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    Mesas de escritório

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    Mesas de escritório para o seu negócio


    Seja para transmitir uma imagem de profissionalismo na recepção, para realizar reuniões, convenções ou conferências, ou simplesmente um lugar cómodo onde pode fazer o seu trabalho de escritório, a mesa adequada é fundamental. Descubra no nosso guia que tipos de mesas de escritório que estão disponíveis e para que fins são adequadas.


    Importância de dispor de mesas de escritório


    No setor da restauração e hotelaria, dispor de mesas de escritório adequadas é fundamental para garantir a eficiência e a produtividade dos funcionários. Além disso, as mesas de escritório desempenham um papel essencial na criação de uma boa imagem profissional do seu negócio para os clientes.


    Assim, torna-se fundamental, reconhecer que diferentes espaços no escritório requerem diferentes modelos de mesas. Por exemplo, na receção, é essencial incluir uma mesa espaçosa e bem organizada, onde os funcionários possam receber os clientes de forma eficiente. Já nos escritórios administrativos, é necessário ter mesas com gavetas e espaço para armazenamento de documentos, de forma a garantir a organização e a facilidade de acesso aos materiais necessários.


    Além disso, as mesas de escritório devem ser ergonómicas, proporcionando conforto e praticidade aos funcionários. Isso contribui para a prevenção de problemas de saúde relacionados à postura incorreta durante longas horas de trabalho. Ao investir em mesas de escritório de qualidade, as empresas do setor da restauração e hotelaria demonstram profissionalismo e preocupação com o bem-estar de seus funcionários. 


    Isso também pode influenciar positivamente a percepção dos clientes, transmitindo uma imagem de organização e eficiência. Portanto, é essencial escolher mesas de escritório adequadas aos diferentes espaços e necessidades do negócio, garantindo assim maior produtividade e uma boa imagem profissional.


    Nas secções seguintes abordamos mais detalhadamente os diferentes modelos de mesas de escritório, suas funcionalidades, bem como os principais critérios a considerar aquando da compra destes artigos.


    2. Mesas de escritório: modelos


    Diferentes áreas de trabalho, diferentes necessidades, na área de escritórios existe a mesa adequada para cada finalidade. Um balcão de recepção, por exemplo, deve obviamente, ter qualidades diversas de uma secretária. Num escritório em plano aberto, algumas mesas são mais apropriadas do que no local de trabalho do seu próprio quarto.


    De forma a poder auxiliá-lo na sua escolha, apresentamos aqui os modelos de mesas mais comuns para o setor profissional:


    2.1 Secretárias: para atividades comuns de escritório

    Pessoas com profissões de escritório passam muito tempo às suas secretárias, daí que seja de extrema importância que o posto de trabalho satisfaça as suas necessidades, assim este: deve ser prático e permitir o armazenamento de todos os seus materiais de escritório e artigos de trabalho, bem como ser de limpeza fácil.


    Consequentemente, deve possibilitar uma postura saudável e confortável. Existem muitos modelos práticos: alguns oferecem bastante espaço de armazenamento, outros permitem ajustar a altura do tampo da secretária à sua altura, e outros são leves e adaptam-se bem em conjuntos.


    2.2 Mesa alta para uma postura saudável

    As mesas em pé são particularmente favoráveis às costas ergonómicas. Em regra, estas são secretárias que podem ser ajustadas mecanicamente ou manualmente a uma altura que lhe permita trabalhar confortavelmente em pé.


    Num escritório partilhado, é recomendável utilizar uma solução o menos ruidosa possível, que permita aos seus empregados concentrarem-se no seu trabalho num ambiente silencioso, apesar da mudança na altura da mesa.


    2.3 Mesa do computador para PC e laptop

    As mesas de trabalho especialmente concebidas para o trabalho informático apresentam normalmente áreas de armazenamento separadas para monitores e teclado.


    São particularmente úteis para pequenas áreas de trabalho com pouco espaço de armazenamento, uma vez que muitas vezes também poupam mais espaço do que as mesas de trabalho clássicas. Modelos ajustáveis em altura estão disponíveis e alguns incluem  rodízios, o que os torna extremamente flexíveis.


    2.4 Mesa de reunião para um grupo maior

    As mesas de reunião e conferência desempenham funções especiais. Indicam prestígio, oferecem espaço para várias pessoas e muitas vezes incluem extras tais como caixas de cabos ou canais de alimentação para vários dispositivos. Alguns modelos podem ser utilizados tanto como uma imponente secretária para o gabinete executivo, quer como para pequenas reuniões.


    2.5 Balcão de recepção para uma boa imagem

    A primeira imagem influência bastante, isto também se aplica às instalações do seu negócio. Portanto, faz sentido assegurar uma aparência profissional e positiva da sua área de recepção com o balcão de recepção adequado.


    O mobiliário de recepção também tem muito a oferecer em termos de praticidade: normalmente inclui muito espaço para armazenar materiais, para ocultar o que não for ideal, e prateleiras largas nas quais pode exibir material informativo ou formulários de registo e onde os seus clientes podem entregar ou preencher algo sem se sentirem apertados.


    3. Mesas de escritório: critérios de compra


    Depois de decidir qual o tipo de mesa de trabalho adequada para as suas instalações, já pode considerar os pormenores. A fim de criar um ambiente coerente e de adaptar o mobiliário a todas as circunstâncias e necessidades, temos algumas dicas para a compra da sua mesa de escritório.


    3.1 Funções

    Dependendo das suas necessidades, o seu escritório deve cumprir diferentes funções. A fim de acomodar todas as dimensões do corpo e permitir que todos trabalhem de forma saudável, especialmente as secretárias que não são apenas utilizadas por si, devem ser ajustáveis em altura.


    Algumas pessoas preferem trabalhar de pé ou variar a sua altura, por isso os modelos com bases ajustáveis em altura podem ser investimento vantajoso na satisfação e saúde dos seus empregados.


    Para a utilização de computadores ou outros aparelhos elétricos, as opções de armazenamento invisível de cabos são ideais, mesmo os simples canais de alimentação ajudam a criar locais de trabalho organizados sem a desordem de cabos. A possibilidade de armazenar documentos e materiais de escritório de uma forma estruturada também facilita o trabalho profissional.


    Alguns modelos de mesas de escritório especiais incluem tampos de trabalho inclináveis, que são utilizados para atividades que envolvem desenho.


    3.2 Materiais

    As mesas de escritório possuem frequentemente uma base em aço revestido. Isto é estável e, portanto, resistente, perfeitamente adequado para uma utilização flexível na vida quotidiana do escritório.


    Os tampos das mesas estão disponíveis em todos os tipos de materiais, populares aqui são MDF revestidos ou aglomerados, bem como madeira ou plástico. Em qualquer caso, deve procurar um revestimento de superfície impermeável, resistente a riscos e fácil de limpar, bem como uma elevada estabilidade.


    3.3 Dimensões

    Deve escolher o tamanho da mesa de acordo com o tamanho da sala e das suas necessidades. As mesas de computador são normalmente um pouco menores comparativamente com os tamanhos tradicionais e podem por isso ser facilmente integradas em pequenas áreas de trabalho. Estão disponíveis com bancadas a partir de aproximadamente 90 cm de largura e 50 cm de profundidade.


    Para mesas de escritório que são utilizadas para trabalhos mais versáteis e que também devem oferecer opções de armazenamento, são comuns dimensões de aproximadamente 120 a 160 cm de largura e 60 a 80 cm de profundidade. No entanto, também são possíveis versões maiores se, por exemplo, forem necessários mais de dois monitores para uma atividade.


    As mesas de conferência e reunião têm dimensões maiores. Neste caso, por exemplo, uma mesa de 1,5 de largura e 3,6 m de comprimento, oferece espaço para até 10 participantes. A altura comum da mesa de trabalho na posição sentada é, normalmente, cerca de 70 cm. Já as versões com altura ajustável, esta pode ser aumentada para cerca de 120 cm.


    3.4 Design e cores

    A cor e o aspeto da sua mesa de escritório é uma questão de gosto, no entanto, especialmente se houver tráfego de clientes ou se tiver vários funcionários, deve procurar uma estética consistente que combine bem com o aspeto geral do seu espaço e seja suficientemente neutra para garantir que todos se sintam confortáveis no trabalho.


    Os tons mais claros e suaves são uma boa escolha aqui, ou o aspeto natural como a madeira. Especialmente na recepção, o seu mobiliário deve representar bem a empresa.


    FAQ

    Que tipos de mesas de escritório existem?

    Em que situações as mesas de escritório ajustáveis em altura são vantajosas?

    De que material deve ser feita a minha secretária?