Menu

    Fornos

    Loading...
    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    O forno ideal para cada cozinha


    O forno é um elemento indispensável em qualquer cozinha, tanto doméstica como profissional. Este aparelho evoluiu ao longo do tempo, adaptando-se às cozinhas mais modernas e eficientes para conseguir um consumo mais responsável sem perder nada da sua essência ao cozinhar os alimentos. Conhece todas as características que o forno ideal deve ter? Se pretende adquirir um forno e está em dúvida em qual escolher, consulte o nosso guia de compras.


    1. Fornos elétricos: maior controle


    Os fornos elétricos são um dos aparelhos mais comuns nas cozinhas de todo o mundo. Depois do forno a gás, a versão mais moderna deste aparelho evoluiu para se tornar mais versátil, energeticamente mais eficiente e ainda mais decorativo.


    É possível encontrar diferentes modelos de fornos elétricos: desde pequenos e convenientes fornos de mesa a fornos de parede ou fornos combinados, indispensáveis em qualquer cozinha profissional. Dependendo do uso que queira fazer do seu forno, pode optar por um modelo pequeno que pode guardar quando não precisar dele ou um modelo maior para preparar vários pratos de uma só vez.


    Vantagens de um forno elétrico:


    • O tempo de cozedura é mais rápido do que em outros modelos. Ideal se precisar preparar alimentos no tempo certo para vários convidados.
    • Garante uma cozedura homogénea para todos os alimentos. Como são elétricos, permitem maior controlo sobre a temperatura a que deseja cozinhar, por exemplo se pretender aquecer apenas a parte superior, inferior ou ambos os lados, etc.


    2. Fornos a lenha: cozinhar de forma tradicional


    Se aprecia a arte de cozinhar e de elaborar pratos de cozinha para obter resultados que deixam os seus convidados a desejar mais, experimente um forno a lenha.


    Embora demorem consideravelmente mais tempo do que outros tipos de fornos a atingir a temperatura ideal e o tempo de cozedura seja normalmente mais longo, estes fornos oferecem pratos de degustação únicos que podem fazer toda a diferença no seu restaurante.


    Nos fornos tradicionais, basta colocar a lenha na mesma cavidade onde a comida é cozinhada, mas também pode obter um forno com queimador, onde a combustão tem lugar num compartimento separado. A câmara separada deste último, pode ou não estar ligada ao forno, o que influencia a temperatura que pode ser atingida.


    O tamanho do forno determinará o tempo necessário para o aquecer. Como mínimo, necessitará de cerca de 60 minutos, mas, como vantagem, alcançará uma temperatura elevada que durará várias horas, o que lhe permitirá cozinhar vários lotes de pão, assados ou pizzas sem qualquer problema.


    Quanto aos materiais, podem ser em barro, tijolo, pedra ou mesmo aço. O forno em barro é o mais tradicional, mas os fornos de pedra ou de tijolo são os mais resistentes à passagem do tempo.


    Vantagens de um forno de lenha:

    • Pode adaptar o tamanho e a forma do forno ao seu negócio de acordo com a quantidade de alimentos que deseja preparar. Se o seu restaurante tiver uma grande sala de jantar e puder servir muitos convidados, opte por um tamanho grande que lhe permita cozinhar várias pizzas, assados, etc., ao mesmo tempo.
    • Existe a versão do forno que combina o uso de lenha e gás. Vai precisar da lenha para o aquecer, mas, uma vez que esta atinja a temperatura certa, pode mantê-la através do uso de gás para reduzir o tempo de cozedura.


    3. Fornos a gás: consumo de energia reduzido


    Se procura reduzir o consumo de eletricidade, então um forno a gás é a opção perfeita para si. Este tipo de aparelho é muito mais eficiente do que os aparelhos elétricos e o seu consumo de energia é muito mais baixo. Também têm a vantagem de, como não precisam de estar ligados ao fornecimento de energia, poderem funcionar de forma perfeitamente independente.


    Quanto à cozedura oferecida por este tipo de forno, é ligeiramente mais húmida do que nos fornos elétricos, o que é ideal para obter pratos suculentos que retêm todo o sabor dos seus ingredientes.


    Vantagens de um forno a gás:

    • Podem funcionar sem necessidade de fornecimento de eletricidade, o que é muito conveniente em cozinhas em áreas exteriores ou isoladas.
    • Consome muito menos energia do que um forno elétrico. Isto é ideal se pretender reduzir os custos de energia.
    • Incluem um ventilador de convecção que ajuda a distribuir o ar quente uniformemente para cozinhar os alimentos de forma uniforme.


    4. Fornos de mesa ou minifornos


    Se dispõe de um espaço pequeno, mas não deseja abdicar de preparar as melhores receitas no forno. Ou se a sua cozinha do seu negócio for limitada e precisar de otimizar ao máximo cada objeto e aparelho, é importante que procure aparelhos multifuncionais que também tenham um formato reduzido.


    Dependendo da utilização que pretende fazer do seu forno de mesa, deverá optar por um modelo com maior ou menor potência ou com uma capacidade diferente:


    • A potência destes fornos não varia muito em relação a um forno tradicional. Normalmente situa-se entre 1.200 e 1.800 watts, sendo suficiente para preparar receitas simples e obter excelentes resultados.
    • Outro aspeto importante é a capacidade. Uma vez definido o lugar que vai ocupar na cozinha, pense no que vai cozinhar no forno, pois a sua decisão final também se baseará nisto: modelos mais pequenos possuem cerca de 16 litros, mas se o vai utilizar diariamente, é melhor procurar um com uma capacidade de cerca de 45 litros.
    • Tal como os modelos maiores, os minifornos também incluem todos os acessórios de que possa necessitar: tabuleiros, prateleiras entre outros, adaptados ao tamanho do forno.


    5. Fornos: variedade


    Existem diferentes tipos de fornos que, dependendo do seu funcionamento e potência, são concebidos para atingir temperaturas mais elevadas ou distribuir calor de uma forma ou de outra. Antes de comprar um forno, é importante conhecer os diferentes modelos disponíveis para venda e as características de cada um deles.


     5.1 Fornos convencionais para pratos simples

    Este modelo de forno é o mais utilizado tradicionalmente. Funciona com dois elementos de aquecimento localizados na parte superior e inferior que podem ser utilizados ao mesmo tempo, apenas o superior como grelhador ou apenas o inferior.  


    É muito simples de operar e foi concebido para profissionais ou negócios que apenas necessitam aquecer ou grelhar alimentos sem pretender receitas excessivamente elaboradas. Devido à sua programação fácil, o seu preço é mais económico do que outros modelos com mais características.


    5.2 Fornos multifuncionais para todos os tipos de receitas

    Para os profissionais ou particulares que procuram um forno mais completo para a sua cozinha, existem fornos multifuncionais. Para além das características dos fornos convencionais, estes possuem características mais extensas que oferecem diferentes alternativas para cozinhar alimentos.


    Um ventilador é incorporado na parte de trás do forno para ajudar a circulação do ar uniformemente através da cavidade, cozinhando assim os alimentos de forma homogénea, permitindo mesmo que mais do que um prato seja preparado ao mesmo tempo.


    As funções de um forno multifuncional incluem grelhador, função vapor, função vapor e calor combinados, cozedura lenta, entre outras. Como pode ver, esta é uma alternativa muito completa para qualquer cozinha. 


    5.3 Fornos a vapor para cozinha profissional

    Os fornos a vapor são bastante comuns em cozinhas industriais ou profissionais. Graças à sua função única, os alimentos são perfeitamente cozinhados e suculentos no interior com um exterior estaladiço.


    Incluem um reservatório de água removível que deve ser preenchido, existindo também modelos com uma entrada de água, que são muito mais convenientes, mas um pouco mais caros.


    Como funcionam com humidade, são perfeitos para a prova e regeneração da massa, ou por outras palavras, para aquecer pratos previamente cozinhados sem que estes sequem ou percam o sabor. No caso de um negócio de restauração, este tipo de forno é ideal para aquecer pratos pré-cozinhados e obter um resultado profissional.


    5.4 Forno de micro-ondas: eficiência

    Os fornos de micro-ondas possuem a particularidade de, além de incluírem as funções acima mencionadas, oferecerem a possibilidade de descongelar ou aquecer mais rapidamente. Estes modelos são especialmente recomendados para cozinhas profissionais que dispõem de um espaço reduzido e procuram uma utilização mais prática e eficiente de um único aparelho.


    6. Fornos: critérios de compra


    Qualquer que seja o tipo de forno que escolher, é recomendável ter em conta certos aspetos técnicos aquando da compra:


    • Tanto os fornos convencionais como os multifuncionais podem incluir um sistema de autolimpeza, o que facilita muito esta tarefa, mantendo o aparelho em ótimas condições.
    • Existe uma grande variedade de tamanhos disponíveis, para quase todos os tipos de fornos. Se dispõe de uma pequena cozinha, é melhor optar por um forno multifuncional que ocupe um espaço pequeno.
    • Preste atenção à eficiência energética porque, embora seja verdade que a maioria dos fornos atualmente disponíveis no mercado opta por uma maior eficiência, é aconselhável procurar os rotulados como A.
    • Outro detalhe é a iluminação interior. Dependendo das medidas e tamanho do forno, é aconselhável que este inclua uma boa iluminação para verificar se os alimentos estão a cozinhar corretamente.
    • Ainda no que diz respeito ao espaço disponível, verificar o sistema de abertura do forno: abertura lateral à esquerda ou à direita, articulada ou com guias e carrinho amovível. Escolha o que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.


    7. Fornos: limpeza e manutenção


    A limpeza tradicional de fornos pode ser uma tarefa demorada e complexa, especialmente em fornos grandes.  Em restaurantes ou empresas que fazem uso intenso deste aparelho, a compra de fornos com sistemas de autolimpeza que facilitam a manutenção e o ajudam a fazer um uso mais eficiente do tempo está a tornar-se cada vez mais generalizada.


    Atualmente, o sistema de autolimpeza mais difundido encontra-se nos chamados fornos pirolíticos. A limpeza envolve atingir uma temperatura de cerca de 500 °C em apenas alguns minutos, o que remove quaisquer resíduos alimentares e bactérias que possam ter-se formado durante a utilização.


    Depois de deixar o forno arrefecer novamente, basta limpar o resíduo com um pano húmido e o forno fica pronto para a utilização seguinte.


    Outro sistema de autolimpeza disponível é a limpeza por aquálise. Os fornos que incluem este método atingem uma temperatura mais baixa do que os pirolíticos, cerca de 250 °C. Para efetuar a limpeza, é necessário adicionar alguma água dentro do forno e, como no primeiro tipo, limpar os restos resultantes com um pano húmido.


    Uma terceira opção de autolimpeza é a dos fornos catalíticos. Este tipo de forno é caracterizado pelas suas paredes rugosas, que também são porosas. Quando são atingidas temperaturas elevadas, as paredes absorvem as gorduras que são geradas durante a cozedura, sendo estas destruídas pela oxidação.


    8. Fornos: materiais e designs


    Como mencionado anteriormente, os materiais que constituem um forno influenciam a forma como os alimentos são cozinhados e, portanto, o sabor e a consistência, bem como a sua limpeza e manutenção.


    Enquanto os fornos tradicionais a lenha são em barro, pedra ou tijolo, os fornos industriais são feitos de materiais refratários, resistentes e capazes de atingir e manter temperaturas elevadas.


    Mas um forno não é apenas mais um aparelho de cozinha, pode tornar-se um objeto decorativo. Se dá especial atenção ao design e não pretende deixar nenhum elemento ao acaso, escolha um forno diferente com personalidade. Os estilos que pode encontrar são, entre outros, rústicos, retro ou vintage, ou modernos para uma cozinha minimalista.


    FAQ

    Que fornos consomem menos?

    O que significa "pirólise" nos fornos?

    Os produtos de limpeza podem ser utilizados com a função pirolítica?

    Qual é o melhor sistema de limpeza do forno?