Menu

    Aquecedores convetores

    Loading...
    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Aquecedores de convecção


    Se pretende garantir temperaturas agradáveis e um ambiente confortável e acolhedor para os seus clientes e funcionários nas diferentes divisões do seu negócio, durante a estação fria, isso é particularmente fácil com um aquecedor de convecção. Em comparação com outros tipos de aquecimento, os aquecedores de convecção geram calor em apenas alguns minutos. No nosso guia, pode descobrir que tipos de aquecedores de convecção existem, que critérios são decisivos na compra e quais as vantagens em adquirir um.


    1. Aquecedores convetores: funcionamento


    Os aquecedores de convecção, também conhecidos por convetores, convetores de aquecimento, convetores de calor ou aquecedores de convetores aquecem as divisões, aspirando o ar frio da divisão a partir de baixo, libertando-o novamente, aquecido, para cima. Os convetores utilizam a mudança de densidade das massas de ar. As massas de ar frio afundam-se, enquanto as massas de ar aquecidas se deslocam para cima, em direção ao teto, aquecendo gradualmente toda a divisão.


    O ar no interior do convetor é aquecido por alhetas. Ao contrário dos radiadores simples, os convetores de aquecimento aquecem as divisões não só com calor radiante puro, mas também com calor de convecção. Os aquecedores convetores são uma excelente opção para aquecimento adicional em dias particularmente frios ou em divisões mais pequenas. 


    Estes aparelhos podem assim ser facilmente instalados nas diferentes áreas, como salas de refeições, quartos de hotel e escritórios, proporcionando um aquecimento rápido e eficiente.


    2. Aquecedores convetores: modelos


    Pode encontrar diferentes tipos de convetores de calor no Marketplace da makro, o que permite adquirir o modelo adequado para cada ambiente. A maior diferença entre as versões individuais reside na sua instalação. É feita uma distinção básica entre três tipos de aquecedores convetores.


    2.1 Aquecedores convetores portáteis e radiadores

    Graças aos seus pés ou rodízios, os aquecedores convetores de chão clássicos podem ser instalados em praticamente qualquer lugar. Se pretender utilizar o seu radiador de forma flexível, o modelo de chão é, portanto, a melhor opção. A alimentação elétrica funciona simplesmente através de uma ficha de rede, para que possa instalar os aparelhos em diferentes divisões, conforme necessário, utilizando um cabo de extensão.


    2.2 Convetores de parede

    Os convetores de parede são fixados à parede com vários parafusos, ocupando menos espaço, o que é uma vantagem, especialmente em divisões pequenas. No entanto, estes modelos de parede não podem ser utilizados de forma flexível e devem ser sempre instalados perto de uma tomada elétrica.


    2.3 Convetores de chão

    Este modelo é instalado diretamente no chão sendo, por isso, particularmente discreto e economizador de espaço. Os convetores de chão são comparáveis ao aquecimento de piso radiante e asseguram rapidamente temperaturas agradáveis na divisão. No entanto, esta variante tem uma desvantagem: a instalação deve normalmente de ser efetuada por um especialista.


    3. Aquecedores convetores: critérios de compra


    Com a grande variedade de aquecedores de convecção disponíveis, não é fácil encontrar imediatamente um modelo adequado. Por esta razão, resumimos os fatores mais importantes a considerar aquando da compra destes aparelhos.


    3.1 Potência térmica

    Um aspeto importante na compra de um convetor de aquecimento é a sua potência. A potência térmica dos aparelhos situa-se geralmente entre 1.000 e 2.500 watts. Regra geral, os convetores apresentam vários níveis de aquecimento e um termóstato para que a temperatura desejada possa ser ajustada com precisão.


    Quanto maior for a divisão, maior deve ser a potência do aquecedor elétrico. No entanto, tenha em atenção que mesmo um convetor de calor potente não pode substituir completamente um aquecedor convencional.


    3.2 Proteção contra sobreaquecimento e água

    A proteção contra o sobreaquecimento desliga automaticamente o aparelho se este ficar demasiado quente. Isto minimiza o risco de incêndio e evita danos no convetor de calor. Esta proteção é de série na maioria dos modelos. Deve também ter em atenção à proteção certificada contra salpicos de água, especialmente se for utilizado em casas de banho.


    3.3 Manuseamento

    Na maioria dos casos, o botão de ligar/desligar e o controle do nível de aquecimento encontram-se diretamente no aparelho. Alguns modelos incluem mesmo um ecrã com um indicador de temperatura. Existem também modelos que podem ser controlados por controlo remoto. No entanto, esta comodidade acrescida reflete-se num preço mais elevado.


    3.4 Funções adicionais

    Por norma, os convetores de aquecimento oferecem apenas algumas funções adicionais. Existem modelos com um temporizador adicional que liga e desliga o aparelho automaticamente. Há também variantes que reconhecem as janelas abertas e ajustam automaticamente a saída de calor.


    3.5 Tamanho e peso

    Os aquecedores convetores estão disponíveis em diferentes tamanhos e pesos:


    • Se estiver à procura de um modelo pequeno, pode obter um sistema de aquecimento por convecção que pesa menos de cinco quilos.
    • Se, por outro lado, precisar de um modelo maior para aquecer uma sala grande, pode obter um modelo com mais de dez quilos.
    • Se estiver à procura de um sistema que possa ser deslocado de uma sala para outra, deverá obter um modelo mais pequeno e compacto.


    Para descobrir que tamanho precisa, deve fazer o seguinte cálculo: para cada dez metros quadrados do quarto a ser aquecido, necessitará de 1 kW de energia térmica e mesmo 1,5 kW se estiver numa área com um clima muito frio. Além disso, deverá também ter em conta a altura dos tetos (aproximadamente 2,5 metros).


    Encontre o modelo ideal de aquecedor convetor no nosso Marketplace. 


    4. Aquecedores convetores: prós e contras


    Os aquecedores convetores apresentam inúmeras vantagens. Graças à facilidade de utilização e aos preços de compra favoráveis, os convetores de aquecimento são mais populares do que nunca. No entanto, não substituem totalmente os tipos de aquecimento convencionais.


    4.1 Vantagens de um convetor

    • Os aquecedores convetores são bastante vantajosos no que respeita aos preços de compra apelativos.
    • Os aparelhos produzem calor mais rápido do que outros tipos de aquecimento.
    • Consoante o modelo, os convetores podem ser colocados em funcionamento sem necessitar de instalações demoradas e em diferentes divisões.
    • Os convetores estão disponíveis em vários tamanhos, níveis de potência e características.


    4.2 Desvantagens de um convetor de aquecimento

    • O consumo de energia dos convetores de aquecimento é muito elevado.
    • Os convetores são principalmente adequados para divisões mais pequenas e não substituem completamente um sistema de aquecimento normal.
    • Alguns modelos não incluem ventilação forçada, pelo que demoram mais tempo a aquecer o espaço.
    • Os convetores de aquecimento geram uma circulação de ar que agita o pó. Por conseguinte, só são adequados por períodos limitados, especialmente para quem sofre de alergias.


    FAQ

    O que é um aquecedor de convecção?

    Como manter os aquecedores de convecção limpos?

    Como podem ser instalados os aquecedores de convecção?