Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Verduras

legumes

Alcachofras à andalusa

A alcachofra é considerada um verdadeiro manjar na bacia do Mediterrâneo desde há mais de 2.500 anos. Originária do Norte de África, esta planta da família dos cardos fazia parte da dieta dos gregos. Estes deram-lhe o nome Cynara e conta a lenda que Zeus seduziu uma moça da ilha de Zinari à que acabou convertendo numa alcachofra por não acatar as suas ordens.

História da alcachofra

A primeira referência escrita à alcachofra data do século IV a.C., quando o filósofo e naturalista Teofrasto descreveu como se cultivava este vegetal em Itália.

Possibilidades da alcachofra

Dentro da diversidade de verduras que temos, a alcachofra possui uma personalidade própria. Não deixa ninguém indiferente, é versátil nas suas diferentes combinações com outros alimentos, como prato principal ou como guarnição, contribuindo com um toque distinto no prato.
Desde o ponto de vista nutricional, é fonte de minerais e vitamina B, é digestiva e diurética.
Não contém gorduras é rica em fibra.

Composição

Contém um composto chamado cinarina, que dependendo da pessoa poderá ser notado como um sabor metálico ou doce, o qual faz que seja um alimento complexo no que diz respeito a combinar com outros. Também há que ter em conta que dependendo de como se elabore pode apresentar um sabor ligeiramente amargo.

Receitas de verduras

Alcachofras
Espargos
Cogumelos
Alcachofras com ovos de codorniz, tempura de espargos, arroz com cogumelos... Descubra todas as nossas receitas de verduras

Aceda às receitas de verduras