header_artigo_668x267

Nova etiqueta energética: saiba o que vai mudar

 

A etiqueta energética vai evoluir e apoiar ainda mais os consumidores e profissionais na seleção de produtos energeticamente eficientes e sustentáveis. Depois de 20 anos de referência, conheça a nova etiqueta em vigor.

 

Porquê uma nova etiqueta?

A antiga etiqueta energética compreendia uma escala de eficiência de A+++ a D. Porém, esta classificação tornou-se ineficaz na distinção dos produtos energeticamente eficientes, induzindo consumidores e profissionais em erro.

Atualmente, a maioria dos produtos já se encontra em classes energéticas superiores, deixando as classes inferiores vazias. A evolução do desempenho dos eletrodomésticos resultou num desaparecimento dos produtos menos eficientes do mercado.

Para continuar a apoiar os consumidores e profissionais, a União Europeia avançou com a revisão dos requisitos de desempenho dos produtos e reformulou a escala da etiqueta.

 

Vantagens da nova etiqueta energética

A nova classificação irá de A a G, sem extensões para as classes ‘+’, tornando-se mais clara e com um QR code integrado numa base de dados europeia, que fornece informações adicionais sobre todos os produtos etiquetados.

NovaEtiqueta_v1

 

Prazos legais

Desde 1 de março de 2021 que a nova etiqueta está em vigor. As etiquetas antigas deverão ser trocadas até 18 de março de 2021. No entanto, existe um período de transição de 9 meses (até 30 de novembro de 2021) para escoamento de produtos com a antiga etiqueta energética.

 

Quais os produtos domésticos e profissionais que estarão abrangidos pela Lei?

 

Produtos_Abrangidos

 

Compromisso Makro

Na Makro, estamos a agilizar todos os processos de transição das etiquetas e acreditamos que este novo sistema será benéfico para a leitura e comparação da eficiência de produtos. Para qualquer esclarecimento adicional pode sempre deslocar-se às lojas Makro, onde os nossos especialistas terão todo o gosto em ajudá-lo.

Saiba mais aqui.

 


Como lançar o seu Negócio Takeaway?

Conheça algumas medidas para adaptar o seu negócio ao serviço de takeaway ou entregas ao domícilio.

Dicas Digitais Food Ordering

Se ainda não tem uma conta Instagram esta é a altura para criar uma!

Medidas de higiene para o seu negócio

Conheça algumas medidas de prevenção que deve implementar no seu espaço.

Recomendações Legais e Apoio Financeiro

Saiba mais sobre a prorrogação de prazos de pagamentos de impostos, apoios financeiros, regimes de lay-off simplificados, entre outros apoios aqui.

Saiba como criar uma relação com o seu cliente através das redes sociais

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para criar conteúdos apetecíveis nas redes sociais.

Como tirar proveito do Instagram para o seu restaurante?

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para tornar o seu Restaurante o mais Instagramável possível.

Como adaptar o seu restaurante?

A MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas.

Como tirar fotos mais apelativas de comida?

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas de como tirar fotos mais apelativas de comida.

Quer iniciar-se no Marketing Digital?

A Equipa Digital da Makro dá 3 dicas básicas para quem se quer iniciar no Marketing Digital.

Como abrir uma empresa em Portugal?

Se decidiu abrir um negócio é importante saber, antes de tudo, quais são os tipos de empresa que pode criar, os custos inerentes à sua constituição e as obrigações legais a cumprir. A Makro dá-lhe todas as dicas, é muito fácil.

Quais as alternativas ao plástico de utilização única na restauração?

Desde 1 de janeiro de 2020 que todas as áreas de ocupação comercial, no setor da restauração e/ou de bebidas, estão proibidas de utilizar e disponibilizar loiça em plástico descartável. Fique a par de todos as disposições deste novo decreto-lei.

Como calcular o food cost?

O cálculo do Food Cost é muitas vezes negligenciado apesar da sua importância na rentabilização de um negócio. Neste artigo, conheça o método de cálculo mais comum e otimize os resultados do seu restaurante.

Como registar uma marca?

Se está a pensar em criar uma marca, para que esta seja exclusiva no mercado, o primeiro passo é registá-la. De que forma pode fazê-lo? Damos-lhe a conhecer os passos mais importantes deste processo

Como é que o setor da Restauração pode responder a este período crítico?

A MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas.

Como gerir uma marca na restauração?

Uma marca é muito mais do que um simples logótipo ou nome para identificar os produtos de uma empresa. É tudo o que a representa, tudo o que transmite ao seu público. Conheça a forma mais eficaz de a gerir no mercado competitivo do food service.

Como obter certificação de qualidade

Efetivar um programa de certificação pode parecer desafiante, mas com um bom planeamento, é possível atingir o sucesso. Damos-lhe todas as dicas para apostar nas boas práticas na sua empresa.