Iniciativa Metro Plastic une Makro Portugal, clientes, fornecedores e o Plastic Bank na luta contra o fim do plástico nos oceanos

08 de junho de 2021

Em conjunto com o Plastic Bank, uma empresa social inovadora que tem vindo a construir ecossistemas éticos de reciclagem em comunidades costeiras de todo o mundo desde 2013, a METRO, da qual a makro Portugal faz parte, lança agora uma colaboração internacional, de vários anos, com objetivos ambiciosos: apenas nos primeiros 12 meses da parceria, o objetivo é recolher mais de 65 milhões de garrafas de plástico, o equivalente a mais de 1 milhão de quilos de resíduos de plástico, antes de entrarem nos oceanos de todo o mundo. Para este fim, a Iniciativa METRO Plastic une clientes e fornecedores da METRO, bem como o Plastic Bank. A iniciativa será lançada em 24 países da METRO em todo o mundo no Dia Mundial dos Oceanos.

A cooperação será lançada sucessivamente nas lojas METRO em todo o mundo, incluindo a makro Portugal, da qual fazem parte as suas 10 lojas localizadas em território nacional, sendo alicerçada numa campanha comercial de 2 semanas, durante a qual o tema do plástico será destacado ainda com maior força em todos os canais da grossista. A campanha centrar-se-á em produtos específicos de cada país com embalagens de plástico mais sustentáveis, por exemplo, porque requerem menos material plástico virgem após um redesign, contêm conteúdo reciclado, são compostáveis ou porque são muito mais fáceis de reciclar devido a uma mudança de material ou de cor. Esta informação adicional permite aos clientes tomar decisões de compra conscientes de forma sustentável, melhorar o seu próprio comportamento de reciclagem e contribuir para o bem, ao mesmo tempo. Com cada produto de campanha adquirido, a METRO e os seus clientes, assim como os fornecedores participantes, apoiam o trabalho da empresa social canadiana Plastic Bank.

“Na makro Portugal estamos muito conscientes de que apenas com uma atitude proativa da parte de toda a cadeia de valor e fornecimento, conseguiremos alterar estes cenários que prejudicam o planeta e, em última análise, a nossa qualidade de vida. Pertencemos a um grupo multinacional que se encontra, também ele comprometido com estas causas. Esta ação é algo de que nos orgulhamos e para o qual chamamos a atenção de todos os que connosco se relacionam. Unidos faremos sempre a diferença”, refere Filipa Herédia, Communication & Engagament Manager da Makro Portugal.

"A sustentabilidade é um imperativo estratégico para todas as empresas. Na METRO preparamos o caminho para que os nossos 16 milhões de clientes possam gerir os seus negócios de forma sustentável. Com a Iniciativa METRO Plastic, damos-lhes poder, por um lado, para lidarem com os resíduos plásticos nas suas próprias operações. Por outro lado, unimos forças com eles, fornecedores selecionados, e o Plastic Bank para manter anualmente cerca de 1,3 milhões de quilos de resíduos plásticos fora dos oceanos, apoiando ao mesmo tempo as comunidades costeiras vulneráveis", refere Andrea Euen-heim, membro do Conselho de Administração da METRO AG responsável pela sustentabilidade. "Estamos orgulhosos de ser o primeiro grossista do mundo a trabalhar com o Plastik BankJuntamente com os nossos clientes e fornecedores, criaremos um impacto sustentável nos países METRO, em comunidades vulneráveis, para o nosso planeta e para as gerações vindouras, contribuindo para os objetivos da Agenda 2030 da ONU".

Fundado em 2013 pelo CEO David Katz, o Plastic Bank está a revolucionar os sistemas de reciclagem do mundo, de forma a criar uma economia regenerativa, inclusiva, e circular do plástico. A empresa social constrói ecossistemas éticos de reciclagem nas comunidades costeiras e reprocessa os materiais para a sua reintrodução na cadeia de produção global. Os coletores no ecossistema do Plastic Bank recebem um prémio pelos materiais que recolhem para os ajudar a satisfazer as necessidades básicas das famílias, tais como mercearias, propinas escolares e seguros de saúde. O material recolhido renasce como Social Plastic® sendo reintegrado em produtos e embalagens. Este processo cria uma cadeia de fornecimento em circuito fechado, ao mesmo tempo que ajuda aqueles que o recolhem.

Em conformidade com o 17º objetivo de sustentabilidade da Agenda 2030, Partnerships for the Goals, a Iniciativa METRO Plastic reúne empresas de bens de consumo que já estão concentradas na redução da sua pegada plástica. Todos os fornecedores que participam na Iniciativa do Plástico da METRO, participam ativamente nas estratégias de redução da pegada plástica. Estes concentram-se principalmente nos três "Rs" da economia circular: reduzir, reutilizar, reciclar. Em colaboração com o Plastic Bank, a iniciativa está a considerar, em conjunto, um pilar adicional, um quarto "R" - recuperar. A recuperação visa reintroduzir o plástico descartado e ambientalmente nocivo em circuitos fechados, recolhendo os resíduos plásticos antes destes chegarem aos oceanos e reprocessando-os para posterior utilização). Relativamente à poluição dos oceanos pelo plástico, este pilar revela-se muito importante.

Ao adquirir produtos de campanha, a METRO, os seus clientes e os fornecedores participantes apoiam o trabalho do Plastic Bank. Estes últimos incluem a Bolton, PepsiCo, Reckitt Health e Reckitt Hygiene & Home, SC Johnson, Unilever Retail e Unilever Professional by Diversey, GSK, Nestle Professional, P&G, Essity, Fromagerie Bel, Henkel Laundry Care e Henkel Beauty Care, Coca-Cola Europacific Partners, Coca-Cola HBC e Danone. A METRO está também a contribuir ativamente para a campanha com a sua própria linha de marcas.

Na METRO, a equipa Técnica de Embalagem de Marca Própria tem vindo a trabalhar numa ambiciosa estratégia de 3R juntamente com 17 países METRO desde 2014. Para este fim, materiais críticos como PVC e EPS devem ser eliminados até 2023, e as embalagens em papel devem provir de silvicultura sustentável certificada. As embalagens de plástico desnecessárias e problemáticas são eliminadas, as partículas de tinta preta são substituídas, os materiais são trocados, os contentores são redesenhados e o conteúdo de plástico reciclado é implementado. Em 2018, a METRO mostrou-se empenhada na Nova Economia de Plástico da Fundação Ellen MacArthur com um objetivo intermédio de poupar mais 300 toneladas de embalagens de plástico até 2023. No final do ano fiscal 2019/20, o objetivo já tinha sido ultrapassado com um total de 491 toneladas, quase meio milhão de quilos, de embalagens plásticas poupadas.

O progresso da campanha conjunta será acompanhado online, utilizando a plataforma blockchain Plastic Bank’s Alchemy™ para a maior transparência possível. No Outono de 2021, o site parceiro relatará o impacto da campanha conjunta de clientes, fornecedores METRO e Plastic Bank através do site do Plastic Bank. O impacto do trabalho do Plastic Bank no terreno pode ser seguido aqui.

SEJA CLIENTE
AINDA NÃO É CLIENTE MAKRO?
Saiba mais sobre o registo feito de forma fácil e rápida através do nosso website para poder usufruir do nosso serviço de consultoria de apoio ao seu negócio!
Saber Mais
Folhetos
Conheça as nossas promoções
Aqui terá acesso aos nossos folhetos com promoções!
Consultar Folhetos