Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Pastel de carne: uma delícia quente ou frio

pastel de carne banner

De uma maneira clássica, um pastel é um recheio (uma mistura de ingredientes finamente picados e condimentados) de peixe ou de carne, coberto com massa folhada ou quebrada e assado no forno, sendo depois servido quente ou frio ás rodelas.

Até aqui, parece fácil, mas a imaginação de cozinheiros criativos garante que a gama de variações não tenha limites. Portanto, a massa folhada e o fermento são ingredientes adequados para assar no forno.

Num molde de alumínio ou de estanho fino coloca-se a massa de base para o pastel e verte-se nela o recheio. Muitos cozinheiros, colocam para além deste uma peça mais grossa no meio, por exemplo um bife. Por cima de tudo coloca-se outra camada de massa para criar a tampa, bem fechado pelos lados, e perfurada com um ou mais orifícios para actuar como "chaminés", de maneira a permitir que saia o vapor produzido durante a cozedura. O pastel assa-se então a uma temperatura média. A maioria das variedades de pastel pode ser degustada em quente ou em frio. Neste este último caso, podem usar-se as aberturas das chaminés para rechear com gelatina. Deste modo, o pastel ganha mais consistência e pode ser cortado posteriormente com maior facilidade.

Normalmente, quase todos os líquidos, desde o vinho ao sumo de frutas, podem ser misturados com gelatina.

Lugar no menu

Numa sequência clássica de menu, os pastéis são a entrada. Os frios, no entanto, servem-se como um prato intermédio antes do prato principal.
Os pastéis doces, que contenham por exemplo frutas ou nozes, servem-se como sobremesa.

Consulte todas as nossas promoções e ofertas fazendo click  aqui

sabia que

Sabia que?

Na antiguidade já existia este tipo de pastéis. Aperfeiçoou-se em França durante a Idade Média, onde era um alimento da classe alta, e durante muito tempo foram realizados apenas por pasteleiros experimentados. Este direito exclusivo durou até à Revolução Francesa. Durante todo este tempo, os pastéis começaram a tornar-se conhecidos além das fronteiras.