Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Manipulação de alimentos

 
Recomendações básicas para a manipulação de alimentos por forma a prevenir intoxicações alimentares:


  1. Adquirir produtos correctamente embalados e rotulados, sempre de fornecedores aprovados.
  2. Conservar os alimentos refrigerados entre 0 e 4ºC, em general, desde a sua compra até ao momento de consumo. Não deve quebrar a cadeia de frio durante o transporte.
  3. Permitir a circulação do ar nas câmaras de refrigeração e congelação, não devendo encher demasiado as câmaras.
  4. Descongelação os alimentos congelados na câmara de refrigeração e nunca voltar a congelar um alimento que tenha sido descongelado.
  5. Manter as condições higienicas do pessoal, instalações, equipamentos e utensilios. Armazenar os produtos de limpeza em local separado dos produtos alimentares.
  6. Evitar contaminações cruzadas durante a manipulação dos alimentos, principalmente crús e cozinhados, mas também carnes de aves ou outros alimentos:
    1. Diferenciando zonas e utensilios para manipular cada tipo de produto, por exemplo com código de cores: ver Soluções Makro.
    2. Armazenar os produtos em refrigeração em embalagens bem fechadas.
    3. Lavar as mãos com frequência, sempre depois de manipular residuos ou alimentos crús e antes de manipular alimentos cozinhados.
    4. Lavar e desinfectar o mais rapidamente possivel os utensilios que contactaram com alimentos crús.
  7. Arrefecer o mais rapidamente possivel os alimentos cozinhados e nunca os deixar à temperatura ambiente. Recomendamos a utilização de abatedores de temperatura.
  8. Os alimentos que se mantêm quentes, por exemplo num serviço de buffet, devem ser mantidos no minimo a 65ºC.
  9. Lavar a fruta e as verdura antes de cozinhar. Sempre que se consumirem em cru, por exemplo, saladas, lavar com um produto especifico apto para uso alimentar nas doses indicadas na etiqueta e enxaguar de seguida.
  10. Manter os alimentos recém preparados em refrigeração até ao seu consumo. Servir imediatamente antes do consumo.