RISOTTO ALLA MILANESE CON OSSOBUCO

O arroz nasce em água e deve morrer em vinho

 

Enquanto símbolo da tradição culinária milanesa e da arte gastronómica italiana, o risotto tem uma história rica em episódios lendários. A história mais famosa da sua origem é atestada por um documento que refere que o prato milanês foi criado pela primeira vez em 1574, por brincadeira, para o casamento da filha de Mastro Valerio di Fiandra, um pintor flamengo. Valerio tinha um assistente chamado Zafferano (‘Açafrão’ em italiano), que costumava misturar esta especiaria com as cores para as tornar mais vívidas. Durante o casamento, a obsessão pelo açafrão passou da paleta para o palato, quando Zafferano conspirou com o chef para juntar açafrão ao risotto, que, à altura, era servido apenas com manteiga. A reação dos convidados foi a verdadeira surpresa: além de conferir um sabor requintado ao prato, o açafrão deu-lhe a cor do ouro, um símbolo de riqueza e prosperidade!

 

HEADER_desktop_RisottoAlla-min

DETALHE_1_confecao_RisottoAlla-min

DETALHE_2_confecao_RisottoAlla-min

DETALHE_3_confecao_RisottoAlla-min

DETALHE_4_confecao_RisottoAlla-min

ICONEmassarisotto60x60 Tipo:Massas/Risottos
 ICONE_dose_60x60   Dose: 6  
ICONE_dificuldade_60x60 Dificuldade: Médio
ICONE_tempo_60x60

Tempo:
1h Preparação 
+
1h a Cozinhar  

   
   

Ingredientes:

6 Bifes de Perna de Vitela

45 g de Farinha MAKRO Chef

1 Dente de Alho

1 Cebola

Tomilho, Picante e Manjerona a gosto

Vinho Brancoa gosto

3 Tomates San Marzano descascados

480 g de Arroz MAKRO Chef

1 L de Caldo de Carne

50 g de Cebola Madura (cebola cortada e cozinhada durante 3 horas em manteiga)

0,75 g Açafrão em Pó

115 g de Manteiga MAKRO Chef

65 g de Queijo Grana Padano Ralado MAKRO Chef

q.b. Azeite Virgem Extra MAKRO Chef

Sal e Pimenta a gosto MAKRO Chef

 
 

Preparação:

1. Polvilhe o ossobuco com farinha e deixe dourar numa panela com azeite. Numa panela em separado, deixe dourar o alho e a chalota finamente cortados. Junte tomilho, segurelha, manjerona e um pouco de vinho branco.

2. Coloque os bifes de ossobuco na segunda panela, junte tomates e um pouco de caldo. Tape a panela e deixe cozinhar durante cerca de uma hora.

3. Toste o arroz numa panela. Quando estiver quente, ensope com vinho branco, deixe evaporar e depois cubra com caldo a ferver.

4. Junte a cebola à panela de arroz. A meio da cozedura, junte uma noz de manteiga, o conteúdo da panela de ossobuco e açafrão. Continue a cozinhar, juntando caldo a gosto.

5. Após cerca de 17 minutos, retire a panela do lume, junte manteiga e azeite virgem extra, mexa vigorosamente e junte queijo Grana Padano ralado e pimenta.

6. Coloque o arroz num prato quente, depois coloque o ossobuco sobre o arroz no centro do prato.

 

 

Acompanhe com:
Müller Thurgau Rocca Savina
Ano 2017

Este vinho, que apresenta um aroma frutado e floral, com notas cítricas, de maçã verde e um toque delicado de feno, combina de forma sublime com o prato.

 
 

 

Receita por Chef Marco Martini

 

 CHEF_foto_RisottoAlla

  

“Com os produtos MAKRO Chef, encontro sempre a combinação perfeita entre alta qualidade e conveniência.”

Marco Martini, Chef

 

Com uma paixão persistente que nasceu quando andava na escola, Marco passou uma série de temporadas a viajar por Itália e pela Europa, antes de trabalhar em grandes estabelecimentos do setor alimentar, como o Hotel Four Seasons e o Restaurante Nobu. Foi aqui que aperfeiçoou a sua técnica e que, graças ao contraste de diferentes línguas, culturas e países, concretizou a sua ideia: aprimorar cada vez mais a cozinha tradicional. Desde 2009, Marco é o Chef Executivo do Restaurante Osteria dei Vinattieri, a sua interpretação moderna de uma “osteria” tradicional, onde o chef combina produtos e sabores tradicionais com processos e técnicas de empratamento modernos.