Menu

    Fornos de convecção

    Loading...
    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Fornos de convecção


    Atualmente é impossível imaginar uma cozinha industrial sem um forno de convecção. Um forno de convecção funciona segundo o princípio da convecção térmica. Os alimentos são aquecidos por ar quente, geralmente, com base num ventilador incorporado que distribui uniformemente o ar.


    1. Diferença entre forno de convecção e combinado


    Um forno de convecção aquece os alimentos através de ar quente. Por outro lado, num forno combinado também é utilizado vapor. Atualmente, contudo, o termo "forno de convecção" é frequentemente utilizado como sinónimo do termo forno de vapor combinado.


    O forno combinado agrega a função do sistema de convecção com a função da cozedura a vapor. Em última análise, este modelo permite a preparação de uma grande variedade de pratos por meio de ar quente, vapor quente ou vapor.


    2. Como funciona um forno combinado?


    A utilização de um forno combinado permite encurtar o tempo de cozedura dos alimentos. A preparação decorre de forma cuidadosa, sendo que, as vitaminas e nutrientes dos alimentos permanecem inalterados. A cozedura dos alimentos é efetuada com vapor de água.


    O vapor é gerado no aparelho através de uma caldeira ou de uma injeção direta no aquecimento. Uma ou mais rodas de ventilador aquecem o vapor e o vapor de água é assim soprado para a câmara de cozedura. Consoante o modelo, a temperatura situa-se entre 30 °C e 300 °C. Um forno combinado é comparável a um forno de convecção.


    Isto porque a cozedura a vapor dos alimentos é combinada com as vantagens da própria cozedura. Os fornos combinados estão disponíveis como aparelho de mesa ou fixo no chão, funcionando a eletricidade ou a gás. Em função do tamanho do forno, existem diferentes ranhuras para grelhas e/ou tabuleiros de forno.


    Geralmente, o aparelho é regulado através do regulador integrado, que permite controlar o tempo de cozedura e a temperatura. Também existem aparelhos que dispõem de funções avançadas como, por exemplo, programas de seleção específica. 


    O equipamento de gama alta conta ainda com um sensor de temperatura interna. É preciso uma ligação de água e, se necessário, de um tratamento adequado da água para a respetiva utilização.


    3. Opções de ranhura nos sistemas de convecção


    Consoante o modelo, existem diferentes opções de ranhura nos sistemas de convecção. As ranhuras estão em conformidade com a norma GN:


    • GN 1/1 até 7 ranhuras
    • GN 1/1 até 12 ranhuras
    • GN 1/1 até 20 ranhuras
    • GN 2/1 até 12 ranhuras
    • GN 2/1 até 20 ranhuras
    • GN 2/3 até 6 ranhuras


    Os fornos combinados estão também disponíveis em conformidade com a norma EN otimizada para padarias, com as medidas de 600 x 400 mm. Alguns modelos podem ser convertidos em conformidade com a utilização prevista e, por isso, são bastante flexíveis.


    4. Aspetos importantes para a compra de fornos


    Enquanto proprietário, quais são as características do equipamento a considerar para a aquisição de um forno combinado/de convecção? Eis a resposta:


    • É aconselhável optar por um aparelho com vários programas pré-instalados. Assim, poupa o esforço de configuração, bastando premir um botão.
    • Os modelos mais simples dispõem de um comando manual e são mais adequados como um ponto de partida para as tarefas mais básicas.
    • O aço inoxidável deve ser utilizado como material interior e exterior. Isto porque este material é robusto e fácil de limpar.
    • O ponto de montagem deve ser amovível.
    • Deve existir um sistema de separação de gordura, que já esteja integrado, sem recipiente coletor.
    • As velocidades programáveis do ventilador são muito úteis.
    • E um programa de limpeza automático constitui sempre uma vantagem.


    A vantagem no caso dos fornos combinados/de convecção reside no facto de os diferentes pratos poderem ser preparados em recipientes separados. O que significa, que não ocorre qualquer transferência de sabores, pois o vapor funciona como um elemento isolante.


    5. Como se deve utilizar um forno de convecção?


    Um forno de convecção permite preparar vários pratos em pouco tempo, de uma forma cuidadosa e sem que ocorram perdas de calor durante o processo de confeção. Enquanto os pratos estão a ser confecionados no forno de convecção, pode utilizar o tempo para outras tarefas.


    Após a preparação, as iguarias podem ser guardadas em recipientes ou serem diretamente colocadas no prato ficando prontas a servir. Se se tratar de um aparelho de alta qualidade, este já inclui programas pré-instalados. E basta premir um botão para definir o tipo de preparação.


    Vai certamente encontrar o forno de convecção adequado para o seu estabelecimento no nosso Marketplace da makro!


    FAQ

    Como se deve limpar um forno combinado/de convecção?

    Os fornos combinados/de convecção também são adequados para o uso doméstico?

    Quanto custam os fornos combinados/de convecção?