VARENYKY WITH SOUR CHERRIES

Quem já provou não consegue esquecer o doce sabor de “Varenyky”

 

Varenyky - ou bolos de massa – é a sobremesa mais simples e mais apreciada, e também é mencionada no folclore ucraniano. Esta comida tinha até um significado ritualístico – em tempo antigos, os ucranianos pagãos ofereciam-nos como prenda aos deuses da Lua, devido ao seu formato. Para os ucranianos, varenky é também um prato tradicional com diversos recheios possíveis: queijo, cereja, couve, batata e cogumelos. Atualmente o prato faz parte da cultura de comida de rua. A variedade dos recheios, cores da massa e sabores ricos, são uma ótima oportunidade para os Chefs usarem a imaginação e criarem uma receita única.

 

HEADER_desktop_940x350-min

DETALHE_1_confecao_220x180-min

DETALHE_2_confecao_220x180-min

DETALHE_3_confecao_220x180-min

DETALHE_4_confecao_220x180-min

ICONE_sobremesas_60x60   Tipo: Sobremesas  
 ICONE_dose_60x60   Dose: 6  
ICONE_dificuldade_60x60 Dificuldade: Fácil
ICONE_tempo_60x60   Tempo: 40 min.  
   
   

Ingredientes para a Massa:

3 chávenas de Farinha de Trigo macia MAKRO Chef

1 chávena de Água

½ c.s. de Sal MAKRO Chef

2-3 c.s. de Óleo de Girassol Aro

 

Ingredientes para o Recheio:

500 g de Cerejas Congeladas (descaroçadas) MAKRO Chef

200 g de Açúcar MAKRO Chef

2-3 c.s. de Farinha de Trigo MAKRO Chef

 
 

Preparação:

1. Descongele as cerejas e retire-lhes o sumo. Adicione açúcar e a farinha de trigo. Reserve.

2. Misture a farinha com água quente, o sol e o óleo de girassol e amasse. Coloque a massa numa tijela, tape com uma toalha de algodão e deixe repousar por 1 hora. 

3. Enrole a massa até atingir 2mm de grossura e corte-a em pequenas rodelas. Coloque o recheio no meio de cada rodela, dobre a massa sobre si mesma e marque as bordas para selar. 

4. Ferva a água e coloque o varenyky na água quente. Cozinhe-os até que fiquem à superfície.

 

Dica: 

Sirva o varenyky num prato com manteiga, natas ácidas e açúcar.

 

 

Receita por Olexiy Povtoreiko

 

CHEF_foto_220x200

 

“Converter receitas tradicionais em pratos culinários modernos estilo comida de rua requer consistência em termos de qualidade dos produtos e a MAKRO Chef proporciona este aspeto.”

Olexiy Povtoreiko

 

Olexy teve a oportunidade de praticar e trabalhar com o famoso Chef Olivier Lemierre. Muito ambicioso, mais tarde especializou-se em gastronomia molecular. Olexy converte receitas tradicionais em culinária moderna, estilosa e muito saborosa. É Chef no Whisky Corner um restaurante conceptual Escocês, único na Ucrânia. Organiza com regularidade a Semana da Culinária Ucraniana, e cria pratos moleculares modernas utilizando receitas tradicionais na sua base. Olexiy é Vice-Presidente da Associação Ucraniana de Chefs Principais, cujo objetivo é apoiar e treinar Chefs novos, ambiciosos e talentosos.