Menu

    Processadores de alimentos

    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Processador de alimentos: aparelho multifuncional


    Tanto para cozinhas profissionais quanto privadas, o processador de alimentos é uma grande ajuda na preparação de pratos elaborados e na cozedura. Quer seja para cozinhar ou assar, os aparelhos multifuncionais poupam ao cozinheiro o trabalho de misturar, mexer ou cortar os alimentos. No nosso guia, apresentamos-lhe as funções dos processadores de alimentos e explicamos-lhe qual é o aparelho mais adequado para si.


    1. Processadores de alimentos: multifuncionais


    Por vezes é necessário agilidade e rapidez, a fim de confecionar pratos elaborados em simultâneo com muitas outras etapas de preparação. Em tal situação, um aparelho multifuncional é a ajuda adequada, pois é extremamente eficaz, permitindo poupar energia e tempo ao cozinhar e cozer.


    Um processador de alimentos amassa, pica, prepara puré, mistura e tritura os ingredientes de que necessita para os seus pratos. Para além disso, estes aparelhos também podem fritar, cozer alimentos a vapor, e refogar.


    Através dos  seus diferentes acessórios, várias tarefas de preparação podem ser executadas de forma totalmente automática, com um aparelho apenas. Isto poupa tempo e espaço na cozinha, pois como é compacto requer pouco espaço para ser usado.


    Existem basicamente três modelos diferentes de processador de alimentos. Seguidamente apresentamos quais os modelos e para que fim são adequados.


    1.1 Processador de alimentos com braço giratório

    Este modelo é composto por um bloco motor, um copo misturador e, como o nome sugere, um braço giratório. Isto torna o processador de alimentos um aparelho multifuncional. O braço giratório pode ser equipado com vários acessórios para amassar, misturar ou picar diferentes ingredientes.


    1.2 Processador de alimentos compacto

    Este processador de alimentos funciona quase como um misturador. Está disponível com uma tigela de mistura e é possível fixar vários acessórios no fundo da tigela para misturar, amassar e picar ingredientes. O motor move estes acessórios e processa os alimentos na tigela.


    1.3 Processador de alimentos com função de cozedura

    Alguns multiprocessadores de alimentos também incluem uma placa de indução, possibilitando a confecção de outros alimentos. Com funções tais como cozinhar, assar e refogar, é possível preparar pratos completos.


    Além disso, pode utilizar vários programas para fazer os ajustes que desejar. Encontrará tanto programas automáticos, ou seja, funções pré-programadas, como programas ajustáveis manualmente. Então tudo o que necessita fazer é esperar enquanto o processador de alimentos confeciona o prato por si próprio.


    O processador de alimentos com função de cozedura é um aparelho multifuncional, uma vez que não só pode misturar e picar, como também cozinha. Deste modo, sopas, guisados, pratos de carne com molhos e todo o tipo de vegetais podem ser preparados de forma simples e fácil.


    1.4  Processadores de alimentos profissionais

     Os processadores de alimentos profissionais são vantajosos para ambos os setores, profissional e privado. Embora exista toda uma grande variedade de fabricantes, todos, certamente, com as suas vantagens, marcas como Kitchenaid e Thermomix são provavelmente as mais conhecidas. 


    Estas oferecem muitas funções adicionais úteis e, dependendo do modelo, são processadores de alimentos multifuncionais com os quais se pode não só amassar, misturar e picar, mas também cozinhar, brasear, assar e fritar. Além dos vários programas de preparação de pratos também está disponível uma vasta gama de acessórios para adaptar ao aparelho, tornando-os bastante mais versáteis.


    2. Processador de alimentos: funções


    Os processadores de alimentos, consoante o modelo, podem incluir diferentes funções que facilitam a confecção dos seus pratos. A seguir indicamos as principais funções disponíveis de forma a facilitar a sua escolha e garantir que esta se adequa às exigências do seu negócio.


    2.1 Função de cozedura 

    Com um processador de alimentos com função de cozedura, também pode assar muito facilmente. A massa é amassada pelo processador e tudo que precisa de fazer é acrescentar os ingredientes necessários. O processador de alimentos amassa e mistura a massa de maneira completamente automática, o que lhe poupa muito tempo e esforço. Além disso, o processador de alimentos amassa muito mais eficientemente do que se poderia fazer à mão.


    Ao preparar a massa de forma otimizada, não só poupa muito tempo, como também obtém uma qualidade ótima para os seus produtos cozidos. Uma vez amassada a massa, pode simplesmente selecionar um programa de cozedura e o processador de alimentos cozerá o seu pão de forma uniforme e totalmente automática.


    Outra grande vantagem é que só precisa de um aparelho para isto, enquanto com a cozedura manual do pão precisaria de vários aparelhos e utensílios. Se estiver especificamente à procura de uma máquina de massa, então recomendamos que dê uma vista de olhos à nossa categoria máquinas de massa.


    2.2 Função moedor de carne

    Deseja para além de assar ou refogar carne para os seus pratos, também processar carne crua sem a cozinhar de imediato? Isto também é possível com um processador de alimentos. Graças à possibilidade de utilizar diferentes acessórios, um processador de alimentos está adequado para o processamento de carne.


    Com os acessórios adequados, o seu processador de alimentos torna-se rapidamente um moedor de carne para que possa fazer a sua própria carne picada ou salsichas. Pode até mesmo decidir a grossura em que a carne deve ser moída. O mais importante é que decida qual a carne que pretende utilizar. Frescura, sabor e qualidade únicos estão, portanto, nas suas próprias mãos.


    2.3 Função balança

    Os processadores de alimentos de alta qualidade estão equipados com todos os tipos de funções adicionais. Estas funções são concebidas para tornar o seu trabalho o mais fácil possível. Assim, estes aparelhos não só aliviam o esforço físico, mas também, por exemplo, a pesagem dos ingredientes.


    O recipiente do processador de alimentos pode, portanto, ser equipado com uma balança integrada e uma balança para líquidos. Isto permite-lhe medir rapidamente os ingredientes necessários e visualizar quantos gramas ou litros já estão na tigela.


    Em alguns modelos, o braço giratório sobe automaticamente após a preparação, permitindo a remoção direta da tigela. Assim, os processadores de alimentos são muito precisos, não só em termos de preparação, mas também no que respeita aos processos.


    3. Processadores de alimentos: potência e volume


    Um dos fatores mais importantes quando se compra um processador de alimentos é a certeza acerca da potência e capacidade que o processador de alimentos escolhido pode fornecer. Consoante o modelo estes aparelhos oferecem mais ou menos capacidade.


    Para uso doméstico normal e dependendo do objetivo, os processadores de alimentos com menos watts são suficientes, mas deve-se considerar o que se pretende preparar com o aparelho, porque a baixa potência pode ser uma desvantagem se estiver a confecionar grandes quantidades.


    Se quiser processar quantidades maiores, um aparelho mais potente é também uma boa opção. Para processar massa e alimentos mais duros, necessitará definitivamente de um processador de alimentos com uma potência de 900 - 1000 W. Para simplesmente misturar ou fatiar, 400 - 500 W são suficientes.


    Especialmente no setor da restauração ou em casas onde são cozidas maiores quantidades de comida, recomendamos um aparelho com uma potência elevada.


    Visão geral das potências necessárias:


    • 300 - 800 W: Processadores de alimentos com tigelas para pequenas capacidades. Preparar porções menores, cortar vegetais, e bater ou misturar líquidos (massas ou sopas) não é um problema.
    • 900 - 1500 watts: Processadores de alimentos com os quais se pretende processar quantidades maiores e alimentos mais duros. Amassar massas pesadas e picar carne ou mesmo nozes não é um problema.


    Alguns aparelhos incluem um dispositivo no motor que o impede de funcionar diretamente na potência máxima. Isto protege o motor e aumenta o tempo de vida da sua máquina. Adicionalmente também dispõem de controlos de velocidade, que podem ser definidos entre níveis 2 e 10, dependendo do modelo.


    Dica: Antes de comprar, pergunte ao fabricante sobre a potência real que o motor transmite. As especificações do produto podem diferir da potência declarada.


    O volume de litros para a tigela também depende da quantidade que se pretende confecionar. Uma tigela com uma capacidade de 5 litros é normalmente suficiente para 4 pessoas. Se quiser cozinhar para reuniões familiares ou em férias e estiver à espera de mais convidados, também pode utilizar tigelas com capacidade até 10 litros.


    4. Processadores de alimentos: acessórios e peças


    Os acessórios normalmente fornecidos com o processador de alimentos incluem, por exemplo, batedor de claras, batedores e misturadores de massa. Os processadores de alimentos multifuncionais também incluem acessórios para cortar e picar.


    Para expandir as suas opções e experimentar todas as capacidades do seu processador de alimentos, pode adquirir acessórios adicionais:


    • Diversos acessórios para a preparação de massas
    • Acessórios para fatiar e ralar
    • Ralador
    • Triturador de gelo
    • Acessórios para confecionar pastas
    • Moedor de carne
    • Moedor (por exemplo, de café)
    • Juicer
    • Cortador de legumes


    Como peças sobressalentes, deve ter sempre à mão várias tigelas e acessórios do mesmo tamanho e de tamanhos diferentes. Desta forma, ainda está pronto a usar se uma peça estiver danificada ou muito suja.

    FAQ

    Que processador de alimentos comprar?

    Qual processador de alimentos para a massa de pão?

    Qual é o melhor processador de alimentos?

    O que se pode preparar com um processador de alimentos?