Como registar uma marca?
8. março 2019 | Makro
Como registar uma marca?
Se está a pensar em criar uma marca, para que esta seja exclusiva no mercado, o primeiro passo é registá-la. De que forma pode fazê-lo? Damos-lhe a conhecer os passos mais importantes deste processo:
Podem ser registadas marcas compostas por palavras (incluindo nomes de pessoas), desenhos ou imagens, letras, números, sons (desde que possam ser representados graficamente), a forma ou embalagem do produto ou uma combinação de qualquer destes elementos.
Fonte: INPI
Vantagens do Registo:
- Valorização do investimento na marca;
- Exclusividade, a marca não pode ser replicada por outros sem autorização;
- Impossibilidade no registo de uma marca igual;
- Autorização da utilização das siglas "marca registada", "MR" ou "®";
- Cedência da marca à exploração a favor de terceiros, a título gratuito ou oneroso.
Validade do Registo da Marca:
Por último, depois do registo feito, é necessário publicar no Boletim da Propriedade Industrial, seguindo-se um prazo para oposição, isto é, outros particulares e empresas poderão opor-se ao registo da sua marca por considerarem que lesa os seus interesses. Se não houver reclamações ou razões para recusa, a marca fica automaticamente registada.
O registo tem uma validade de dez anos indefinidamente renováveis por períodos iguais.
Quanto custa Registar uma Marca?
As tabelas e taxas estão disponíveis no site do INPI (os pedidos feitos online têm desconto de cerca de 50% no valor das taxas a pagar)
Conheça algumas medidas para adaptar o seu negócio ao serviço de takeaway ou entregas ao domícilio.
6. maio 2020 | Makro
Se ainda não tem uma conta Instagram esta é a altura para criar uma!
22. abril 2020 | Makro
Conheça algumas medidas de prevenção que deve implementar no seu espaço.
21. abril 2020 | Makro
Saiba mais sobre a prorrogação de prazos de pagamentos de impostos, apoios financeiros, regimes de lay-off simplificados, entre outros apoios aqui.
21. abril 2020 | Makro
A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para criar conteúdos apetecíveis nas redes sociais.
17. abril 2020 | Makro
A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para tornar o seu Restaurante o mais Instagramável possível.
17. abril 2020 | Makro
A MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas.
1. abril 2020 | Makro
A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas de como tirar fotos mais apelativas de comida.
23. março 2020 | Makro
A Equipa Digital da Makro dá 3 dicas básicas para quem se quer iniciar no Marketing Digital.
23. março 2020 | Makro
Se decidiu abrir um negócio é importante saber, antes de tudo, quais são os tipos de empresa que pode criar, os custos inerentes à sua constituição e as obrigações legais a cumprir. A Makro dá-lhe todas as dicas, é muito fácil.
28. fevereiro 2020 | Makro
Desde 1 de janeiro de 2020 que todas as áreas de ocupação comercial, no setor da restauração e/ou de bebidas, estão proibidas de utilizar e disponibilizar loiça em plástico descartável. Fique a par de todos as disposições deste novo decreto-lei.
28. fevereiro 2020 | Makro
O cálculo do Food Cost é muitas vezes negligenciado apesar da sua importância na rentabilização de um negócio. Neste artigo, conheça o método de cálculo mais comum e otimize os resultados do seu restaurante.
8. julho 2019 | Makro
A MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas.
8. março 2019 | Makro
Uma marca é muito mais do que um simples logótipo ou nome para identificar os produtos de uma empresa. É tudo o que a representa, tudo o que transmite ao seu público. Conheça a forma mais eficaz de a gerir no mercado competitivo do food service.
8. março 2019 | Makro
Efetivar um programa de certificação pode parecer desafiante, mas com um bom planeamento, é possível atingir o sucesso. Damos-lhe todas as dicas para apostar nas boas práticas na sua empresa.
8. março 2019 | Makro