TERRE & MER

Embarque numa viagem entre o sudoeste e a orla do oceano...

 

O foie gras é uma iguaria, um produto sofisticado muito famoso na gastronomia francesa. É servido cru, meio cozido ou cozido, e pode ou não ser combinado com outros pratos. Ao abrigo da lei francesa, o foie gras é parte integrante do património cultural e gastronómico protegido de França. Nesta receita original apresentamos-lhe uma combinação de terra e mar que inclui outra iguaria: salmão fumado.

 

HEADER_desktop_TerreMer-min

DETALHE_1_confecao_TerreMer-min

DETALHE_2_confecao_TerreMer-min

DETALHE_3_confecao_TerreMer-min

ICONEpeixemarisco60x60 Tipo: Peixe 
 ICONE_dose_60x60   Dose: 6  
ICONE_dificuldade_60x60 Dificuldade: Médio
ICONE_tempo_60x60   Tempo: 45 min.  
   
   

Ingredientes:

2 x 450 g Foie Gras de Pato Meio Cozido MAKRO Chef

300 g Salmão Fumado MAKRO Chef (coeur de filet)

5 g Sal de Guérande MAKRO Chef

2 g Pimenta Branca Moída MAKRO Chef

4.5 g Ágar-Ágar MAKRO Chef

300 g Puré de Manga

8 Alcaparras MAKRO Chef

8 Dentes de Alho (novos)

24 cubos de Manga (congelados)

25 g Ovas de Salmão Keta MAKRO Chef

200 ml Vinagre de Maracujá MAKRO Chef 

Lima

 
 

Preparação:

1. Coloque um dos lóbulos temperados de foie gras numa forma quadrada de aço inoxidável, depois coloque o salmão fumado no centro. Cubra com o outro lóbulo de foie gras e faça pressão para baixo. Arrefeça tudo num armário de refrigeração rápida.

2. Numa caçarola, misture a frio o puré de manga e o ágar-ágar. Deixe ferver durante 2 minutos, mexendo constantemente, depois coloque a mistura no foie gras e no salmão fumado. Deixe arrefecer antes de desenformar.

3. Reduza metade do vinagre de maracujá e junte sal de Guérande e pimenta branca moída.

4. Disponha de forma artística num prato e junte as alcaparras, os cubos de manga, os dentes de alho e as ovas de salmão. Termine juntando uma raspa de lima.

 
 

Acompanhe com:
Pinot Gris Henri Weber

O Pinot Gris é um vinho branco típico da região da Alsácia, famoso pelas suas uvas brancas. A produção de vinho branco representa 70% da produção total de vinho da região. Com notas de pêssego, melão e frutos secos, este Pinot Gris realça o sabor do salmão.

 

 

Receita por David Zuddas

 

 CHEF_foto_TerreMer

  

“Pode uma marca como a MAKRO Chef dar-lhe garantia de qualidade, disponibilidade, facilidade de utilização, os preços certos, tudo ao mesmo tempo? Sem dúvida. É por essa razão que eu a escolho.”

David Zuddas, Chef

 

Para David, cozinhar era um sonho de criança, e hoje em dia é óbvio que, passados 25 anos a fazer girar o mundo da gastronomia, o nosso Chef é uma criança grande. Formado nos melhores restaurantes (Venice Simplon-Orient-Express, o famoso Expresso do Oriente), tornou-se “second de cuisine” (sub Chef) de Jean Paul Jeunet em Arbois e dos irmãos Pourcel em Montpellier, antes de abrir o seu próprio restaurante (Auberge de la Charme, 1* Michelin) em Dijon em 1994. 
David tem tido sucesso no seu projeto de apresentar sabores internacionais usando técnicas de culinária francesas. Autor de guias culinários e lúdicos, David é também consultor e formador em França e no estrangeiro. Está à altura de todos os desafios: é definitivamente um “sem-limites”. Numa altura em que somos forçados a andar mais depressa, é cada vez mais difícil ter tempo. Tempo para observar os produtos, para aprender sobre a sua história, para compará-los e escolhê-los.