Preparação:
1. Limpe as pás do cabrito e sele em óleo bem quente. Reserve e na mesma panela faça um refugado com os legumes até amolecerem e refresque com vinho tinto.
2. Adicione as pás de cabrito e acrescente água até ficarem cobertas, juntando de seguida o louro, grãos de pimenta e sementes de coentros. Deixe levantar fervura e baixe o lume, deixando cozinhar em lume brando durante 2 horas.
3. Retire as pás de cabrito e reserve, coando o caldo. Use 1/3 do caldo e adicione o Vinho do Porto, voltando a colocar em lume alto, para que reduza até ficar em glacé, com uma consistência caramelizada e brilhante.
4. Refogue o arroz com a cebola e o alho e tempere com sal a gosto, adicionando 2 chávenas e meia do caldo e os cogumelos e deixe cozinhar, reservando no final.
5. Para empratar, coloque as pás do cabrito no glacé, envolvendo bem para que fique brilhante. Coloque uma colher do arroz de cogumelos no prato e disponha a pá em cima do arroz, regando com um pouco de glacé e polvilhando com hortelã picada.