Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Utilidades

higiene alimentar

Solução HACCP para Clientes


A Solução HACCP para clientes makro corresponde, a um conjunto de serviços e produtos, que visam ajudar os nossos clientes a manter as condições necessárias para o seu sistema HACCP. 

O HACCP é obrigatório para todos os agentes económicos que transformem e processem matérias-primas alimentares, ou seja, para todos os nossos clientes profissionais que manipulem ou comercializem produtos alimentares.

A makro selecionou uma linha completa e profissional de produtos adequados para a implementação do HACCP. Os artigos abarcam detergentes, desinfectantes, produtos descartáveis, têxtil profissional, equipamentos de limpeza e de proteção, facas, tábuas de corte, termómetros, kits de higienização, avaliação da qualidade dos óleos de fritura e também equipamento pesado, adequado ao cumprimento do HACCP. 

No âmbito da solução HACCP, a makro disponibiliza em www.makro.pt e nas lojas sob a forma de folhetos informação sobre o HACCP, o método de limpeza e planos de higienização mais adequado à atividade do nosso cliente, sobre como garantir a cadeia de frio durante o transporte de produtos perecíveis e congelados e sobre as boas práticas a garantir.

Desta forma, mais uma vez, a makro demonstra que também no HACCP somos o parceiro de negócio dos nossos clientes!

cadeia frio
Para evitar os riscos de quebra da cadeia de frio durante os transporte de produtos frescos e congelados até ao seu estabelecimento, a makro tem ao seu dispor as seguintes soluções:

  • Caixas de esferovite: para pequenos trajectos, mantendo a temperatura ideal.
  • Contentores isotérmicos: garantem resistência e qualidade. São reutilizáveis e fabricados com materiais que respeitam o ambiente.
  • Difusores de frio: Para manter os seus produtos à temperatura correta. Utilize dois difusores por contentores. Troque gratuitamente, nas máquinas refrigeradoras,  os seus difusores por difusores higienizados e refrigerados.

Código de cores - HACCP

Dado o HACCP ser um sistema que visa a Segurança Alimentar, através da diminuição de potenciais perigos para a saude dos consumidores, o respeito das boas práticas de Segurança Alimentar têm como objectivo evitar que os alimentos possam ser contaminados por diversos agentes, impercetíveis à visão e ao sabor e que, se tornem assim, veículos de substâncias nefastas para os consumidores.

Por tal, a utilização de tábuas de corte e facas diferenciadas por cores para utilização em diferentes géneros alimenticios, é uma boa prática que deve ser respeitada pelos profissionais do sector alimentar.

Assim, com o padrão internacional de cores, a utilização adequada das tábuas e facas evita a contaminação cruzada na preparação de alimentos. E uma vez que são fabricadas em plásticos de alta qualidade, são inquebráveis e impermeáveis, o que permita uma fácil higienização, evitando a proliferação de bacterias, fungos e odores desagradáveis.

Relembramos que: "Em todas as fases da produção, transformação e distribuição, os alimentos devem ser protegidos de qualquer contaminação que os possa tornar impróprios para consumo humano, perigosos para a saúde ou contaminados. Não sendo requisito legal, é uma boa prática a utilização de facas de cor diferente, pois esse procedimento auxilia a prevenção da ocorrência de contaminações cruzadas. Mas se o operador cumprir um correto programa de higienização dos equipamentos e utensílios, entre as diferentes operações, as facas ou outros utensílios poderão ser todos da mesma cor."(Fonte: ASAE)

codigo cores HACCP

Etiquetas Controlo e Rastreabilidade das MP, Produto Preparado, Acabado e Não Conforme

etiquetas de controlo e rastreabilidade

Escolha de Equipamento

Na escolha do equipamento adequado à sua área de negócio, deverá ter em conta que o equipamento esteja corretamente dimensionado, que seja prático e fácil de usar, de fácil limpeza e desinfecção e em que os materiais sejam fortes e duráveis.
equipamento

Equipamento de frio

O equipamento deve ser limpo regularmente, uma vez que a acumulação de gelo pode dificultar essa mesma limpeza.
A capacidade frigorífica do equipamento, deve ser suficiente para assegurar o armazenamento em boas condições e à temperatura correcta de todos os produtos.
As câmaras de frio e de manutenção de produtos congelados ou ultracongelados, devem existir em número suficiente, de forma a possibilitar o armazenamento de produtos com características distintas e temperaturas de conservação diferentes.
A todos os equipamentos de conservação pelo frio, devem estar acoplados termómetros que garantam uma leitura da temperatura ou um registo contínuo das temperaturas.

Equipamento pesado

Todo o equipamento tal como fritadeiras fixas, fogões, fornos, etc deve ser limpo com uma frequência diária e proceder a uma limpeza mais profunda semanalmente.
É importante que este equipamento se encontre a uma altura suficiente que permite proceder à sua fácil limpeza e, de preferência, equipado com rodas para uma fácil deslocação.
Nos equipamentos que usam filtros, é essencial verificar o estado dos mesmos e proceder à sua substituição quando necessário.