Como é que o setor da Restauração pode responder a este período crítico?
8. março 2019 | Makro
Como é que o setor da Restauração pode responder a este período crítico?
Às vezes, é durante os tempos mais difíceis, que surgem as melhores oportunidades para evoluir e atualizar as ofertas e serviços do nosso negócio, nunca perdendo o foco no mais importante: a satisfação do cliente.
Nesta fase pandémica de COVID-19, onde a incerteza e a prevenção são as palavras de ordem, a MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas:
1. Equilibre o volume de negócios
Neste período, o seu restaurante deve optar pela rotatividade para cobrir os custos operacionais. A maioria das ementas apresentam diferentes preços, que geram diferentes lucros brutos. De forma a equilibrar as contas, evite uma grande variedade de pratos com margens baixas e concentre as suas vendas em produtos com margens de lucro mais altas.
2. Consolide a sua oferta:
Uma vez reduzida a variedade de produtos em carta, aquando a seleção dos pratos, invista em ingredientes de qualidade superior, apostando na frescura e diferenciação. Neste momento, o seu cliente está disposto a pagar pela qualidade e disponibilidade de oferta.
3. Aposte no takeaway
Estando a maior parte da população a trabalhar a partir de casa, adapte a sua oferta para o serviço de takeaway e entrega ao domicílio. Na Makro, tem à disposição o maior sortido de Descartáveis e Biodegradáveis, a um preço competitivo, que o vão ajudar neste sentido.
4. Reduza os custos com colaboradores
Reúna a equipa e planeie uma estratégia de trabalho rotativo de forma a não prejudicar a rentabilidade do seu negócio e a dos seus colaboradores. Uma das opções é reagendar férias ou folgas em atraso. Ative um plano de ação e discuta com a sua equipa uma solução conjunta durante este período excecional
5. Crie um plano para o seu orçamento
Elabore um plano de orçamento a médio prazo de forma a ter uma visão geral das receitas e despesas que equaciona vir a ter nos próximos meses. Para além de o ajudar a controlar as suas finanças, também vai conseguir calcular as possíveis quebras no seu negócio. Faça uma distribuição uniforme das receitas e custos do seu restaurante. Posteriormente, calcule o lucro operacional antes dos impostos, não esquecendo os pagamentos e mensalidades extra que já tem ou que poderá vir a ter.
6. Economize custos de energia
Economizar custos significa economizar tempo. Este é um ponto que deve ter em atenção, uma vez que as despesas da renda e da eletricidade são os maiores gastos que tem a seguir às despesas a fornecedores e a colaboradores. Elabore um plano em conjunto com a sua equipa sobre como economizar eletricidade no desempenho das tarefas diárias. A inclusão de seus colaboradores aumentará posteriormente o envolvimento deles na implementação.
7. Reforce a Segurança e Higiene no trabalho
Apesar de não existir confirmação de que o vírus pode ser transmitido através dos alimentos, reforce junto dos seus colaboradores as boas práticas de higiene e segurança alimentar que devem ser cumpridas na preparação e confeção, dando especial importância à lavagem das mãos, à manipulação e armazenamento dos alimentos e à sua correta confeção.
Adquira desinfetante das mãos (solução antissética de base alcoólica – SABA) para disponibilização em locais estratégicos (ex. zona de refeições, registo biométrico, área de “isolamento” da empresa, áreas comuns dos clientes), conjuntamente com informação sobre os procedimentos de higienização das mãos. Disponibilize ainda máscaras cirúrgicas apenas para utilização de pessoas com sintomas (casos suspeitos).
Conheça algumas medidas para adaptar o seu negócio ao serviço de takeaway ou entregas ao domícilio.
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