Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Wagyu, a carne mais tenra do mundo

assar bife wagyu
"Wagyu" significa "vaca japonesa". Diz-se que os animais recebem massagens diariamente, dadas pelos seus criadores, para que a gordura se possa distribuir por toda a carne de forma harmoniosa e uniforme, que também lhes dão cerveja e vinho de arroz para beber e que ouvem Mozart nos seus estábulos.
Mas, na verdade, produzir a melhor e mais suave carne do mundo é bem mais fácil que tudo isso. Aquilo que é realmente preciso é ter a melhor raça de gado do mundo. Uma vaca wagyu, normalmente negra, de tamanho normal e que paste calmamente nos melhores prados, recebe uma dieta especial à base de cereal, nabos e batatas, sem receber qualquer tipo de medicamentos ou hormonas para favorecer o crescimento.

Ainda assim, deixam-se crescer estas vacas o dobro de tempo que qualquer outra. O resultado: uma carne maravilhosa com abundantes pequenos veios de gordura natural que faz crescer a água na boca de qualquer gourmet. Uma carne que é um luxo puro e que sabe a isso. Originalmente, o gado wagyu só se criava no Japão, principalmente na província de Kobe. Como tal, apenas a carne proveniente dessa região se pode denominar como "boi Kobe".
assar bife wagyu
Hoje em dia, no entanto, a carne wagyu também é produzida na Austrália, no Canadá e nos Estados Unidos, sendo um alimento especialmente valorizado: contém metade da gordura poli insaturada que contem qualquer outra carne de vaca.

Como cozinhá-lo

Para começar, o seu bife de wagyu deve estar à temperatura adequada antes de fritá-lo: tire-o do frigorífico pelo menos duas horas antes de ser preparado, para que possa alcançar uma temperatura ambiente adequada e permitir que a fibra e os veios da carne se relaxem. 

Ao contrário de outros tipos de carne de vaca, o wagyu deve salgar-se antes de ser cozinhado para que se possam extrair todos os aromas dos finos veios de gordura. Depois de o alourar rapidamente em lume forte, deixa-se a carne cozinhar na grelha do forno até estar perfeitamente tenra. Depois, deixa-se repousar durante uns minutos e de seguida frita-se outra vez por pouco tempo na frigideira. O seu sabor será perfeito.

corte bife wagyu