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Nutrição e Dietética: informação nutricional

A importância de uma alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada tem de ser suficiente, completa, adequada e a mais variada possível. As calorias devem ser ajustadas ao consumo energético do indivíduo. A actividade física, uma dieta adequada e hábitos de vida saudáveis repercutem-se positivamente na saúde e no bem-estar.


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Em Portugal, o Ministério da Saúde elaborou a Plataforma contra a Obesidade, dentro do Programa nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Esta campanha com fins educativos tem como principais objectivos melhorar os hábitos alimentares e impulsionar a prática regular de actividade física de todos os cidadãos

Para conseguir uma alimentação equilibrada é necessário ingerir todas as classes de nutrientes em quantidades adequadas:

  • Hidratos de carbono: são fonte de energia.
  • Lípidos: são fonte de energia “concentrada” e um veículo de vitaminas lipossolúveis.
  • Proteínas: são a base estrutural do organismo.
  • Vitaminas e sais minerais: indispensáveis ao funcionamento do organismo. Entre elas, o sal que, em quantidades elevadas, favorece o aparecimento de doenças como a hipertensão.
  • Fibras: favorecem o trânsito intestinal, prevenindo o aparecimento de determinadas doenças.

Com o objectivo de ajudar os nossos clientes a fazer escolhas corretas de alimentos e a conseguir uma dieta mais variada e equilibrada, a Makro decidiu informá-los sobre a composição nutricional de todos os seus produtos de marca própria através do rótulo nutricional, baseado na norma vigente e nas recomendações da CIAA (Confederação de Indústrias Agro Alimentares da UE):

  •     Nutrientes por 100g/ml de produto.
  •     Nutrientes por dose de produto.
  •     Percentagem de cada nutriente de acordo com os Valores Diários de Referência (VDR).

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 O que são os VDR ou GDA?

São os Valores Diários de Referência (em inglês GDA: Guideline Daily Amounts) ou seja, os valores diários de consumo de energia e de nutrientes recomendados para que a maioria da população adopte estilos de vida saudável.

As necessidades individuais de nutrientes podem ser maiores ou menores, dependendo do sexo, da idade, do nível de actividade física e de outros fatores.

Os valores escolhidos como referência são os correspondentes a uma mulher adulta:

NUTRIENTES Valores Diários de Referência (VDR)
Energia 8400 Kj/ 2000 kcal
Lipidos totais 70 g
Ácidos gordos saturados  20 g
Hidratos de carbono  260 g 
Açúcares
90 g 
Proteínas  50 g 
Sal  6 g