Parceria entre a METRO Water Initiative e a One Drop Foundation ajuda 500.000 pessoas no Norte da ÍNDIA

22 de março de 2021

metro_water_initiative

Ao assinalar o Dia Mundial da Água da ONU, a METRO associa-se novamente a 15 fornecedores globais para lançar a METRO Water Initiative para os seus clientes em 18 países, entando no 3º ano da sua colaboração com a One Drop Foundation, que pretende assegurar o acesso sustentável à água potável, saneamento e higiene a três distritos no estado indiano de Bihar: Sheohar, Madhubani e Gaya.

O projeto conjunto teve início em 2019 no estado indiano de Bihar e tinha como objetivo proporcionar acesso sustentável à água potável, saneamento e higiene a meio milhão de pessoas. Embora a pandemia COVID-19 tenha forçado alguns dos projetos locais a adaptarem-se, também sublinhou mais uma vez que o acesso à água potável, saneamento e higiene é fundamental para proteger a saúde e segurança das populações e diminuir a transmissão de vírus. É por isso que, juntamente com os seus parceiros, a One Drop Foundation promove a mudança de comportamento através de iniciativas artísticas sociais que têm em consideração referências locais, culturais e artísticas, resultando em práticas mais saudáveis em torno da água, saneamento e higiene. Por outro lado, comunidades e os indivíduos são capacitados e treinados para gerir as instalações de água e saneamento de uma forma sustentável.

O projeto tornou-se possível através de uma campanha globalmente coordenada em 22 países (18 no ano de 2021) em conjunto com fornecedores selecionados globais da METRO. Durante a campanha desenvolvida por um período de duas semanas em torno do Dia Mundial da Água, foi criada notoriedade para a questão do acesso à água potável, com cada fornecedor a contribuir para a One Drop Foundation. Após o terceiro ano de colaboração, mais de 1,2 milhões de euros terão sido angariados. Com a One Drop Foundation a atingir este montante de 1,2 milhões de euros e a angariar mais investimento com os seus parceiros locais de implementação, terão sido angariados mais de 5,3 milhões de euros no total, que terão um impacto na vida de 500.000 pessoas.

"A pandemia trouxe mudanças a todas as nossas vidas, mas também mostrou novamente, que o sistema global de saúde é apenas tão forte quanto o seu elo mais fraco", refere Andrea Euenheim, CHRO da METRO AG, responsável pela Sustentabilidade no Conselho de Administração. "É por isso que estamos muito felizes por ver que, ao estabelecermos parcerias com os nossos fornecedores e a One Drop Foundation, somos capazes de apoiar, onde a ajuda é realmente necessária. Em conjunto com a One Drop Foundation, os nossos fornecedores e os nossos clientes, vamos continuar a transformar a água em ação para criar uma mudança na vida das pessoas".

Ao longo de 2019 e 2020, os projetos na Índia já alcançaram mais de 156.000 pessoas, 279 pontos de água foram instalados e água potável e saneamento foram assegurados em 271 escolas. Foram instalados numerosos fossos de compostagem e 2000 latrinas domésticas para dar às pessoas acesso a saneamento e ambientes seguros. Durante o ano passado, foram instaladas 5 estações de lavagem de mãos adicionais em centros de saúde públicos e 500 kits de higiene foram distribuídos a trabalhadores comunitários, que servem uma área de captação de mais de 1 milhão de pessoas nos distritos de Gaya e Madhubani, mitigando a propagação da COVID-19.

Com a chegada da pandemia COVID-19, a One Drop Foundation e os seus parceiros responderam rapidamente, trabalhando em estreita colaboração, conseguiram desenvolver uma estratégia para apoiar os governos e comunidades locais para que estes últimos pudessem proteger-se contra a propagação do vírus. Nestas novas circunstâncias, a resiliência e a inovação foram fundamentais para as equipas do projeto e para as comunidades que servem.

"Estamos muito agradecidos por esta parceria com a METRO AG e os seus fornecedores globais. Esta contribuição para apoiar as comunidades vulneráveis e para garantir o seu acesso à água potável é valiosa. Para nós, esta verdadeira colaboração é a prova de que as parcerias intersectoriais podem encorajar o apoio em larga escala aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e transformar a vida de centenas de milhares de pessoas", refere Jean-Louis Dufresne, CEO da One Drop Foundation. "Ao promover comportamentos saudáveis através da abordagem One Drop's Social Art for Behaviour Change, estamos a assegurar que as comunidades vulneráveis estão mais bem equipadas para enfrentar os desafios de saúde globais - tanto durante uma pandemia como a COVID-19, como depois".

Os fornecedores participantes na METRO Water Initiative deste ano são: Barilla, Bolton, Campofrio, Coca-Cola, Diageo, Glaxosmithkline, Henkel (Cosméticos e Detergentes), Lavazza, Mars, McCain, PepsiCo, Pernod Ricard, Podravka, SC Johnson e Unilever.

Para mais Informação sobre a METRO Water Initiative, aceda a:

https://www.mpulse.de/en/movingboundaries/a-project-that-empowers-and-encourages-people-and-is-changing-many-lives

https://www.mpulse.de/en/movingboundaries/metro-water-initiative-our-project-for-india

SEJA CLIENTE
AINDA NÃO É CLIENTE MAKRO?
Saiba mais sobre o registo feito de forma fácil e rápida através do nosso website para poder usufruir do nosso serviço de consultoria de apoio ao seu negócio!
Saber Mais
Folhetos
Conheça as nossas promoções
Aqui terá acesso aos nossos folhetos com promoções!
Consultar Folhetos