Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Anisakis

O Anisakis é um parasita que pode se encontrar no peixe, que provoca alterações digestivas e reações alérgicas.

Depois da publicação do RD 1420/2006, sobre a prevenção da parasitose por anisakis em produtos de pesca, fornecidos por estabelecimentos que servem comida aos consumidores finais ou a coletividades, é obrigatório o congelamento do peixe a uma temperatura igual ou inferior a -20 ºC na totalidade do produto, durante pelo menos 24 horas, por parte deste tipo de estabelecimentos (bares, restaurantes, cafetarias, hotéis, hospitais, colégios, residenciais, cantinas, catering e semelhantes), sempre que se realizem preparações destes tipos:

Para consumo em cru ou praticamente em cru (p.e. anchovas em vinagre e outros peixes em salmoura, sushi, carpaccios, marinados, picles…). Defumado das espécies: arenque, cavala, espadilha e salmão (selvagem) do Atlántico ou do Pacífico.

Não causam doenças, ainda que se consumam em cru sem congelar previamente:

Moluscos bivalves (ostras, mexilhões, amêijoas...);
Peixes de águas continentais (rios ou lagos) e piscifactorias de água doce, p.e. trutas, carpas…;
Semiconservas como as anchoas (em embalagem metálica, de vidro ou outras apresentações);
Peixe salgado seco, como o bacalhau ou mojamas.

ciclo-vital-anisakis
Se adquirir produtos previamente tratados e embalados pelos nossos fornecedores, pode solicitar-nos o certificado de tratamento ao Departemento de Calidad de MAKRO Espanha via email.

Estenda esta informação através do material informativo, publicado pela Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional AESAN.