Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Alimentos tradicionais e com qualidade diferenciada

alimentos de calidad

Tratam-se de alimentos tradicionais protegidos pelo regulamento específico da UE, que garante o cumprimento de requisitos superiores aos exigidos para o resto dos produtos.

 

Denominação de Origem Protegida (DOP):

Uma DOP é um nome geográfico ou equiparado que designa e identifica um produto originário desse local ou região, cuja qualidade ou características se devem essencial ou exclusivamente ao meio geográfico específico, incluindo fatores naturais e humanos, cujas fases de produção têm lugar na área geográfica delimitada. Exemplos: Carne Alentejana, Carne Barrosã, Azeite de Moura, Presunto de Barrancos, Ananás dos Açores, Pera Rocha do Oeste, Queijo de Azeitão, etc.

dop

Indicação Geográfica Protegida (IGP):

Uma IGP é um nome geográfico ou equiparado que designa e identifica um produto originário desse local ou região, que possui uma determinada qualidade, reputação ou outras características que podem ser essencialmente atribuídas à sua origem geográfica e que, em relação ao qual pelo menos uma das fases de produção tem lugar na área geográfica delimitada. Exemplo: Alheira de Mirandela, Bata doce de Aljezur, Carne dos Açores, Maça de Alcobaça, Ovos moles de Aveiro, Salpicão de Vinhas, etc.

igp

Especialidade Tradicional Garantida (ETG):

Uma ETG é um nome que designa e identifica um produto ou género alimentício produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente ou resultado de um modo de produção, transformação ou composição que corresponde a uma prática tradicional. Exemplo: Bacalhau de cura tradicional Portuguesa.

etg

Produtos Orgânicos:

Provenientes da agricultura biológica para uma alimentação saudável, produzidos sem o uso de produtos químicos, como pesticidas, fertilizantes ou fármacos, respeitando o crescimento natural das plantas e animais, e preparados sem adição de substâncias artificiais como aditivos, corantes, sabores, aromas.

Productos Ecológicos

Mais informações na página web dos Produtos Tradicionais Portugueses (https://tradicional.dgadr.gov.pt)