Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Tema do mês: Salmão

produtos frescos
Embora o salmão passe a maior parte de sua vida no mar, está classificado como um peixe de água doce. Estas criaturas nascem nos rios e passados alguns anos percorrem o seu caminho para o mar.

O caminho de volta

Mas este não é o único e incrível feito deste peixe. Ao fim de vários anos, quando o salmão atinge a sua maturidade sexual, empreende a viagem de regresso à água doce. Ao longo dessa viagem revela-se um nadador incrível e resistente, percorrendo frequentemente milhares de quilómetros no seu caminho de regresso à sua água de origem. Em concreto viajam entre 50 e 100 quilómetros ao dia, superando numerosos obstáculos ao nadar contracorrente. Ademais, o salmão também atinge grandes alturas mediante saltos e movimentos com o rabo.

Uma estrela no mundo culinário

Em termos culinários, o salmão é uma verdadeira estrela, em todos os sentidos. A sua carne tenra e saborosa, com o seu potente e inconfundível sabor, é relativamente alta em gordura. Por outra parte, o salmão é rico em valiosos ácidos gordos, ómega-3 e vitaminas. A sua parte central, surpreendentemente carnuda, é considerada a melhor parte.

salmao com laranja

Diversidade do salmão

O salmão pode apresentar-se inteiro ou em filetes. É relativamente fácil de preparar, pois o facto de não ter nem osso nem pele facilita o corte dos filetes. A sua incrível versatilidade é o factor que os cozinheiros profissionais mais apreciam neste peixe: pode-se servir e consumir cru, cozido, frito, cozinhado ao vapor, assado ou grelhado para fazer pratos maravilhosos. Recheado com finos ingredientes também pode ser maravilhosamente cozinhado ao forno ou cozido, envolvido em massa de própria fabricação do cozinheiro ou em massa de pastelaria.

pratos de salmao

O salmão brilha também pelo seu excepcional sabor fumado e em escabeche. É especialmente adequado para pequenos petiscos, saladas, canapés, como recheio de pastelaria ou em especialidades frias preparadas com batata. O salmão cru é muito popular como carpaccio com um pouco de aneto e limão, e, naturalmente, para as especialidades de sushi fresco. Os cozinheiros também têm muito por onde escolher quando se trata dos acompanhamentos para o saboroso salmão. Este peixe tanto fica bem com uma base de verduras ou com um arroz selvagem, como com uma mistura de saladas de massa ou de batata.


Sabia que...?

O salmão obtém a sua cor rosada devido à sua dieta: come grandes quantidades de marisco e crustáceos, que contêm muitos pigmentos avermelhados (carotenóides)

Descubra as nossas receitas
sabia que