Header Artigo

Como adaptar o seu restaurante?

Como adaptar o seu restaurante?

Às vezes, é durante os tempos mais difíceis, que surgem as melhores oportunidades para evoluir e atualizar as ofertas e serviços do nosso negócio, nunca perdendo o foco no mais importante: a satisfação do cliente.


Nesta fase pandémica de COVID-19, onde a incerteza e a prevenção são as palavras de ordem, a MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas:

 

1. Equilibre o volume de negócios

Neste período, o seu restaurante deve optar pela rotatividade para cobrir os custos operacionais. A maioria das ementas apresentam diferentes preços, que geram diferentes lucros brutos. De forma a equilibrar as contas, evite uma grande variedade de pratos com margens baixas e concentre as suas vendas em produtos com margens de lucro mais altas.

 

2. Consolide a sua oferta

Uma vez reduzida a variedade de produtos em carta, aquando a seleção dos pratos, invista em ingredientes de qualidade superior, apostando na frescura e diferenciação. Neste momento, o seu cliente está disposto a pagar pela qualidade e disponibilidade de oferta.

 

3. Aposte no takeaway

Estando a maior parte da população a trabalhar a partir de casa, adapte a sua oferta para o serviço de takeaway e entrega ao domicílio. Na Makro, tem à disposição o maior sortido de Descartáveis e Biodegradáveis, a um preço competitivo, que o vão ajudar neste sentido. Comunique o serviço de takeaway entrega diretamente no seu site através da ferramenta disponibilizada pela Makro. Saiba mais aqui: https://www.makro.pt/vantagens/dish/servicos-takeaway-delivery

 

4. Reduza os custos com colaboradores

Reúna a equipa e planeie uma estratégia de trabalho rotativo de forma a não prejudicar a rentabilidade do seu negócio e a dos seus colaboradores. Uma das opções é reagendar férias ou folgas em atraso. Ative um plano de ação e discuta com a sua equipa uma solução conjunta durante este período excecional


5. Crie um plano para o seu orçamento

Elabore um plano de orçamento a médio prazo de forma a ter uma visão geral das receitas e despesas que equaciona vir a ter nos próximos meses. Para além de o ajudar a controlar as suas finanças, também vai conseguir calcular as possíveis quebras no seu negócio. Faça uma distribuição uniforme das receitas e custos do seu restaurante. Posteriormente, calcule o lucro operacional antes dos impostos, não esquecendo os pagamentos e mensalidades extra que já tem ou que poderá vir a ter. 


6. Economize custos de energia

Economizar custos significa economizar tempo. Este é um ponto que deve ter em atenção, uma vez que as despesas da renda e da eletricidade são os maiores gastos que tem a seguir às despesas a fornecedores e a colaboradores. Elabore um plano em conjunto com a sua equipa sobre como economizar eletricidade no desempenho das tarefas diárias. A inclusão de seus colaboradores aumentará posteriormente o envolvimento deles na implementação.


7. Reforce a Segurança e Higiene no trabalho

Apesar de não existir confirmação de que o vírus pode ser transmitido através dos alimentos, reforce junto dos seus colaboradores as boas práticas de higiene e segurança alimentar que devem ser cumpridas na preparação e confeção, dando especial importância à lavagem das mãos, à manipulação e armazenamento dos alimentos e à sua correta confeção.

Adquira desinfetante das mãos (solução antissética de base alcoólica – SABA) para disponibilização em locais estratégicos (ex. zona de refeições, registo biométrico, área de “isolamento” da empresa, áreas comuns dos clientes), conjuntamente com informação sobre os procedimentos de higienização das mãos. Disponibilize ainda máscaras cirúrgicas apenas para utilização de pessoas com sintomas (casos suspeitos).

 

Como lançar o seu Negócio Takeaway?

Conheça algumas medidas para adaptar o seu negócio ao serviço de takeaway ou entregas ao domícilio.

Dicas Digitais Food Ordering

Se ainda não tem uma conta Instagram esta é a altura para criar uma!

Medidas de higiene para o seu negócio

Conheça algumas medidas de prevenção que deve implementar no seu espaço.

Recomendações Legais e Apoio Financeiro

Saiba mais sobre a prorrogação de prazos de pagamentos de impostos, apoios financeiros, regimes de lay-off simplificados, entre outros apoios aqui.

Saiba como criar uma relação com o seu cliente através das redes sociais

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para criar conteúdos apetecíveis nas redes sociais.

Como tirar proveito do Instagram para o seu restaurante?

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para tornar o seu Restaurante o mais Instagramável possível.

Como tirar fotos mais apelativas de comida?

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas de como tirar fotos mais apelativas de comida.

Quer iniciar-se no Marketing Digital?

A Equipa Digital da Makro dá 3 dicas básicas para quem se quer iniciar no Marketing Digital.

Como abrir uma empresa em Portugal?

Se decidiu abrir um negócio é importante saber, antes de tudo, quais são os tipos de empresa que pode criar, os custos inerentes à sua constituição e as obrigações legais a cumprir. A Makro dá-lhe todas as dicas, é muito fácil.

Quais as alternativas ao plástico de utilização única na restauração?

Desde 1 de janeiro de 2020 que todas as áreas de ocupação comercial, no setor da restauração e/ou de bebidas, estão proibidas de utilizar e disponibilizar loiça em plástico descartável. Fique a par de todos as disposições deste novo decreto-lei.

Como calcular o food cost?

O cálculo do Food Cost é muitas vezes negligenciado apesar da sua importância na rentabilização de um negócio. Neste artigo, conheça o método de cálculo mais comum e otimize os resultados do seu restaurante.

Como registar uma marca?

Se está a pensar em criar uma marca, para que esta seja exclusiva no mercado, o primeiro passo é registá-la. De que forma pode fazê-lo? Damos-lhe a conhecer os passos mais importantes deste processo

Como é que o setor da Restauração pode responder a este período crítico?

A MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas.

Como gerir uma marca na restauração?

Uma marca é muito mais do que um simples logótipo ou nome para identificar os produtos de uma empresa. É tudo o que a representa, tudo o que transmite ao seu público. Conheça a forma mais eficaz de a gerir no mercado competitivo do food service.

Como obter certificação de qualidade

Efetivar um programa de certificação pode parecer desafiante, mas com um bom planeamento, é possível atingir o sucesso. Damos-lhe todas as dicas para apostar nas boas práticas na sua empresa.