Makro celebra Dia da Gastronomia Sustentável e lança Catálogo Restaurante Sustentável

18 de junho de 2021

A Makro Portugal assinala o Dia da Gastronomia Sustentável, celebrado globalmente a 18 de junho, com o lançamento do Catálogo Restaurante Sustentável, reforçando a importância da sustentabilidade e da adoção de comportamentos socialmente responsáveis, de forma a garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que são introduzidas soluções ecológicas de desenvolvimento sustentável, sobretudo no que diz respeito à gastronomia.

Preservar recursos e contribuir para sistemas alimentares regenerativos é cada vez mais importante, sendoe um dos pilares que a makro valoriza. Este catálogo compila todo o trabalho praticado pela makro, nesta área, desde produtos orgânicos, proteínas alternativas, diminuição de embalagens de plástico, produtos biodegradáveis e compostáveis, pescado sustentável e redução do desperdício, colocando à disposição dos seus clientes, sobretudo os do setor Horeca uma oferta que permite que eles próprios possam também optar por soluções sustentáveis nos seus negócios.

São várias as campanhas e iniciativas às quais a Makro Portugal se associa, de forma a promover um consumo responsável e sustentável. A grossista foi uma das primeiras a disponibilizar no seu sortido produtos sustentáveis, amigos do ambiente, colocando à disposição dos seus clientes, sobretudo os do setor Horeca uma oferta que permite que eles próprios possam também optar por soluções sustentáveis nos seus negócios. A gama Eco Friendly é exemplo disso mesmo.

A escolha de trabalhar com produtores que têm uma visão semelhante tem sido uma aposta da grossista. Esta realidade é transversal a todas as categorias disponibilizadas pela empresa nas suas lojas, como é o caso do peixe fresco ou da sua gama de carnes nacionais.

Por outro lado, a grossista lançou também muito recentemente a campanha “Mais Rentabilidade”, desenvolvida em parceria com o Chef Paulo Pinto e o gastroconsultor José Lino, com o objetivo de ajudar os negócios do setor Horeca a economizar e evitar o desperdício, tendo sido acompanhada pelo lançamento de um catálogo exclusivo makro – “Mais Rentabilidade para o seu negócio”, onde são destacadas algumas dicas de utilização, confeção e rentabilização das proteínas. Ainda sobre a questão da rentabilidade, a makro desenvolve formações e webinars, em parceria com a AHRESP, sobre o tema, especialmente dedicadas ao setor da hotelaria e restauração.

“A nossa oferta sustentável, as nossas campanhas de apoio ao setor e tudo o que pensamos para apoiar a revitalização do canal Horeca, tem sempre o cunho da sustentabilidade agregado. A redução do desperdício alimentar é um passo fundamental para a sustentabilidade do negócio dos nossos clientes. É para nós um desafio e um objetivo podermos trabalhar para esta meta em conjunto, apoiando-os com dicas e conselhos. Viver a paixão pela gastronomia portuguesa, levando ao mundo a sua diversidade é também promover uma gastronomia sustentável e que tem inerente todas estas questões”, adianta Filipa Herédia, Communication & Engagement Manager makro Portugal.

A Makro Portugal é também uma das promotoras do Movimento “A vida não é para levar. É para comer aqui” que pretende apelar à sociedade para a importância da recuperação e sustentabilidade da gastronomia e como tal do setor da restauração.

Por outro lado, são várias as iniciativas de responsabilidade social às quais a makro Portugal se associa. Destaca-se o apoio ao Exército Português com a oferta de produtos de necessidade básica, bem como equipamentos, como máquinas de café ou micro-ondas: a doação de produtos para a Refood (entidade da qual a empresa já é parceira há algum tempo), tendo desafiado os seus colaboradores a confecionar refeições e a distribui-las pelos sem abrigo.

Resumidamente, a makro assume como responsabilidade o apoio aos negócios de hotelaria e restauração, nomedamente a Chefs, sempre no sentido de lhes facultar todos os meios possíveis para conseguirem apresentar nos seus espaços e aos seus próprios clientes, todas as condições e opções que também os posicionem como negócios sustentáveis e ímpares no setor onde se movimentam.

Para consultar o Catálogo clique aqui.

SEJA CLIENTE
AINDA NÃO É CLIENTE MAKRO?
Saiba mais sobre o registo feito de forma fácil e rápida através do nosso website para poder usufruir do nosso serviço de consultoria de apoio ao seu negócio!
Saber Mais
Folhetos
Conheça as nossas promoções
Aqui terá acesso aos nossos folhetos com promoções!
Consultar Folhetos