Fornos a vapor combinados
Potencie o seu negócio
O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes
Ampla gama para profissionais
Leve mais pague menos
Entrega direta na sua morada
Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*
Fornos a vapor combinados: práticos e versáteis
Os fornos a vapor combinados agrupam as funções de um forno de convecção forçada com as de um forno a vapor. Estes permitem preparar uma grande variedade de pratos como, por exemplo, cozinhar legumes, assar carne, mas também cozer bolos e outras sobremesas. O nosso guia fornece-lhe todas as informações necessárias para escolher o forno a vapor combinado certo para o seu estabelecimento.
1. Fornos a vapor combinados para restauração
Por que motivo é vantajoso para os proprietários de estabelecimentos equipar a sua cozinha com um vaporizador combinado? Os pratos preparados com um forno a vapor combinado são mais saborosos? Fique informado acerca de todas as vantagens dos fornos a vapor combinados e os motivos pelos quais é uma vantagem o uso destes aparelhos nos estabelecimentos de restauração.
1.1 Preparação precisa dos pratos
O tempo de cozedura, a temperatura e a humidade podem ser rigorosamente regulados, variados e adaptados num vaporizador combinado, para que os pratos possam ser preparados de forma precisa. Também pode cozinhar legumes delicadamente para que as vitaminas e os nutrientes permaneçam inalterados. Tal é também evidente no sabor, permitindo aos seus clientes deleitarem-se com pratos de alta qualidade e muito mais saborosos.
1.2 Preparação simultânea dos pratos
Consoante o número de ranhuras, é possível preparar, em simultâneo, uma grande variedade de pratos com os fornos a vapor combinados. Mesmo com pouco pessoal de cozinha, é possível servir vários clientes e estes não têm de esperar muito tempo pelo respetivo pedido.
Um vaporizador combinado aumenta a qualidade dos pratos, contribuindo também para que os clientes se sintam bem no seu estabelecimento e não tenham de se conformar com longos tempos de espera. Um forno a vapor combinado é muito adequado para estabelecimentos de restauração com um número significativo de clientes ou uma vasta oferta de pratos.
1.3 Sistema automático
Os fornos a vapor combinados funcionam basicamente com programas pré-instalados. Tal faz com que os mesmos possam ser operados com muito pouco esforço. O programa só tem de ser regulado de forma prática, o resto fica a cargo do próprio vaporizador combinado. Esta utilização simples tem a vantagem de o forno a vapor combinado também poder ser operado por chefs pouco experientes.
2. Fornos a vapor combinados: critérios de compra
Qual é o equipamento que um vaporizador combinado deve incluir? Um aparelho de mesa é suficiente para o seu estabelecimento de restauração ou precisa de um aparelho montado no chão? Tome conhecimento dos critérios que deve ter em conta para a aquisição de fornos a vapor combinados.
2.1 Equipamento
Um indicador importante para a qualidade de um forno a vapor combinado é o respetivo equipamento. Os aparelhos modernos dispõem, por exemplo, de um ecrã tátil através do qual ocorre a seleção de programas de forma simples e intuitiva.
O número dos programas selecionáveis mostra ainda o quanto a utilização de um forno a vapor combinado pode ser versátil. No caso de um grande estabelecimento com uma vasta oferta de pratos, recomenda-se a utilização de um forno a vapor combinado com uma ampla seleção de programas.
É muitas vezes necessária uma rápida resposta no seu estabelecimento de restauração? Então, é vantajoso optar por um forno a vapor combinado que possua uma base de dados de receitas integrada. Assim, pode guardar receitas individuais e, nas próximas vezes, basta premir um botão e o prato é preparado de acordo com as informações guardadas.
Desta forma, o temporizador e a temperatura, entre outros elementos, não têm de ser sempre novamente regulados e o pessoal de cozinha poupa muito tempo. Tal é uma enorme vantagem, sobretudo, durante os períodos de pico do estabelecimento.
2.2 Tipo de ligação
Os fornos a vapor combinados estão disponíveis com ligação a gás ou ligação elétrica. Tal como em todos os aparelhos de cozinha a gás, o aquecimento é rápido e o aparelho fica rapidamente pronto para ser utilizado. Os custos são, normalmente, mais baixos comparativamente com um aparelho elétrico.
Por isso, os preços de aquisição dos aparelhos a gás são, na maioria dos casos, mais elevados, comparativamente aos dos aparelhos elétricos. Se não tiver de utilizar os seus fornos a vapor combinados diariamente, e somente apenas de vez em quando, um forno a vapor combinado com ligação elétrica pode ser suficiente.
2.3 Tipo de aparelho
Os fornos a vapor combinados estão disponíveis como aparelho de mesa ou aparelho montado no chão. A seleção prende-se com as necessidades individuais do proprietário do estabelecimento. No caso dos pequenos estabelecimentos de restauração com uma oferta limitada de pratos, os aparelhos de mesa podem ser suficientes.
No caso dos grandes estabelecimentos de restauração, um aparelho montado no chão é a alternativa mais viável, desde que haja espaço suficiente na cozinha.
2.4 Volume
Um aspeto muito importante para a escolha do forno a vapor combinado adequado é o volume. Com base nesta informação, é possível deduzir o número de pratos que podem ser preparados, em simultâneo, com um forno a vapor combinado. Considere também o número de ranhuras e o tamanho das mesmas.
3. Fornos a vapor combinados: limpeza
Os modernos fornos a vapor combinados contam, normalmente, com programas de limpeza automática, pelo que a limpeza ocorre, em princípio, de forma simples. Muitos aparelhos possuem mesmo a capacidade de indicar o nível de sujidade.
Para a limpeza manual de um forno a vapor combinado, nunca deve utilizar lavadoras de alta pressão nem detergentes agressivos como, por exemplo, detergentes em creme. Utilize apenas detergentes adequados para fornos a vapor e seque bem o interior após cada limpeza.
Se for necessário efetuar uma descalcificação, esta situação é indicada pela maioria dos aparelhos modernos. Para a descalcificação, é necessário colocar um produto de descalcificação em forma líquida ou em pastilha nos compartimentos previstos para o efeito e iniciar o programa de descalcificação.
As placas de vidro e as ranhuras podem ser limpas com um pano, um pouco de água quente e, se necessário, um pouco de detergente.
FAQ
Como funciona um forno a vapor combinado?
Quantos pratos é possível preparar por dia com um forno a vapor combinado?
Quanto custa um forno a vapor combinado?
Quais são os aspetos a ter em conta durante a utilização de um forno a vapor combinado?