Dependendo do local onde pretende usar a varinha, terá de comprar um aparelho com uma haste mais curta ou mais comprida. Os modelos com uma haste curta têm normalmente um comprimento de haste de 15 cm, enquanto os modelos mais longos podem ter um comprimento de haste de 70 cm. Como regra geral, quanto mais alto for o recipiente, mais comprido deverá ser a haste.


    • Material: As varinhas podem ser em plástico ou aço inoxidável. Para escolher o material mais adequado às necessidades do seu negócio, considere com que frequência a varinha será usada.


    • Modo de funcionamento: As varinhas mágicas estão disponíveis com uma bateria recarregável (modelos sem fio) ou com fio. Os modelos sem fio são ideais para cozinhas onde existem poucas tomadas de energia. Em geral, estes aparelhos são um pouco mais pesados do que os modelos com fio.


    • Nível de potência: Antes de escolher o modelo de varinha mágica, deve pensar na finalidade  e frequência com que a vai usar. Dependendo se pretende usar a varinha frequentemente ou apenas ocasionalmente, será aconselhável comprar um aparelho com um nível de potência superior ou inferior. Também deve pensar no tipo de pratos que vai preparar com a varinha. Quanto maior for a potência do aparelho, mais dura e espessa poderá ser a comida que pode preparar.  Muitas varinhas têm uma função "turbo" para poder picar ou moer ingredientes mais duros.


    • Número de ajustes de velocidade: Dependendo do modelo que escolher, a varinha mágica terá um ou mais ajustes de velocidade. Isto permite-lhe picar ou triturar muitos alimentos diferentes.


    • Velocidade de mistura: As rotações por minuto são um critério muito importante na escolha da varinha mais adequada para o seu negócio. Dependendo da quantidade de alimentos que necessita misturar e da velocidade com que deseja preparar os pratos, será aconselhável escolher um modelo ou outro. Os modelos padrão normalmente atingem até 9000 rotações por minuto, enquanto os aparelhos para uso profissional podem atingir até 14.500 rotações por minuto.


    • Limpeza: A limpeza adequada das varinhas depende do design e dos componentes do aparelho em questão. Os pés removíveis destes dispositivos são normalmente laváveis na máquina de lavar louça, enquanto as varinhas com pés não removíveis devem ser embebidas em água morna e depois limpas com uma escova.


    2. Varinhas em aço inoxidável


    Dependendo do uso pretendido da varinha mágica, pode escolher entre dois tipos de materiais: plástico e aço inoxidável. A principal diferença entre os modelos num ou noutro material é normalmente encontrada no cabo e no pé da varinha. A lâmina é feita de aço inoxidável em todos os modelos, já que estas cortam perfeitamente. As varinhas em aço inoxidável são muito populares nas cozinhas profissionais.


    Estes aparelhos são mais elegantes e pesados em comparação com as versões em plástico e, nos modelos com lâmina removível, esta é muitas vezes lavável na máquina de lavar louça. Além disso, a utilização de uma varinha de aço inoxidável ajuda a assegurar o cumprimento das medidas de higiene na indústria da restauração.


    O material é também insípido, inodoro e geralmente muito robusto. Por outro lado, as varinhas de aço inoxidável são mais duráveis e mais dispendiosas do que os modelos de plástico. Os modelos de plástico, contudo, destinam-se principalmente ao uso doméstico. As varinhas em plástico são geralmente mais económicas que as varinhas de aço inoxidável.


    Além disso, estes aparelhos estão disponíveis em diferentes cores, para que possa comprar um modelo que melhor se adapte ao seu gosto pessoal. No entanto, deve estar ciente de que o pé do liquidificador pode descolorir com o tempo se entrar em contacto com alimentos.


    3. Potência das varinhas mágicas


    Como já mencionámos, a potência da varinha mágica é fundamental quando se trata de escolher um modelo ou outro. No que diz respeito à potência adequada, primeiramente deve ser claro quanto à frequência com que vai usar o aparelho e o que pretende preparar com o mesmo.


    Deve também considerar que tipo de comida pretende cortar, misturar ou triturar, a fim de evitar a compra de um modelo com uma potência demasiado alta ou demasiado baixa, poupando dinheiro.


    Numa casa convencional onde a varinha mágica só será usada ocasionalmente, um modelo com uma potência de 300-500 watts é suficiente. Para uso na indústria da restauração, no entanto, é recomendado optar por um aparelho com uma potência de pelo menos 700 watts.


    Regra geral:


    • Para picar alimentos duros como chocolate ou nozes, precisará de um aparelho com uma potência de 700-1000 watts.
    • Para picar frutas e legumes, precisará de um modelo com uma potência de 400-700 watts.
    • Para preparar sopas, batidos ou puré de batata, um aparelho com uma potência de 300-400 watts é normalmente recomendado.


    Dispositivos com potências superiores também podem reduzir o tempo de confeção e preparação dos alimentos. Além disso, as varinhas mágicas com um nível de potência mais elevado podem moer muito os ingredientes e assim alcançar uma consistência mais fina do produto.


    4. Varinhas sem fio


    As varinhas sem fio são aparelhos com uma bateria recarregável localizada na pega junto ao motor, permitindo-lhe trabalhar de forma mais flexível. Graças a estes aparelhos, pode mover-se livremente e alcançar cada canto dos seus tachos e panelas.


    Também lhe permitem cozinhar sem que o cabo do aparelho se interponha no caminho ou caia acidentalmente algures. Além disso, as varinhas são frequentemente tão potentes como os modelos com cabo.


    No entanto, não se esqueça que elas requerem espaço para a estação de carregamento e pesam mais do que os modelos com fio. Para uso na sua cozinha profissional, recomendamos um modelo com fio, para que possa usar o aparelho por mais tempo sem necessitar recarregar constantemente a bateria.


    5. Varinha mágica: conjunto


    Se optar por um aparelho com um suporte removível, recomendamos-lhe que compre um conjunto. Desta forma, para além da varinha mágica, estão também incluídos acessórios como por exemplo:


    • Dispositivo misturador
    • Triturador
    • Batedor
    • Suporte de parede
    • Gancho de amassar
    • Mixer

    FAQ

    Para que servem as varinhas mágicas?

    Quantos watts deve ter uma varinha mágica?

    De que material deve comprar uma varinha mágica?