makro_artigo_janeiro_destaque_668x267_04

Quais as alternativas ao plástico de utilização única na restauração?

Quais as alternativas ao plástico de utilização única na restauração?

Desde 1 de janeiro de 2020 que todas as áreas de ocupação comercial, no setor da restauração e/ou de bebidas, estão proibidas de utilizar e disponibilizar loiça em plástico descartável. Fique a par de todos as disposições deste novo decreto-lei.

 

A nova legislação

A portaria publicada em Diário da República (Lei nº 76/2019), decreta “a não utilização e não disponibilização de louça de plástico de utilização única em todos os estabelecimentos, outros locais e atividades não sedentárias do setor da restauração e/ou de bebidas e no comércio a retalho", ou seja, utensílios que, pelas suas características, só possam ser utilizados uma única vez.


Quais os utensílios que estão abrangidos pela Lei?

» Pratos;
» Tigelas;
» Copos;
» Talheres;
» Palhinhas;
» Palhetas.

Prazos legais

Se é proprietário no setor da restauração e/ou de bebidas, tem de ter em conta que o decreto-lei já está em vigor, mas tem o período de um ano para se adaptar às suas disposições.

Contudo, os comerciantes de Lisboa têm apenas até ao final de março para se ajustarem às novas regras, de acordo com o regulamento municipal. A partir de 1 de abril, em caso de incumprimento, as empresas serão notificadas e podem estar sujeitas a um processo de contraordenação. 

 

Que medidas tomar?

A solução apoiada pelo governo é a utilização de Loiça Reutilizável, "cuja utilização, pelas suas características, possibilite a sua reutilização para o mesmo fim para que foram concebidos", ou Material Biodegradável – “material de origem 100% biológica e renovável, cuja decomposição é efetuada por processos de compostagem doméstica, industrial ou em meio natural".

 

7 passos para acabar com o plástico no seu estabelecimento:

» Utilize palhinhas de material biodegradável;
» Use palhetas de madeira em vez de plástico (para mexer o café);
» Disponibilize embalagens de maior dimensão em vez de saquetas de plástico de dose única (ketchup, maionese, etc.)
» Forneça apenas loiça e talheres reutilizáveis ou biodegradáveis;
» Utilize apenas sacos de plástico biodegradável;
» Certifique-se que os seus descartáveis são 100% biodegradáveis;
» Encha garrafas de água reutilizáveis gratuitamente.


Solução Makro

Na Makro, apostamos na Sustentabilidade. A pensar nestas medidas e no sentido de disponibilizar alternativas aos nossos clientes e ao seu negócio, criámos uma linha de Produtos 100% Biodegradáveis e Compostáveis, à base de Bioplásticos, Bagaço de Cana de Açúcar e Folha de Palma.

Saiba mais, aqui.


Como calcular o food cost?

O cálculo do Food Cost é muitas vezes negligenciado apesar da sua importância na rentabilização de um negócio. Neste artigo, conheça o método de cálculo mais comum e otimize os resultados do seu restaurante.

Como registar uma marca?

Se está a pensar em criar uma marca, para que esta seja exclusiva no mercado, o primeiro passo é registá-la. De que forma pode fazê-lo? Damos-lhe a conhecer os passos mais importantes deste processo

Como gerir uma marca na restauração?

Uma marca é muito mais do que um simples logótipo ou nome para identificar os produtos de uma empresa. É tudo o que a representa, tudo o que transmite ao seu público. Conheça a forma mais eficaz de a gerir no mercado competitivo do food service.

Como obter certificação de qualidade

Efetivar um programa de certificação pode parecer desafiante, mas com um bom planeamento, é possível atingir o sucesso. Damos-lhe todas as dicas para apostar nas boas práticas na sua empresa.