Header Artigo

Como lançar o seu Negócio Takeaway?

Se é proprietário de um Restaurante, esta é a sua oportunidade para manter o seu negócio aberto e mitigar a quebra de receitas durante este período crítico. Adapte facilmente o seu negócio ao serviço de takeaway ou entregas ao domicílio e continue a servir os seus clientes.

A Makro dá-lhe todas as dicas que precisa neste momento:

1. Estratégias de Comunicação

Aposte na comunicação online. Todos os seus clientes estão em casa, por isso, os seus serviços devem chegar até eles via digital. Faça-o através do seu website, nas suas redes sociais, via newsletter ou até SMS. A divulgação é a chave do sucesso deste serviço. Se pretender ainda receber encomendas da forma mais direta possível, promovendo assim o seu negócio, a MAKRO poderá ajudá-lo, gratuitamente, através da criação de um website.

Saiba mais, aqui.

 

2. Questões de Rotina e de Menu

A maior parte dos restaurantes estão a funcionar com uma equipa muito reduzida, por esta razão, é essencial que mantenham uma rotina simplificada no serviço da cozinha para que seja mais ágil a preparação dos pratos disponíveis para takeaway/delivery.

Menus menos extensos também são a opção mais sensata, facilitando a confeção, tal como a redução da sua lista de compras, podendo comprar em maior quantidade um número de referências mais reduzido e, assim, diminuir as deslocações/ encomendas.

 

3. Margem Contributiva

Tenha especial atenção à margem contributiva das refeições que vende, privilegiando as receitas que mais margem possam gerar - não é % de food cost, é € por prato. Pois é com dinheiro que conseguirá pagar salários, compras e custos fixos.

É necessário também estar atento à faturação pois a aplicação do IVA em regime de takeaway tem regras diferentes relativamente à faturação para o consumo no estabelecimento. Na maioria dos casos, a taxa do IVA aplicada aos produtos fornecidos em takeaway será menor, exceto todo e qualquer produto de pastelaria, gelados e salgados (se vendidos individualmente e pronto a comer).

 

4. Transporte e Entrega de Alimentos

Ao optar pelo regime de entrega ao domicílio, há que ter em conta não só a disponibilidade de recursos (pessoal e viaturas) como o embalamento dos alimentos e bebidas. A MAKRO disponibiliza uma vasta gama de soluções de packaging biodegradáveis, pensadas no seu serviço de takeaway. Por outro lado, se gostaria de apostar no serviço de delivery mas preferia não incorrer em compromissos contratuais ou grandes investimentos em viaturas, disponibilizamos do serviço de aluguer de frota própria - Cooltra & Makro - com condições exclusivas para clientes Makro.

Saiba mais sobre as vantagens desta solução, aqui.

 


Dicas Digitais Food Ordering

Se ainda não tem uma conta Instagram esta é a altura para criar uma!

Medidas de higiene para o seu negócio

Conheça algumas medidas de prevenção que deve implementar no seu espaço.

Recomendações Legais e Apoio Financeiro

Saiba mais sobre a prorrogação de prazos de pagamentos de impostos, apoios financeiros, regimes de lay-off simplificados, entre outros apoios aqui.

Saiba como criar uma relação com o seu cliente através das redes sociais

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para criar conteúdos apetecíveis nas redes sociais.

Como tirar proveito do Instagram para o seu restaurante?

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para tornar o seu Restaurante o mais Instagramável possível.

Como adaptar o seu restaurante?

A MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas.

Como tirar fotos mais apelativas de comida?

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas de como tirar fotos mais apelativas de comida.

Quer iniciar-se no Marketing Digital?

A Equipa Digital da Makro dá 3 dicas básicas para quem se quer iniciar no Marketing Digital.

Como abrir uma empresa em Portugal?

Se decidiu abrir um negócio é importante saber, antes de tudo, quais são os tipos de empresa que pode criar, os custos inerentes à sua constituição e as obrigações legais a cumprir. A Makro dá-lhe todas as dicas, é muito fácil.

Quais as alternativas ao plástico de utilização única na restauração?

Desde 1 de janeiro de 2020 que todas as áreas de ocupação comercial, no setor da restauração e/ou de bebidas, estão proibidas de utilizar e disponibilizar loiça em plástico descartável. Fique a par de todos as disposições deste novo decreto-lei.

Como calcular o food cost?

O cálculo do Food Cost é muitas vezes negligenciado apesar da sua importância na rentabilização de um negócio. Neste artigo, conheça o método de cálculo mais comum e otimize os resultados do seu restaurante.

Como registar uma marca?

Se está a pensar em criar uma marca, para que esta seja exclusiva no mercado, o primeiro passo é registá-la. De que forma pode fazê-lo? Damos-lhe a conhecer os passos mais importantes deste processo

Como é que o setor da Restauração pode responder a este período crítico?

A MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas.

Como gerir uma marca na restauração?

Uma marca é muito mais do que um simples logótipo ou nome para identificar os produtos de uma empresa. É tudo o que a representa, tudo o que transmite ao seu público. Conheça a forma mais eficaz de a gerir no mercado competitivo do food service.

Como obter certificação de qualidade

Efetivar um programa de certificação pode parecer desafiante, mas com um bom planeamento, é possível atingir o sucesso. Damos-lhe todas as dicas para apostar nas boas práticas na sua empresa.