ÇIĞ KÖFTE

Moderno, inesperado e com história

Os ingredientes de Cig kofte são carne picada sem gordura ou fibra, trigo de bulgur, pasta de pimento vermelho e alguns temperos quentes (pimenta vermelha, sumagre e cominhos), cebolas e alhos. As receitas modernas de cig kofte não incluem qualquer carne/ produtos animais, utilizam em substituição o bulgur. O cig kofte é originário do sudeste da Anatólia, mas é uma das comidas de rua mais populares por toda a Turquia. As pessoas da Turquia oriental ainda mantêm a tradição de dispor muitas mesas no chão com vários pratos de comida, música local a tocar enquanto amassam o cig kofte.

 

HEADER_desktop_CigKofte-min

DETALHE_1_confecao_CigKofte-min

DETALHE_2_confecao_CigKofte-min

DETALHE_3_confecao_CigKofte-min

ICONE_carne_60x60 Tipo: Carne 
 ICONE_dose_60x60   Dose: 6  
ICONE_dificuldade_60x60 Dificuldade: Médio
ICONE_tempo_60x60   Tempo: 75 min.  
   
   

Ingredientes:

350 g de Carne de Borrego Picada (finamente picada, sem gordura)

450 g de Bulgur Fino

1 Cebola MAKRO Chef

6 Dentes de Alho MAKRO Chef

6 Pés de Cebolinho MAKRO Chef

120 g de Pasta de Pimento Vermelho MAKRO Chef

60 g de Pasta de Tomate MAKRO Chef

Meio Ramo de Salsa

200 ml de Azeite

50 ml de Água

2 Tomates Ralados MAKRO Chef

30 g de Pimenta isot

20 g de Sal

20 g de Cominhos

 
  

Preparação:

1. Picar finamente a cebola, alho, cebolinho e salsa. Demolhar o bulgur em água morna. Num tabuleiro, misture os ingredientes cortados, o bulgur demolhado, a carne picada, especiarias e pastas. Adicione o tomate ralado um pouco depois.

2. O processo de amassar demorará cerca de 45 minutos. Para evitar que a massa se cole durante o amassamento, molhe as mãos ocasionalmente. Adicione azeite e então verifique a textura da massa. Se o bulgur ainda estiver cru, adicione água.

3. Pegue então numa quantidade equivalente a meia mão cheia de Cig koftke e aperte-a com força com a sua mão.

 

Dica:

Sirva acompanhado com limão e alface.

 

 

Receita por Murat Ozipek

 

 CHEF_foto_CigKofte

  

“As especiarias são os principais ingredientes de Cig kofte e os sabores das especiarias do MAKRO Chef são os mais adequados às suas refeições.”

Murat Ozipek

 

Murat Ozipek começou por estudar gestão hoteleira e turismo. Após finalizar os seus estudos universitários a sua primeira experiência foi no BTA do serviço de aeroporto. O Chef desenvolveu um grande interesse na culinária Francesa, Japonesa e étnicas. Enquanto Membro da Direção da Associação Académica de Chefs, obteve um grande número de distinções no Festival Internacional Gastronómico de Istambul. Ao criar uma nova receita, pensa sempre nos sabores e tenta senti-los na sua boca. Costuma dizer que a gastronomia é enorme, um sector dinâmico em desenvolvimento, pelo que, e quando está na cozinha, procura definir novas tendências gastronómicas. O seu sonho é ter um restaurante-boutique e gostava de utilizar maioritariamente ingredientes da sua própria horta.