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Perguntas Frequentes

Como ser Cliente Makro?

Siga estes passos simples

Gestores Comerciais

Qual é a função de um gestor comercial?

Desenvolver e gerir as vendas aos clientes de uma forma proveitosa para ambas partes, ou seja, ajudando o cliente a tornar o seu negócio mais rentável, quer ao nível do valor da sua cesta de compras, quer oferecendo-lhe as melhores soluções.

Como me pode ajudar um gestor comercial? Quais as vantagens dos serviços prestados?

Sempre que o cliente queira e solicite ser assessorado terá acesso ao aconselhamento de um profissional, que poderá:

  1. Comunicar-lhe que gama de produtos e promoções da Makro se adequam melhor ao seu tipo de negócio.
  2. Assessorar-lhe sobre novos produtos, tendências, tabelas de preços, etc.
  3. Disponibilizar-lhe uma oferta e promoções exclusivas enquanto cliente especial.

Que disponibilidade e flexibilidade têm os gestores de clientes?


HORÁRIO
De Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00.
Todos os gestores de clientes têm telefones móveis, o que permite ampliar o seu horário de atendimento.



Oportunidades Únicas

O que são as “Oportunidades Únicas”?

São promoções de artigos muito atractivas a um preço imbatível. O melhor preço em produtos das melhores marcas.

Qual é a sua duração?

Estas promoções estão concebidas para uma duração quinzenal, podendo durar até um mês, se existir stock na loja, ou até ao fim do stock.

Que tipo de artigos se oferecem?

Principalmente artigos novos ou de linhas já descontinuadas na Makro, na sua maioria da área não alimentar (têxtil, aparelhos electrónicos, etc.).

Existe a possibilidade de encontrar mais unidades caso termine a promoção?

Uma vez finalizada a promoção já não é possível conseguir-se mais unidades.

Existem saldos ou liquidação destes artigos?

Não existem descontos adicionais nem liquidação destes artigos.

Existe a possibilidade de devolução?

Na área de oportunidades únicas aplica-se o mesmo critério que nos restantes artigos das nossas lojas: devolução até 14 dias de prova, com a apresentação da embalagem original + factura.

Qual é a política de garantias em relação aos produtos de Oportunidades Únicas?

A Makro assume as garantias dos electrodomésticos através das secções correspondentes no armazém.
Nos restantes artigos (como bicicletas ou outros aparelhos eléctricos), a Makro lida directamente com os fornecedores, comprometendo-se estes a reparar ou substituir a mercadoria danificada por uma nova.
Em relação aos prazos de garantia, etc. costumam ser os que o próprio fabricante oferece.
Em caso de problemas, o cliente deve dirigir-se directamente ao fornecedor/fabricante.


Produtos Frescos

Quais são as condições de frescura dos produtos perecíveis?

CARNES
Bovino


Cor: para cada categoria de animais, desde o rosa ao vermelho claro em novilhos e bezerros até ao vermelho em vitelas e vaca.
Aspecto e quantidade de gordura variável em função da peça: consulte o responsável da secção de Talho da sua loja Makro.
As peças embaladas em vácuo apresentam uma cor escura devido à ausência de oxigénio durante o seu embalamento, recuperando a sua cor inicial cerca de uma hora depois de aberta a embalagem.

Porco
Tonalidade avermelhada com zonas brancas em função da presença de gordura.

Ovino
Cor variável, desde o branco rosado até ao rosa claro. Coberto por gordura de cor branca, dura e carne firme. Textura suave e ligeiramente húmida.

Coelho
Firme e fresca, com superfície de cor rosada e com gordura e cor interna branca rosada.

Frango
Túrgida, sem matéria ou cheiro estranho, cor rosada e uniforme (ausência de manchas). Cor da pele variável, desde o branco até ao amarelo, dependendo da alimentação das aves.

PEIXES E MOLUSCOS BIVALVES
Cor intensa e mucosidade transparente sobre a pele. Olhos convexos, transparentes e brilhantes. Guelras de cor vermelha brilhante, com lamelas separadas. Consistência firme e elástica.
Moluscos bivalves vivos.
Correctamente identificados.

FRUTAS E VERDURAS

Condições adequadas de frescura, aspecto saudável, sem defeitos nem restos de sujidade, de cortes, terra ou podridão.
Correctamente identificadas.

Transporte sempre de forma adequada os produtos até ao seu estabelecimento. Para tal, a Makro disponibiliza-lhe contentores isotérmicos e o nosso serviço gratuito de fornecimento de acumuladores de frio.

Para além disso, poderá consultar as fichas técnicas de todos os produtos frescos em cada uma das secções de Perecíveis das nossa lojas.

A Makro garante as condições de frescura de todos os seus produtos através de uma cuidada seleção de fornecedores e assegura a gestão de mercadorias através do sistema de rotação de stocks FIFO (First In First Out: o primeiro a entrar é o primeiro a sair), a manutenção da cadeia de frio, boas práticas de manipulação e uma adequada implementação do sistema HACCP em todos os nossos armazéns.

Quais os controles que a Makro faz para garantir a qualidade dos seus produtos?

  • Qualidade concertada com todos os nossos fornecedores.
  • Certificações de qualidade dos nossos fornecedores.
  • Auditorias de qualidade nas instalações dos nossos fornecedores.
  • Implementação do sistema HACCP em todos os nossos armazéns.
  • Análise dos nossos produtos em laboratórios independentes.

O que é o HACCP?

HACCP significa Hazard Analysis and Critical Control Points, ou, em português, Análise de Perigos e Pontos de Controlo Crítico. A sua implementação em qualquer estabelecimento de alimentação é obrigatória, ajudando a alcançar um nível mais elevado de segurança alimentar.

Como posso conhecer a origem dos produtos?

Consultando a etiqueta da embalagem ou as tabelas informativas de cada produto:

  • Carne de bovino: país de nascimento, engorda, abate e desmonte.
  • Peixe, de acordo com o método de produção:
    • Pesca extrativa: zona de captura FAO.
    • Aquacultura e peixes de água doce: país de origem.
  • Frutas: na tabela informativa indica-se o país de origem.
  • Charcutaria, lácteos e alimentação seca: indica-se o registo sanitário do fabricante nos produtos em que é obrigatório. Nos produtos de origem animal encontra-se dentro de um ovalo.

Como devo transportar um produto perecível até ao meu estabelecimento?

Se não dispõe de veículo refrigerado, pode transportar a sua compra em caixas isotérmicas, onde deve introduzir acumuladores, para manter o produto à temperatura correta:
0-5ºC produtos refrigerados.
-18ºC produtos congelados.

À saída de todos os nossos armazéns encontrará um serviço gratuito de troca de acumuladores de frio, limpos e congelados.

Quais os produtos de limpeza que posso utilizar no meu estabelecimento?

Os produtos recolhidos nos apartados:

  1. Detergentes e produtos de limpeza de marca própria, onde pode aceder às fichas técnicas e de segurança.
  2. HACCP e soluções Makro, onde se pode consultar os produtos recomendados para os diversos tipos de estabelecimento (restauração, retalhista, talho e padaria-pastelaria) e elaborar o seu próprio plano de limpeza.

O que é e para que serve uma ficha técnica?

É um documento que descreve todas as características de um produto: físico -químicas, microbiológicas, organoléticas (reacção dos órgãos dos sentidos), composição, vida útil, etc. Permite ter perfeitamente definidos os produtos empregados no seu estabelecimento, formando parte dos seus planos HACCP: plano de limpeza, de controlo de fornecedores, etc.

Como posso conhecer a composição e as características nutricionais de um produto?

Através da sua etiqueta nutricional, presente em todos os nossos produtos de marca própria.

Que alimentos sem glúten podem ser comprados na Makro?

Os indicados nas listas actualizadas da APC (Associação Portuguesa de Celíacos). Aceda directamente à sua webpage aqui: www.celiacos.org.pt

O que é a rastreabilidade?

É a possibilidade de encontrar e seguir o rastro, através de todas as etapas de produção, transformação e distribuição de um alimento.

Não encontro a informação que necessito. Que posso fazer?

Faça click em Contacto, na nossa página web, explique-nos o seu motivo, e entraremos em contacto consigo.