Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Menus saudáveis

A AESAN, Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição, em colaboração com outras entidades e dentro da estratégia NAOS, tem desenvolvido um programa para facilitar a acessibilidade do consumidor a menus saudáveis nos restaurantes, contribuindo a difundir recomendações sobre estilos de vida saudáveis (alimentação e actividade física) e Dieta Mediterránea. 

Catálogo do menu saudável:


  1. Pelo menos um em cada os três primeiros pratos será à base de verduras, hortaliças ou legumes.

  2. Oferecer-se-á hortaliças, verduras ou legumes como alternativa de guarnição nos segundos pratos.

  3. Como sobremesa: Frutas frescas (peça ou salada de fruta), sumos naturais ou frutos secos.

  4. Existirão sempre pratos de peixe como opção de segundo prato.

  5. Não se usará excessos de gorduras na confeção dos pratos ( reuzindo o uso de cremes, manteigas, magarinas, e grandes quantidades de azeite), utilizando em substituição, técnicas de cozedura em vapor, forno, grelha, salteado, ferro, etc.
  6. Existirá a possibilidade de eleger um menu médio: um prato à escolha e sobremesa, ou menus completos à base de quantidades médias.

  7. Oferecer-se-á uma garrafa de água nas mesas. As bebidas alcoólicas (vinho ou cerveja), poderão ser solicitadas em copos ou em unidades individuais.

  8. Oferecer-se-á azeite virgem extra para os temperos.

  9. Oferecer-se-á pão integral como alternativa ao pão  branco.

  10. Não terá saleiros nas mesas ao alcançe dos clientes e existirá a alternativa de menus baixos em sal com condimentos alternativos (pimenta, especiarias, ervas aromáticas, etc.).
Sendo Makro, recomendamos aos nossos clientes a implementação destas práticas e menus equilibrados nos seus restaurantes.