668x267 failover-featured-img_food_costs

Como calcular o food cost?

Como calcular o Food Cost na restauração?
O cálculo do Food Cost é muitas vezes negligenciado apesar da sua importância na rentabilização de um negócio. Neste artigo, conheça o método de cálculo mais comum e otimize os resultados do seu restaurante.

O que é o Food Cost?
Food Cost define-se pelo rácio de desempenho operacional de um restaurante, representado por um valor percentual, que expressa o peso que os ingredientes e alimentos adquiridos têm no custo final de determinado prato e, assim, o peso que irá representar no valor final de venda ao consumidor.

Como calcular a percentagem (%) de Food Cost?
O Food Cost é um dos indicadores mais importantes de rentabilidade de um restaurante. Com margens muito baixas (3-5%), uma pequena alteração no preço das mercadorias e/ou nas vendas pode afetar significativamente os lucros. Ao monitorizar o seu food cost (preferencialmente entre 20-35%), poderá saber exatamente quando deve alterar preços, produtos e a quantidade certa de compras a fazer.

Para obter a sua percentagem de Food Cost, divida o preço total de custo (alimento + ingredientes) com o preço de venda ao público:

Food Cost = Custo Receita  / Custo Prato

Vejamos a fórmula por partes, começando pelo apuramento do Custo da Receita:

Custo da Receita = Custo do Alimento + Custo dos Ingredientes

Exemplo:
8 nuggets de frango (€ 2,00)  + ketchup (€ 0,50) = € 2,50 

Neste caso, o Custo da Receita é de € 2,50.

Agora, basta dividir este valor pelo Custo do Prato para encontrar o Food Cost ideal:

Custo Receita (€ 2,50) / Custo Prato (€ 8,50) = Food Cost Ideal (29%)


Contudo, este é um método para calcular o Food Cost Ideal (ou teórico), ou seja, o custo dos ingredientes/mercadorias que se apura quando consideradas as quantidades certas que compõem uma determinada receita, valorizadas ao preço de compra. 

Para um cálculo mais aprofundado do Food Cost, poderá concluir este rácio manualmente, incluindo a relação de stock, inventários, preço de compra e venda etc., sendo um processo exequível, mas moroso. 

Felizmente, o setor da restauração tem hoje em dia à sua disposição um vasto conjunto de ferramentas acessíveis e/ou plataformas online que, neste sentido, o vão ajudar a monitorizar todos os seus custos e implementar as alterações ou ajustamentos necessários em tempo útil.


Formas de aperfeiçoar o Food Cost no seu restaurante:
Encontrar o equilíbrio entre custos baixos e ingredientes/alimentos de qualidade pode parecer difícil, mas há muitas formas de o conseguir sem prejudicar a oferta do seu restaurante. Siga as nossas dicas:

  • Aumento progressivo de preços

    Faça pequenos ajustes de preço em pratos que exijam um preço de venda mais alto até atingir o seu Food Cost ideal.

  • Reduzir o desperdício

    Monitorize a quantidade de restos que volta à cozinha e adeque as porções em conformidade.

  • Estar atento às flutuações (sazonais) de preço

    Se os ingredientes aumentarem de preço ou os pratos se tornarem menos populares, altere o menu de forma a corresponder às preferências de seus clientes.

  • Apostar na qualidade dos produtos

    Escolha os melhores preços do mercado sem descurar a qualidade das mercadorias.

  • Inventários regulares

    Ter uma noção clara da mercadoria em stock e evitar gastos desnecessários são alguns dos principais pontos na melhoria do seu Food Cost.

Como lançar o seu Negócio Takeaway?

Conheça algumas medidas para adaptar o seu negócio ao serviço de takeaway ou entregas ao domícilio.

Dicas Digitais Food Ordering

Se ainda não tem uma conta Instagram esta é a altura para criar uma!

Medidas de higiene para o seu negócio

Conheça algumas medidas de prevenção que deve implementar no seu espaço.

Recomendações Legais e Apoio Financeiro

Saiba mais sobre a prorrogação de prazos de pagamentos de impostos, apoios financeiros, regimes de lay-off simplificados, entre outros apoios aqui.

Saiba como criar uma relação com o seu cliente através das redes sociais

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para criar conteúdos apetecíveis nas redes sociais.

Como tirar proveito do Instagram para o seu restaurante?

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas para tornar o seu Restaurante o mais Instagramável possível.

Como adaptar o seu restaurante?

A MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas.

Como tirar fotos mais apelativas de comida?

A Equipa Digital da Makro dá-lhe 5 dicas básicas de como tirar fotos mais apelativas de comida.

Quer iniciar-se no Marketing Digital?

A Equipa Digital da Makro dá 3 dicas básicas para quem se quer iniciar no Marketing Digital.

Como abrir uma empresa em Portugal?

Se decidiu abrir um negócio é importante saber, antes de tudo, quais são os tipos de empresa que pode criar, os custos inerentes à sua constituição e as obrigações legais a cumprir. A Makro dá-lhe todas as dicas, é muito fácil.

Quais as alternativas ao plástico de utilização única na restauração?

Desde 1 de janeiro de 2020 que todas as áreas de ocupação comercial, no setor da restauração e/ou de bebidas, estão proibidas de utilizar e disponibilizar loiça em plástico descartável. Fique a par de todos as disposições deste novo decreto-lei.

Como registar uma marca?

Se está a pensar em criar uma marca, para que esta seja exclusiva no mercado, o primeiro passo é registá-la. De que forma pode fazê-lo? Damos-lhe a conhecer os passos mais importantes deste processo

Como é que o setor da Restauração pode responder a este período crítico?

A MAKRO sugere um Plano de Ação para o seu Restaurante, com o principal objetivo de mitigar a quebra das suas receitas. Fique atento às nossas 7 preciosas dicas.

Como gerir uma marca na restauração?

Uma marca é muito mais do que um simples logótipo ou nome para identificar os produtos de uma empresa. É tudo o que a representa, tudo o que transmite ao seu público. Conheça a forma mais eficaz de a gerir no mercado competitivo do food service.

Como obter certificação de qualidade

Efetivar um programa de certificação pode parecer desafiante, mas com um bom planeamento, é possível atingir o sucesso. Damos-lhe todas as dicas para apostar nas boas práticas na sua empresa.