Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

Lulas grelhadas com tinta e com "piperrada" (fritada de pimentos)

lulas grelhadas

Para fazer lulas grelhadas com tinta e piperrada, o primeiro passo é fazer o molho desta saborosa receita de peixe gourmet. Para isso, cortam-se as cebolas em juliana, os pimentos verdes também em juliana e os tomates em bocados. Põe-se uma caçarola ao lume com azeite e quando estiver quente refoga-se a cebola e o pimento. 

Assim que estiverem quentes baixa-se o lume e deixam-se caramelizar. Quando chegar esse momento, separa-se aproximadamente a metade da cebola e do pimento, temperam-se de sal e reservam-se quentes. Esta será a piperrada (fritada de pimentos).
 
De seguida junta-se o tomate no tacho e continua-se a refogar tudo. Na altura em que o tomate esteja desfeito adiciona-se o vinho branco e deixa-se evaporar o álcool. Para terminar o refogado só falta adicionar-lhe tinta e um pouco de água. Deixa-se ferver e depois tritura-se com uma batedeira até se conseguir como resultado um molho fino e brilhante.
 
Estando pronto o molho só falta fazer as lulas. Para limpá-las tira-se a parte dura do seu interior bem como as vísceras, com cuidado para não se romper a pele ou a carne da lula. Se for necessário podem-se passar por pouca água.
 
Assam-se num grelhador de chapa ou numa frigideira humedecida com azeite. Deixam-se alourar bem por todos os lados. Antes de as retirar de lume põe-se por cima uma pitada de alho picado, outra de sal e estão prontas. Colocam-se duas lágrimas de tinta a cada lado do prato, uma boa colherada de “piperrada” no meio das mesmas e do prato e por cima as lulas… Um toque de salsa picada e já estão prontas as nossas lulas grelhadas com tinta e com piperrada!