Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

A arte de servir o vinho

Decantação

Com habilidade e estilo

A preparação e apresentação dos vinhos de alta qualidade têm uma consideração especial. Dependendo do vinho, é conveniente vertê-lo da garrafa a um decantador momentos antes de bebê-lo.

Há diferentes razões e técnicas para fazer isto: decantação, cujo propósito é separar do vinho os sedimentos sólidos contidos na garrafa, e carafing, em que o vinho simplesmente se deixa arejar.

Decantação

Vinhos velhos, maduros, tintos, nos quais assentou na garrafa um depósito de matérias sólidas, corantes e taninos, precisam de uma decantação. Estes depósitos não devem entrar no copo quando se serve o vinho, dado que podem alterar o sabor e provocar uma sensação desagradável nos dentes.

Quando se decanta o vinho este deve fluir lentamente e com cuidado no decantador. Uma fonte de luz - tradicionalmente uma vela - situada perto do gargalo da garrafa faz com que sejam visíveis os depósitos. Assim que o sedimento atinja o gargalo da garrafa pára-se e deixa-se uma pequena quantidade de vinho na garrafa.

Nas decantações clássicas trata-se de não deixar o vinho em contacto com demasiado oxigénio. Os vinhos velhos muitas vezes não só estão completamente maduros como o ar pode, de fato, estragá-los, pelo que não precisam "respirar". Por esta razão não se realiza a decantação até precisamente antes de ser consumido e vertido num decantador com uma pequena superfície.

Vinhos muito velhos e frágeis podem, no pior dos casos, “apagar-se” durante a decantação e converter-se em vinhos não bebíveis. Estariam melhor guardados até se verterem cuidadosamente copo por copo. Com o tinto Borgonha é frequente prescindir-se da decantação, já que produz um depósito fino e de sabor doce.

Decantação

decantação

A maneira perfeita de servir

Servir um vinho com estilo e elegância é muito importante para o êxito de uma refeição, especialmente se for uma celebração. Um serviço de mesa atencioso e bem formado é garantia para que o vinho se sirva no copo da melhor maneira possível. Esta operação realiza-se segurando a garrafa de vinho pelo meio e inclinando-a lentamente, de maneira a que o vinho flua de forma controlada e sem fazer ruído no copo.

Enquanto se serve o vinho a etiqueta da garrafa deve estar virada para cima para que o cliente possa vê-la. No final, um movimento circular e rápido com a mão assegura que não cai nenhuma gota na toalha da mesa. Aqueles que não se vejam capazes de conseguir isto podem usar a ajuda de um bico vertedor, que se ajusta no gargalo da garrafa para evitar que goteie.