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Como gerir uma marca na restauração?

Como gerir uma marca na restauração?

Uma marca é muito mais do que um simples logótipo ou nome para identificar os produtos de uma empresa. É tudo o que a representa, tudo o que transmite ao seu público. Conheça a forma mais eficaz de a gerir no mercado competitivo do food service.

 

O que é uma marca?

No sentido lato, podemos definir o conceito por um símbolo ou letra que identifica produtos comerciais ou industriais. Mas a definição de marca vai muito para além disso. É um conjunto de ideias e sentimentos, isto é, a personalidade da empresa e o que suscita nos consumidores.

O principal objetivo para uma marca de sucesso deve ser o de inspirar algo positivo e diferenciador para o maior número possível de pessoas.

 

Se o seu propósito é gerir eficazmente a sua marca no mercado gastronómico, apenas necessita de um bom planeamento e de seguir os seguintes passos:

 

  • Defina um posicionamento

    É como a marca quer ser vista junto do seu público-alvo, é também a promessa do produto ou do serviço que irá oferecer. Este posicionamento é desenvolvido através de um estudo aprofundado dos seus potenciais consumidores. Que tipo de restaurante é? Vegetariano, de sushi, tradicional? Qual é o elemento que o diferencia da concorrência?

    Num mercado tão competitivo, uma boa opção pode ser a segmentação, ou seja, trabalhar com um público mais específico.

     

  • Estabeleça uma identidade consistente

    As identidades verbais e visuais da marca são o que vão permitir qualquer pessoa identificar o seu restaurante. A identidade verbal é a comunicação que tanto se reflete no atendimento como na publicidade. A identidade visual reflete a linguagem gráfica (cores, tipografia, padrões etc.).

    Nesta fase, um conjunto de fatores necessita ser levado em conta e deve estar adequado ao seu ramo de atuação e ao público-alvo, ou seja, a identidade tanto verbal como a visual do restaurante deve traduzir a essência e o foco do seu negócio.

    Por exemplo, um restaurante vegetariano com um logo com uma planta ou legume e em tons de verde vai remeter imediatamente para o tipo de alimentação que oferece.

  • Garanta um atendimento de excelência

    Para além da qualidade dos produtos que oferece e da sua confeção, um atendimento de qualidade vai fazer toda a diferença. Todos os seus funcionários, desde o empregado de mesa ao chef devem saber exatamente o seu posicionamento e foco de negócio. A simpatia, a cordialidade e a educação com o cliente são características fundamentais aquando a definição de objetivos e formação dos recursos humanos.

     

  • Invista na decoração

    Para além de uma boa identidade visual e de um excelente atendimento, a decoração do seu restaurante é igualmente importante no fortalecimento do conceito e fidelização dos consumidores. Invista em mobiliário de qualidade e adeque à identidade da marca. O conforto e algum requinte vão, certamente, destacar-se no mercado.

     

  • Aposte na comunicação

Invista na comunicação do seu restaurante, tanto offline como online. Para além dos meios tradicionais de publicidade (outdoors, folhetos, etc.) aposte no digital. Um website user friendly, como por exemplo a nossa ferramenta - Dish hospitality digital -  de construção de sites e reservas online, poderá fazer toda a diferença. A integração da marca em todas as redes sociais também irá ser um fator determinante no sucesso do seu restaurante.


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