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Como obter certificação de qualidade

Como implementar um programa de certificação de qualidade?

Efetivar um programa de certificação pode parecer desafiante, mas com um bom planeamento, é possível atingir o sucesso. Damos-lhe todas as dicas para apostar nas boas práticas na sua empresa.

 

Porquê apostar na gestão da qualidade?

A qualidade nas empresas têm como referência a certificação reconhecida pela International Standardization Organization (ISO). 

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da empresa, ou seja, deve ser tomada para servir um propósito específico e obter resultados.

A ISO 9001 apresenta uma abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA de melhoria contínua, integrando um programa baseado em risco, permitindo não só a fidelização do cliente como também a competitividade da organização assente nos pilares da sustentabilidade.

Em primeiro lugar, damos-lhe a conhecer as vantagens da obtenção desta certificação:

  • Melhoramento do desempenho da empresa e na capacidade de satisfazer as exigências dos clientes;
  • Aperfeiçoamento no cumprimento da legislação e regulamentação aplicável;
  • Angariação de novos clientes e acesso a novos mercados;
  • Maior consciencialização dos riscos e abertura a novas oportunidades;
  • Confiança acrescida no planeamento dos processos e na execução dos serviços;
  • Notoriedade e credibilidade no mercado.

Conhecidos os benefícios da certificação de qualidade na sua empresa, torna-se premente o seu planeamento e posterior implementação. O processo de certificação da qualidade divide-se em vários passos:

 1.     Definição da política e objetivos da gestão da qualidade

A Norma ISO 9001:2015 define oito princípios de gestão de qualidade que devem ser adotados pelas empresas que pretendem a certificação. Estes princípios são:

  • Liderança;
  • Foco no cliente;
  • Abordagem por processos;
  • Envolvimento de todos os colaboradores;
  • Abordagem da gestão como um sistema;
  • Relações benéficas com fornecedores;
  • Tomada de decisões baseada em factos;
  • Melhoria contínua.

 Cada um destes princípios deve ser adaptado à realidade e às especificidades de cada organização.

 

2.     Comunicação interna e envolvimento dos recursos

No processo de implementação de uma certificação é imprescindível a participação ativa de todos os colaboradores da empresa. Este envolvimento pode ser feito através de reuniões e ações de formação, explicando os benefícios, a importância da sua colaboração e os desafios que serão enfrentados durante o processo.

 

3.     Avaliação de processos existentes na empresa

Antes de avançar é necessário fazer um levantamento exaustivo de todos os processos existentes na empresa, tanto operacionais como estratégicos. Reunir toda a documentação necessária à certificação também é crucial nesta fase. 

 

4.     Implementação do novo modelo

Nesta etapa os esforços devem ser concentrados na criação de um sistema de gestão com o objetivo de implementar as mudanças na sua empresa. 

 

5.     Auditoria Interna

Terminado o processo de implementação é aconselhável realizar uma pré-auditoria ou auditoria interna, para serem verificados possíveis erros do processo. Não sendo esta avaliação oficial, qualquer não-conformidade servirá apenas de alerta para ajustes ou melhorias.

 

6.     Seleção da empresa certificadora

Por último, surge o momento da contratação de um órgão certificador que irá realizar a auditoria oficial. Cumpridas todas as exigências, o certificado é emitido.

Contudo, um Sistema de Gestão da Qualidade não acaba quando se obtém o certificado ISO 9001. Tendo uma validade de três anos, para a sua manutenção, é necessário o constante aperfeiçoamento das práticas e acompanhamento dos processos. 


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