“ARANCINO” SICILIANO

O sabor e a história da Sicília dentro de uma pequena obra de arte culinária

 

O “arancino” é o produto culinário popular mais representativo da Sicília. Há séculos que todas as cidades na ilha disputam esta iguaria. Reza a lenda que a receita surgiu numa versão doce e foi assim nomeada em homenagem à “melarancia” (laranja doce), pela sua semelhança com este fruto. O “arancino”, porém, entrou para a história na sua versão salgada enquanto pequena obra de arte que contém os ingredientes da Sicília. Em Catânia, diz-se que o vulcão Etna foi a inspiração por trás da sua criação, quer pela sua forma, quer pela explosão visual e gustativa do recheio, a fazer lembrar a erupção do vulcão. 

 

HEADER_desktop_ArancinoSiciliano

DETALHE_1_confecao_ArancinoSiciliano

DETALHE_2_confecao_ArancinoSiciliano

DETALHE_3_confecao_ArancinoSiciliano

DETALHE_4_confecao_ArancinoSiciliano[No text in field]
ICONE_carne_60x60 Tipo: Carne 
 ICONE_dose_60x60   Dose: 6  
ICONE_dificuldade_60x60 Dificuldade: Médio
ICONE_tempo_60x60   Tempo: 2,5h  
   
   

Ingredientes para o Molho de Carne e Recheio:

1 Kg Carne Picada

1 Kg Concentrado de Tomate Duplo

1 L Água

50 g Sal MAKRO Chef

50 g Pimenta MAKRO Chef

500 g Queijo Edam

800 g Legumes Salteados Fritos MAKRO Chef

 

Ingredientes para o Arroz:

1kg Arroz de Qualidade Roma MAKRO Chef

2.2 L Caldo de Legumes

20 g Sal MAKRO Chef

1 saqueta de Açafrão

100 g Manteiga MAKRO Chef

 

Ingredientes para o Panado do Arancino:

1 L Água

800 g Farinha 00 MAKRO Chef

q.b. Pão Ralado MAKRO Chef

q.b. Óleo de Amendoim MAKRO Chef

 
 
 

Preparação:

1º - Molho de carne: deixe dourar os legumes salteados fritos numa panela. Junte a carne picada e deixe dourar. Junte o concentrado de tomate duplo, água, sal e pimenta. Deixe ferver e cozinhe durante 2 horas, em lume brando. Deixe arrefecer.

2º -  Arroz: coloque o caldo de legumes numa panela. Junte a saqueta de açafrão. Deixe ferver, depois junte o arroz. Misture bem e cozinhe em lume brando até a água evaporar. Junte manteiga e sal, depois espalhe o arroz numa bancada e deixe arrefecer.

3º - Recheio: corte o queijo em cubos. Misture no molho de carne frio. Com as mãos, forme bolas de arroz de 150g, fazendo pressão para criar uma abertura que vai preencher com aprox. 100g de recheio de carne/queijo. Feche o “arancini” com as mãos, criando a tradicional forma de cone.

4º - Panado e fritura: crie uma massa semilíquida de água/farinha numa tigela. Mergulhe o “arancini” na massa, depois em pão ralado. Frite em óleo de amendoim a 170 ºC durante aprox. 7 minutos.

5º - Sirva o “arancini” quente numa caixa de papelão especial de street food.


 

Receita por Salvatore Viscuso

 

 CHEF_foto_ArancinoSiciliano

  

“Graças ao MAKRO Chef, consigo encontrar todos os ingredientes perfeitos para o meu ‘arancini’.”

Salvatore Viscuso

 

Há mais de vinte anos que Salvatore Viscuso trabalha na área do catering, nomeadamente no setor da rotisserie (assados no espeto) típica da Catânia e no setor da street food. A tradição familiar viu-o assumir a direção da empresa do pai, um mestre intimamente ligado à tradição, apostando na qualidade e na inovação. Enquanto fundador de uma associação no setor, Salvatore cresceu profissionalmente, estabelecendo-se como homem versátil no mundo da panificação, a chamada “arte bianca” (arte branca). Todos os dias na sua roulotte, Viscuso molda as suas criações com a paixão e a habilidade de um escultor, seguindo a tradicional receita siciliana passada de geração em geração.